Sumários

Exercício escrito

29 Abril 2024, 11:00 Pedro Lapa


Exercício escrito sobre os tópicos principais do programa lecionados na segunda parte do semestre.

Robert Rauschenberg e Jasper Johns

24 Abril 2024, 11:00 Pedro Lapa


Rauschenberg: a transformação da pintura enquanto análogo do campo visual em superfície de inscrição de informação. A interpretação de Leo Steinberg.
Jasper Johns, a pintura como assunto: uma unidade de meio e sentido, do visível e do conhecido. 

Bibliografia: 
Rosalind Krauss, "1953" in Art Since 1900, Hal Foster et al..Londres: Thames & Hudson, 2016 
Leo Steinberg, "The Flatbed Picture Plane" in Art in Theory 1900-2000. Londres: Blackwell, 2010 
Hal Foster, "1958" in Art Since 1900. Londres: Thames & Hudson, 2016 

Robert Rauschenberg: Os Combines, uma nova conceção do espaço

22 Abril 2024, 11:00 Pedro Lapa


O desenvolvimento dos combines e a hibridação da pintura e da escultura. A dominante indexativa dos signos. A prevalência da reprodução mecânica sobre o gesto e o lugar deste. A pintura a silkscreen e a heterogeneidade da informação. A cultura mediática e a ausência de perspetiva intencional. A transformação da pintura como um análogo do campo visual numa superfície de inscrição de informação. 


Bibliografia: 
Rosalind Krauss, "1953" in Art Since 1900, Hal Foster et al.Londres: Thames & Hudson, 2016 
Leo Steinberg, "The Flatbed Picture Plane" in Art in Theory 1900-2000. Londres: Blackwell, 2010 
H. H. Arnason, Elizabeth C. Mansfield,“Signs of the Times: Assemblage and Pop Art in the United States”, in History of Modern Art ,7ª ed.460-466. New Jersey: Pearson, 2013

A pintura Color Field de Mark Rothko e de Barnett Newman. Os primeiros trabalhos de Rauschenberg

17 Abril 2024, 11:00 Pedro Lapa


  A definição de campo de cor. A cor como construção de espaço. A noção de origem na pintura de Barnett Newman. A superfície homogénea e saturada e a indefinição da extensão. O aqui e agora como situação do sublime. O papel do zip na escanção da superfície.

Bibliografia:
Yve-Alain Bois, "1947b" in Art Since 1900, Hal Foster et al., 404-410. Londres: Thames & Hudson, 2016
H. H. Arnason, Elizabeth C. Mansfield,“Abstract Expressionism and New American Sculpture”, 377-390; “Complex Simplicities: The Emergence of Color Field Painting”, 392-400 in  History of Modern Art ,7ª ed. New Jersey: Pearson, 2013

Nova Iorque novo centro no panorama da arte moderna. O Expressionismo Abstrato.

15 Abril 2024, 11:00 Pedro Lapa


A emigração dos intelectuais e artistas europeus para Nova Iorque. A criação dos grandes museus e coleções de arte moderna. A emergência do Expressionismo Abstrato. A pintura de Jackson Pollock entre o autográfico e o acaso. O primado da superfície e da homogeneidade, o all over. O pólo autográfico na pintura de Willem de Kooning, Robert Motherwell e Franz Kline.

 
Bibliografia: 
H. H. Arnason, Elizabeth C. Mansfield, “Abstract Expressionism and New American Sculpture”, History of Modern Art ,7ª ed. New Jersey: Pearson, 2013, pp. 377-390 
Yve-Alain Bois “1947b” in Art Since 1900, 3ª ed. Londres: Thames & Hudson, 2016, pp. 404-410 
Rosalind Krauss “1949” in Art Since 1900, 3ª ed. Londres: Thames & Hudson, 2016, pp. 411-415