Sumários
Avaliação
13 Dezembro 2023, 12:30 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
Consulta da prova final e escrita de avaliação e divulgação da classificação. Esclarecimentos sobre a avaliação.
Barnbilônia é Roma Manhattan de HO: impérios e matanças do cotidiano
11 Dezembro 2023, 12:30 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
Palestra do Doutor Matteo Gigante sobre a proposta fílmica de Hélio Oiticica.
Segundo teste
6 Dezembro 2023, 12:30 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
Realização do segundo teste de "Cinema Brasileiro"
Prova (individual e escrita) de avaliação de conhecimentos.
O cinema da retomada
4 Dezembro 2023, 12:30 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
Década de 1980: a emergência dos Estudos Culturais e o interesse pelas peculiaridades locais. As expressões ‘periféricas’ no cinema: o cinema na Ásia. O novo cinema na Ásia (Japão, Taiwan, China:): um cinema fortemente narrativo e empenhado na recuperação da História nacional.
Década
de 1990: a ‘retomada’ do cinema na América Latina (Argentina, México e Brasil).
As expressões multiculturais, a cor local e os géneros consagrados. A 'retomada' e atualização de temas e espaços do Cinema Novo.
Central do Brasil: o retrato do povo brasileiro e a 'cosmética da fome' (Ivana Bentes)
Bibliografia:
BENTES, Ivana (2007): "Sertões e favelas no cinema brasileiro contemporâneo: estética e cosmética da fome", Alceu, vol. 8, nº 15, pp. 242-255.
BERNARDET, Jean-Claude (2003): Cineastas e imagens do povo (São Paulo: Companhia das Letras).
JAMESON, Fredric (2007): Signatures of the visible (New York: Routledge).
NAGIB, Lúcia (Org.) (2002): O Cinema da Retomada – Depoimentos de 90 cineastas dos anos 90 (São Paulo: Editora 34).
A genealogia do mar glauberiana
29 Novembro 2023, 12:30 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
O desfecho do filme e os seus significados. A dimensão lendária e dialética do filme: o grande duelo, a representação não-realista e a mediação da literatura de cordel na mise-en-scène. A negação dos códigos do cinema industrial.
A desmistificação da metafísica de Deus e o diabo no desfecho do filme. A noção metafísica de destino, a noção secular e humanista da História e o final aberto do filme. A ausência de um modelo de acção típico dos filmes políticos com propósitos pedagógicos.
A solução introduzida pela montagem: o abandono do herói num corte brusco em Deus e o diabo na terra do sol e a transformação do sertão em mar através da interferência do montador.
Bibliografia:
AA.VV. (1995): Brazilian Cinema. JOHNSON, Randal & STAM, Robert (editors) (New York: Columbia University Press).
NAGIB, Lúcia (2006): A utopia no cinema brasileiro: matrizes, nostalgia, distopia (São Paulo: Cosacnaify).