Sumários
O surrealismo
10 Abril 2024, 11:00 • Pedro Lapa
A emergência do Surrealismo em Paris: os Manifestos de 1924 e a Révolution Surréaliste. As teorizações de André Breton e a sua transposição para as artes visuais. O automatismo psíquico e a procura de uma linguagem próxima do inconsciente. O acaso objetivo e a sua relação com a diversidade das práticas surrealistas. A pintura de André Masson, Max Ernest, Joan Miró. As técnicas da frottage e sobrepintura. A permutabilidade entre signo visual e escrito em Miró. A fotografia de Man Ray: os rayogramas, as sobreposições, as solarizações. O estranho inquietante em René Magritte. O método paranoico-crítico de Dalí.
Mondrian e a abstração
8 Abril 2024, 11:00 • Pedro Lapa
A redefinição do cubismo e da grelha ortogonal como sistemas abstratizantes e bidimensionais. A relação primordial e a procura de uma pintura da visualidade pura. A destruição da dicotomia forma vs fundo e as suas diversas tentativas. A invenção do neoplasticismo. O retorno à noção de composição e de dissonância. A exclusão da prevalência do particular sobre o geral. A interrogação da dicotomia linha vs plano. A superação do fundo pela síntese da linha com o plano e da unidade forma-cor nas pinturas finais.
O dadaísmo em Zurique e Berlim. A fotomontagem.
3 Abril 2024, 11:00 • Pedro Lapa
O dadaísmo em Zurique e a rejeição da cultura racionalista ocidental. O ataque nihilista à arte. A crítica à autonomia do objeto artístico.
A emergência do Dadaísmo. Marcel Duchamp e o readymade.
1 Abril 2024, 11:00 • Pedro Lapa
O dadaísmo e a crítica à instituição autónoma da arte. Marcel Duchamp: primeiros desenvolvimentos da sua pintura em torno das vanguardas emergentes. A participação no movimento cubista e as suas divergências. A invenção de uma pintura diagramática. O readymade e o episódio de apresentação de Fountain na Exposição da American Society of Independent Artists, em 1917. As condições de existência e as implicações ontológicas, epistemológicas e institucionais do readymade.
Do construtivismo para o produtivismo na rússia revolucionária.
20 Março 2024, 11:00 • Pedro Lapa
Vladimir Tatlin e a emergência da construção. A "verdade dos materiais". Os contra-relevos de Tatlin. O Construtivismo e a noção de faktura. Os Prouns de El LIssitsky. Rodchenko e o primado da matéria sobre a concepção. A superação da pintura e da arte no quadro de uma arte utilitária. O produtivismo como fase avançada do construtivismo.