Sumários

Picasso e os períodos azul e rosa. A arte moderna e a arte de outras culturas.

7 Fevereiro 2024, 11:00 Pedro Lapa


Picasso: o período azul e o período rosa. O retrato de Gertrud Stein, a máscara e o seu valor plástico.
A relação da arte modernista com a arte de outras culturas. Os seus antecedentes e as afinidades. 

Bibliografia:
“1903”in Art since 1900, Hal Foster et al., 76-81 London: Thames & Hudson, 2016 
H. H. Arnason, Elizabeth C. Mansfield, "Cubism" in History of Modern Art ,7ª ed. 136-141 . New Jersey: Pearson, 2013


A pintura de Matisse

5 Fevereiro 2024, 11:00 Pedro Lapa


Os desenvolvimentos da pintura de Matisse entre 1908 e 1911.
O aumento da área de cor saturada e a qualidade da cor. A independência da linha e da cor.
A estimulação percetiva obtida através dos contrastes cromáticos e a anulação da hierarquia entre figura e fundo.
A revalorização do decorativo como integração e contraste dos elementos no todo.

Bibliografia:
H. H. Arnason, Elizabeth C. Mansfield, "Fauvisme" in History of Modern Art, 7ª ed., 90-100. New Jersey: Pearson, 2013
Yve-Alain Bois, "1910" in  Art Since 1900, 3ª ed., Hal Foster et al. ,112-117. Londres: Thames & Hudson, 2016

O Fauvismo em Paris. Matisse

31 Janeiro 2024, 11:00 Pedro Lapa


A herança do pós-impressionismo e a síntese das diferentes tendências. A cor não modelada e a sua disposição em áreas homogéneas. A exposição no Salon d'Automne de 1905 e a emergência do fauvismo. Matisse e a relação entre a quantidade e a qualidade da cor.

Bibliografia:
H. H. Arnason, Elizabeth C. Mansfield,"Fauvisme" in  History of Modern Art , 90-100, 7ª ed. New Jersey: Pearson, 2013
Yve-Alain Bois, “1906” in  Art Since 1900,  82-89, Hal Foster et al. 3ª ed. Londres: Thames & Hudson, 2016

As teorias da cor no século XIX e início do século XX. Os diferentes contrastes cromáticos.

29 Janeiro 2024, 11:00 Pedro Lapa


As teorias da cor no século XIX e as suas repercussões na pintura impressionista. A cor como pigmento e como luz. A mistura aditiva e subtrativa. Os contrastes complementares. A sistematização de Johannes Itten dos contrastes cromáticos.  

Bibliografia: 
David Bomford et al "Impressionist Use of Colour" in Art in the Making, Impressionism. London & New Haven: The National Gallery/Yale University Press, 1990.
Johannes Itten, L'Art de la Couleur. Édition abrégée. Paris: Dessain & Tolra, 1971 ou The Elements of Color. New York: Van Nostrand Reinhold Company, 1970

Apresentação. O que é o moderno?

24 Janeiro 2024, 11:00 Pedro Lapa


Apresentação do programa, fontes bibliográficas e métodos de avaliação.
O moderno, o modernismo e a modernidade. Análise destes conceitos e das suas relações na história da arte.

Bibliografia:
Lefebvre, Henry. "Modernity and Modernism" in Modernism and Modernity, 2ª ed., editado por Bemjamin Buchloh, Serge Guilbaut, David Solkin, 1-2. Halifax: The Press of Nova Scotia College of Art and Design, 2004 
Fer, Briony. "What is Modern?" in Modernity and Modernism. French Painting in the Nineteenth Century, 6-14. Editado por Francis Fascina et al. New Haven e Londres: Yale University Press, 1993