Sumários

A original adaptação do mito de Orfeu no filme “Orfeu negro"

8 Novembro 2023, 12:30 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO


Foram marcadas as aulas de reposição nos dias 29 de novembro (das 6H00 às 7H30, Zoom) e 30 de novembro (das 6H00 às 7H30, na sala B112.B)

Consulta das provas (primeiro teste da disciplina).

A função da música no filme: a transfiguração disfórica sublinhada pelo samba em certas sequências e a função contrapontística do standard “A felicidade” no filme. A história de reencontro trágico e a impossibilidade de anábase anunciadas pela música.

A projeção existencial do filme: a procura de transcendência e de sentido para a existência humana perante a precariedade da condição humana.

A particularidade da versão de Marcel Camus perante outros cultores do mito órfico no cinema: a ligação com as suas origens rituais. O mito e o rito gregos e a atualização na macumba, no culto animista brasileiro e na sua mitologia criadora.

A transfiguração do real através do carnavalesco: a atmosfera mágica e onírica presente nalguns momentos do filme.

Bibliografia:

STAM, Robert (2004): Tropical multiculturalism: a comparative history of race in Brazilian cinema (Durham: Duke University).

TAVARES, Júlio Cesar (2013): “Etnografando Orfeu afro-brasileiro” in Revista Espaço Acadêmico:

http://www.espacoacademico.com.br/022/22res_tavares.htm

O olhar carnavalesco sobre o Brasil de “Orfeu negro”

6 Novembro 2023, 12:30 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO


A adaptação da peça teatral “Orfeu da Conceição” de Vinícius de Moraes (1954): a transposição do mito de Orfeu para uma favela carioca numa obra de vanguarda.

O olhar carnavalesco sobre o Brasil de “Orfeu negro”.

Análise breve da importância do Carnaval: o mecanismo transfigurador da realidade carioca no filme.

O protorrealismo na reescrita verosímil do mito: a importância da categoria estética do kitsch.

O contraste real e mítico entre a cidade e a favela: o retrato claustrofóbico e caótico do Rio e a dimensão olímpica da favela.

A relevância da música e a sua valorização enquanto expressão cultural: a função de catalisador anímico de Orfeu no seio da sua comunidade.

 

Bibliografia:

STAM, Robert (2004): Tropical multiculturalism: a comparative history of race in Brazilian cinema (Durham: Duke University) [Na biblioteca da FLUL].

TAVARES, Júlio Cesar (2013): “Etnografando Orfeu afro-brasileiro” in Revista Espaço Acadêmico:

http://www.espacoacademico.com.br/022/22res_tavares.htm

O atroz retrato da violência urbana contemporânea

30 Outubro 2023, 12:30 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO


Análise do filme de artista Alvorada, de Nuno Ramos (2004).
A negação da catarse, a atualização da representação metafórica do espaço urbano e da figura do favelado e a representação do trauma.

Bibliografia:
Adorno, Theodor W. (2012). Teoria estética. Lisboa: Edições 70

Ramos, N. (2007). Ensaio geral. São Paulo: Globo.

Reposição de aulas

25 Outubro 2023, 12:30 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO


Devido à ausência da professora (que, entre os dias 21 e 28 de outubro, se encontrará na PUCRS), nos dias 23 e 25 de outubro não haverá aula.
Foram marcadas e realizadas as aulas de reposição nos dias 29 de novembro (das 6H00 às 7H30, Zoom) e 30 de novembro (das 6H00 às 7H30, na sala B112.B)

Aula do dia 30 de novembro:

As matrizes estéticas do final aberto de Deus e o diabo na terra do sol. A ligação conceitual à História do Brasil da imagem do mar glauberiana e a ligação estética a um modelo estrangeiro. A sequência final de Os incompreendidos de François Truffaut, marco inaugural da Nouvelle vague: análise comparativa da corrida de Antoine Doinel e de Manuel. As diferenças e os traços comuns, por exemplo, a corrida do protagonista em direção ao mar utópico ou a utilização do plano-sequência. A citação da ‘escadaria de Odessa’ de O encouraçado Potemkin.


A alegoria pedagógica e a alegoria dilacerada.

 

Bibliografia:

AA.VV. (1995): Brazilian Cinema. JOHNSON, Randal & STAM, Robert (editors) (New York: Columbia University Press).

NAGIB, Lúcia (2006): A utopia no cinema brasileiro: matrizes, nostalgia, distopia (São Paulo: Cosacnaify).

Reposição de aulas

23 Outubro 2023, 12:30 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO


Devido à ausência da professora (que, entre os dias 21 e 28 de outubro, se encontrará na PUCRS), nos dias 23 e 25 de outubro não haverá aula.

Foram marcadas e realizadas as aulas de reposição nos dias 29 de novembro (das 6H00 às 7H30, Zoom) e 30 de novembro (das 6H00 às 7H30, na sala B112.B)


Aula de resposição do dia 29 de novembro: revisão da matéria dada. Distopia e trauma no filme Alvorada. A atualização dos princípios antropofágicos na proposta de Glauber Rocha. As ideias de itinerário e travessia no cinema de Glauber Rocha: o deslocamento associado à reflexão sobre a nação.