Sumários

Ainda os testes. Alexander von Humboldt e a obra Perspectivas da Natureza

13 Abril 2016, 14:00 Anabela Rodrigues Drago Miguens Mendes

Prossecução do trabalho de comentário individual ao primeiro teste de avaliação de conhecimentos. O elevado número de alunos na cadeira exige que o tempo dedicado a cada um possa ser o necessário para o esclarecimento de todas as dúvidas e questões.

Iniciação ao estudo de pensamento e obra de Alexander von Humboldt. A escolha do naturalista alemão e especialmente alguns dos relatos da sua viagem à América do Sul (1799-1804) propiciarão a aproximação entre ciência e arte através da natureza, propósito já antes alcançado com outros protagonistas (Goethe, Marika Mäkelä).

Perante um mapa de viagem a partir de La Corunha e cinco anos depois com entrada em Bordéus, acompanhámos num primeiro plano de aproximação aos acontecimentos o que foi a estratégia de viagem de A. v. Humboldt e do seu amigo o botanista Aimé Bonpland.

 

 

 

Os alunos dedicaram parte da aula à leitura silenciosa dos prefácios da obra Perspectivas da Natureza e ao ensaio Sobre as estepes e os desertos.

 

 

Leituras recomendadas:

HUMBOLDT, Alexander von 2007, Pinturas da Natureza – Uma Antologia, selecção, apresentação e tradução de Gabriela Fragoso, posfácio de Hanno Beck, Lisboa: Assírio & Alvim, pp. 21-49.


Entrega e comentário do primeiro teste de avaliação de conhecimentos

11 Abril 2016, 14:00 Anabela Rodrigues Drago Miguens Mendes

 

Entrega e comentário do primeiro teste de avaliação de conhecimentos.

Breve alinhamento sobre o enunciado apresentado. Diálogo individual com os alunos a propósito da chegada aos resultados alcançados e trabalho futuro.

 


A GARÇA -conto filosófico de Maria João Cantinho

6 Abril 2016, 14:00 Anabela Rodrigues Drago Miguens Mendes

SAÍDA CÁ DENTRO – Recepção à escritora e professora Maria João Cantinho a propósito do seu conto filosófico A GARÇA.

Discussão com os alunos sobre a ideia de literatura a partir do trabalho de um escritor com um perfil melancólico e sofrido. O que distingue a capacidade de nomear da capacidade de vivenciar. O simbolismo polimórfico da garça como força da natureza congregadora de um caminho de reinvenção para o escritor-poeta.

A aula teve uma tonalidade vibrante em torno da convidada e dos alunos que receberam o conto com interesse.

 

Leitura recomendada:

CANTINHO, Maria João 2001, A Garça, com ilustrações de Vasco Lopes, Leiria: Diferença, pp. 13-27.


Marika Mäkelä e a ideia de pintura de natureza. Afinidades com Johann Wolfgang von Goethe e a sua defesa de planta primordial e de metamorfose.

4 Abril 2016, 14:00 Anabela Rodrigues Drago Miguens Mendes

Marika Mäkelä, artista plástica contemporânea finlandesa e a sua pintura de Natureza criada a partir de matrizes exploratórias da ideia de origem das coisas com base em processos de afinidade e expansão. Breve encontro da artista com o pensamento de Goethe sobre planta primordial e metamorfose, através de algumas das suas obras. A possibilidade de experimentação de diferenciado toque e textura material em catálogo de Marika Mäkelä. Relação do observador com objecto intermedial em relação à obra de arte não vista.

 

Leituras recomendadas:

GOETHE, Johann Wolfgang von 1992, A Metamorfose das Plantas, Tradução, Introdução, Notas e Apêndices de Maria Filomena Molder, Lisboa: Imprensa Nacional – Casa da Moeda (excertos).

GOETHE, Johann Wolfgang von 1992, Viagem a Itália Prefácio, Tradução e Notas de João Barrento, Lisboa: Círculo de Leitores (excertos)

MÄKELÄ, Marika 2014, Catalogue ed. By Sarianne Soikkonen, Tampere: Sara Hildén Art Museum.


As Nossas Nuvens

30 Março 2016, 14:00 Anabela Rodrigues Drago Miguens Mendes

AS NOSSAS NUVENS – contemplação e discurso sobre captação individual de nuvens.

 

Leituras recomendadas:

GOETHE, Johann Wolfgang von 2003, O Jogo das Nuvens, selecção, tradução, prefácio e notas de João Barrento, Lisboa: Assírio & Alvim, pp. 9-110.

http://bib.gfz-potsdam.de/pub/schule/goethe/startgoe_en.htm