Sumários

Sistematização do cubismo sintético. A emergência do futurismo.

28 Fevereiro 2024, 11:00 Pedro Lapa


Sistematização dos principais aspetos da colagem e do cubismo sintético de Picasso e Braque
A arbitrariedade do signo e sua oposição à verosimilhança do ícone. A significação enquanto sistema de diferenças. A colagem como uma nova linguagem visual. As suas consequências na alteração do entendimento da pintura enquanto representação. 
O Futurismo. A valorização da tecnologia e da velocidade. A condenação do passado. A relação entre a cultura erudita e a cultura de massas. 

Bibliografia:
H. H. Arnason, Elizabeth C. Mansfield, "Cubism" in History of Modern Art ,7ª ed. 136-144 . New Jersey: Pearson, 2013
Rosalind Krauss, "1913" in  Art Since 1900, Hal Foster et al, 3ª ed.. London: Thames & Hudson, 2016.
Hal Foster et al., "1909" in   Art Since 1900. London: Thames & Hudson, 2016

A colagem e a revolução semiótica do cubismo sintético

26 Fevereiro 2024, 11:00 Pedro Lapa


Alguns conceitos da semiótica de C. S. Pierce e de F. Saussure. O signo e a sua relação com o referente: três tipologias de signos.
Análise da colagem em Picasso. A revolução semiótica do cubismo sintético. A opacidade do signo e sua oposição à verosimilhança do ícone. A significação enquanto sistema de diferenças entre vários signos. A colagem como uma nova linguagem visual. As suas consequências no entendimento da pintura enquanto representação. 

Bibliografia:
Anne d'Alleva, "Semiotics" in Methods & Theories of Art History, 2ª ed. London: Laurence King Publishing, 2012
H. H. Arnason, Elizabeth C. Mansfield, "Cubism" in History of Modern Art ,7ª ed. 136-144 . New Jersey: Pearson, 2013
Rosalind Krauss, "1912" in  Art Since 1900, Hal Foster et al, 3ª ed.. London: Thames & Hudson, 2016.

O cubismo analítico e as suas características.

21 Fevereiro 2024, 11:00 Pedro Lapa


O cubismo analítico: a grisaille, a fragmentação e a grelha como processos da conquista do espaço bidimensional da pintura.  A tese de Kanweiller sobre o cubismo analítico. Cubismo e semiótica. 

Bibliografia:
H. H. Arnason, Elizabeth C. Mansfield, "Cubism" in History of Modern Art ,7ª ed. 136-144 . New Jersey: Pearson, 2013
Rosalind Krauss "1911",  Art since 1900. Hal Foster et al. 118-123. London: Thames & Hudson, 2016
Anne d'Alleva, "Semiotics" in Methods & Theories of Art History, 2ª ed.. London: Laurence King Publishing, 2012

O espaço perspético e a sua destruição. A emergência do cubismo analítico.

19 Fevereiro 2024, 11:00 Pedro Lapa


Revisão sobre o nascimento do espaço perspético renascentista e a sua destruição pela arte moderna dos séculos XIX e início de XX.
O cubismo analítico: a fragmentação e a grelha como processos da conquista do espaço bidimensional da pintura. 

Bibliografia: 
H. H. Arnason, Elizabeth C. Mansfield, "Cubism" in History of Modern Art ,7ª ed. 136-144 . New Jersey: Pearson, 2013 Rosalind Krauss "1911", Art since 1900. Hal Foster et al. 118-123. London: Thames & Hudson, 2016 

As Demoiselles d'Avignon de Picasso. O cubismo cezanneano de Braque e Picasso.

14 Fevereiro 2024, 11:00 Pedro Lapa


As Demoiselles d'Avignon uma pintura de viragem e o anúncio do cubismo. 

A revisão da solidez da forma e da multiplicação de pontos de vista na pintura de Cézanne. A redução da paleta e a ocupação do espaço da superfície pictórica.

Bibliografia: 
"1907","1911" in Art since 1900, Hal Foster et al., 90-96. London: Thames & Hudson, 2016 
H. H. Arnason, Elizabeth C. Mansfield, "Cubism" in History of Modern Art ,7ª ed. 136-144 . New Jersey: Pearson, 2013