Sumários
29 Abril 2024, 11:00
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Pedro Lapa
Exercício escrito sobre os tópicos principais do programa lecionados na segunda parte do semestre.
24 Abril 2024, 11:00
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Pedro Lapa
Rauschenberg: a transformação da pintura enquanto análogo do campo visual em superfície de inscrição de informação. A interpretação de Leo Steinberg.
Jasper Johns, a pintura como assunto: uma unidade de meio e sentido, do visível e do conhecido.
Bibliografia:
Rosalind Krauss, "1953" in Art Since 1900, Hal Foster et al..Londres: Thames & Hudson, 2016
Leo Steinberg, "The Flatbed Picture Plane" in Art in Theory 1900-2000. Londres: Blackwell, 2010
Hal Foster, "1958" in Art Since 1900. Londres: Thames & Hudson, 2016
22 Abril 2024, 11:00
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Pedro Lapa
O desenvolvimento dos combines e a hibridação da pintura e da escultura. A dominante indexativa dos signos. A prevalência da reprodução mecânica sobre o gesto e o lugar deste. A pintura a silkscreen e a heterogeneidade da informação. A cultura mediática e a ausência de perspetiva intencional. A transformação da pintura como um análogo do campo visual numa superfície de inscrição de informação.
Bibliografia:
Rosalind Krauss, "1953" in Art Since 1900, Hal Foster et al.Londres: Thames & Hudson, 2016
Leo Steinberg, "The Flatbed Picture Plane" in Art in Theory 1900-2000. Londres: Blackwell, 2010
H. H. Arnason, Elizabeth C. Mansfield,“Signs of the Times: Assemblage and Pop Art in the United States”, in History of Modern Art ,7ª ed.460-466. New Jersey: Pearson, 2013
17 Abril 2024, 11:00
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Pedro Lapa
A definição de campo de cor. A cor como construção de espaço. A noção de origem na pintura de Barnett Newman. A superfície homogénea e saturada e a indefinição da extensão. O aqui e agora como situação do sublime. O papel do zip na escanção da superfície.
Bibliografia:
Yve-Alain Bois, "1947b" in Art Since 1900, Hal Foster et al., 404-410. Londres: Thames & Hudson, 2016
H. H. Arnason, Elizabeth C. Mansfield,“Abstract Expressionism and New American Sculpture”, 377-390; “Complex Simplicities: The Emergence of Color Field Painting”, 392-400 in History of Modern Art ,7ª ed. New Jersey: Pearson, 2013
15 Abril 2024, 11:00
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Pedro Lapa
A emigração dos intelectuais e artistas europeus para Nova Iorque. A criação dos grandes museus e coleções de arte moderna. A emergência do Expressionismo Abstrato. A pintura de Jackson Pollock entre o autográfico e o acaso. O primado da superfície e da homogeneidade, o all over. O pólo autográfico na pintura de Willem de Kooning, Robert Motherwell e Franz Kline.
Bibliografia:
H. H. Arnason, Elizabeth C. Mansfield, “Abstract Expressionism and New American Sculpture”, History of Modern Art ,7ª ed. New Jersey: Pearson, 2013, pp. 377-390
Yve-Alain Bois “1947b” in Art Since 1900, 3ª ed. Londres: Thames & Hudson, 2016, pp. 404-410
Rosalind Krauss “1949” in Art Since 1900, 3ª ed. Londres: Thames & Hudson, 2016, pp. 411-415