Sumários

Exercício escrito

18 Março 2024, 11:00 Pedro Lapa


Exercício escrito sobre os principais tópicos lecionados

Brancusi e a síntese da escultura moderna

13 Março 2024, 11:00 Pedro Lapa


Brancusi e a tradição rodineana. Revisão de alguns aspetos característicos da escultura oitocentista. A talha direta na pedra e na madeira. O primado da síntese. A relação com a escultura de outras culturas e o valor escultórico do plinto. A dialética entre a produção artesanal e a industrial na escultura de Brancusi. 


Bibliografia: 
Rosalind Krauss, "1927b" in Art since 1900. Londres: Thames & Hudson, 2016 
H. H. Arnason, Elizabeth C. Mansfield, “Forms of the Essential: Constantin Brancusi", History of Modern Art ,7ª ed. New Jersey: Pearson, 2013: 106-110

A Abstração. O Suprematismo de Malevitch

11 Março 2024, 11:00 Pedro Lapa


As primeiras vanguardas na Rússia, no século xx. A pintura neoprimitivista de Malevitch. A influência do futurismo e a fase cubofuturista. O alogismo como leitura particular do cubismo sintético. 
A invenção do Suprematismo: a exposição 0.10 de 1915, em Petrogrado e o quadrado preto como o "grau zero" da pintura. A intuição geométrica da pintura suprematista e a cor não composicional. O branco como espacialidade pura e infinita da pintura. 

Bibliografia: 
Hal Foster et al., "1915" in Art Since 1900. London: Thames & Hudson, 2016: 142-146
H. H. Arnason, Elizabeth C. Mansfield, “A World Ready for Change: The Avant-Garde in Russia” I, History of Modern Art ,7ª ed. New Jersey: Pearson, 2013: 198-204 

Kandinsky e a abstração. O Der Blaue Reitter.

6 Março 2024, 11:00 Pedro Lapa


A herança simbolista em Kandinsky. A relação entre as vanguardas e a arte folclórica. A descoberta da abstração. O movimento expressionista de Munique "Der Blaue Reitter". O papel da "necessidade interior" como fundamento da expressão artística. O valor da expressão espontânea e a construção de uma gramática de formas. A empatia e a abstração. 


Bibliografia: 
H. H. Arnason, Elizabeth C. Mansfield, “The Spiritual Dimension: Der Blaue Reitter”, History of Modern Art ,7ª ed. New Jersey: Pearson, 2013:121-130 
Hal Foster et al., "1908" in Art Since 1900. London: Thames & Hudson, 2016.

O Futurismo. O Simultaneísmo.

4 Março 2024, 11:00 Pedro Lapa


O Futurismo e a construção das estratégias características das vanguardas: o choque, a propaganda e a radicalização da diferença. A valorização da tecnologia, da velocidade, da cinestesia e da sinestesia. A assimilação parcial do cubismo e a relação com as novas tecnologias da imagem. 

O Simultaneísmo /Orfismo. Robert Delaunay e a dissolução da pintura na visualidade pura. 


Bibliografia: 
Hal Foster et al., "1909" in Art Since 1900. London: Thames & Hudson, 2016 
H. H. Arnason, Elizabeth C. Mansfield, "Running on Shrapnel: Futurism in Italy” in History of Modern Art ,7ª ed. New Jersey: Pearson, 2013“, 189-196
Virginia Spate, "Orfismo" in Nikos Stangos (ed. ), Conceitos de Arte Moderna. São Paulo: Zahar, 1991 
H. H. Arnason, Elizabeth C. Mansfield, “Cubism - Other Agendas: Orphism and Other Experimental Art in Paris, 1910-1914”, History of Modern Art ,7ª ed. New Jersey: Pearson, 2013, 163-166 
Hal Foster et al, "1913" Art Since 1900, 3ª ed. Londres: Thames & Hudson, 2016