Sumários

O surrealismo

10 Abril 2024, 11:00 Pedro Lapa


A emergência do Surrealismo em Paris: os Manifestos de 1924 e a Révolution Surréaliste. As teorizações de André Breton e a sua transposição para as artes visuais. O automatismo psíquico e a procura de uma linguagem próxima do inconsciente. O acaso objetivo e a sua relação com a diversidade das práticas surrealistas. A pintura de André Masson, Max Ernest, Joan Miró. As técnicas da frottage e sobrepintura. A permutabilidade entre signo visual e escrito em Miró. A fotografia de Man Ray: os rayogramas, as sobreposições, as solarizações. O estranho inquietante em René Magritte. O método paranoico-crítico de Dalí. 

Bibliografia: 
Rosalind Krauss, "1924" in Art Since 1900. London: Thames & Hudson, 2016 H. H. Arnason, Elizabeth C. Mansfield, "Surrealism", History of Modern Art ,7ª ed. New Jersey: Pearson, 2013, pp. 297-337

Mondrian e a abstração

8 Abril 2024, 11:00 Pedro Lapa


A redefinição do cubismo e da grelha ortogonal como sistemas abstratizantes e bidimensionais. A relação primordial e a procura de uma pintura da visualidade pura. A destruição da dicotomia forma vs fundo e as suas diversas tentativas. A invenção do neoplasticismo. O retorno à noção de composição e de dissonância. A exclusão da prevalência do particular sobre o geral. A interrogação da dicotomia linha vs plano. A superação do fundo pela síntese da linha com o plano e da unidade forma-cor nas pinturas finais. 

Bibliografia: 
Yve-Alain Bois ,"1917" in Art Since 1900, 160-165. London: Thames & Hudson, 2016. 
Yve-Alain Bois, "1944" in Art Since 1900, 364-368. London: Thames & Hudson, 2016. 
H. H. Arnason, Elizabeth C. Mansfield, “Clarity, Certainty, and Order: De Stijl and the Pursuit of Geometric Abstraction”, History of Modern Art, 7ª ed., 262-274. New Jersey: Pearson, 2013.

O dadaísmo em Zurique e Berlim. A fotomontagem.

3 Abril 2024, 11:00 Pedro Lapa


O dadaísmo em Zurique e a rejeição da cultura racionalista ocidental. O ataque nihilista à arte. A crítica à autonomia do objeto artístico.

 O dadaísmo de Berlim. A radicalização política da vanguarda e a prática da fotomontagem como novo medium. 

Bibliografia: 
Hal Foster et al,"1920", Art Since 1900. London: Thames and Hudson, 2016 
H. H. Arnason, Elizabeth C. Mansfield,“Art is Dead: Dada in Germany”, History of Modern Art ,7ª ed. New Jersey: Pearson, 2013

A emergência do Dadaísmo. Marcel Duchamp e o readymade.

1 Abril 2024, 11:00 Pedro Lapa


O dadaísmo e a crítica à instituição autónoma da arte. Marcel Duchamp: primeiros desenvolvimentos da sua pintura em torno das vanguardas emergentes. A participação no movimento cubista e as suas divergências. A invenção de uma pintura diagramática. O readymade e o episódio de apresentação de Fountain na Exposição da American Society of Independent Artists, em 1917. As condições de existência e as implicações ontológicas, epistemológicas e institucionais do readymade. 


Bibliografia: 
Hal Foster et al. "1914", in Art since 1900. London: Thames & Hudson, 2016 
H. H. Arnason, Elizabeth C. Mansfield,“The World Turned Upside Down: The Birth of Dada”, History of Modern Art ,7ª ed. New Jersey: Pearson, 2013: 224- 227 
Francis Naumann, “Fountain” in The Recurrent Haunting Ghost: Essays on the Art, Life, Legacy of Marcel Duchamp. New York: Readymade Press, 2012: 70-81

Do construtivismo para o produtivismo na rússia revolucionária.

20 Março 2024, 11:00 Pedro Lapa


Vladimir Tatlin e a emergência da construção. A "verdade dos materiais". Os contra-relevos de Tatlin. O Construtivismo e a noção de faktura. Os Prouns de El LIssitsky. Rodchenko e o primado da matéria sobre a concepção. A superação da pintura e da arte no quadro de uma arte utilitária. O produtivismo como fase avançada do construtivismo.


Bibliografia: 
H. H. Arnason, Elizabeth C. Mansfield, “A World Ready for Change: The Avant-Garde in Russia” II, History of Modern Art ,7ª ed. New Jersey: Pearson, 2013: 204-207 
Hal Foster et al., "1921b" in Art Since 1900. London: Thames & Hudson, 2016: 198-203