Sumários
A original adaptação do mito de Orfeu no filme “Orfeu negro"
8 Novembro 2023, 12:30 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
A função da música no filme: a transfiguração disfórica sublinhada pelo samba em certas sequências e a função contrapontística do standard “A felicidade” no filme. A história de reencontro trágico e a impossibilidade de anábase anunciadas pela música.
A projeção existencial do filme: a procura de transcendência e de sentido para a existência humana perante a precariedade da condição humana.
A particularidade da versão de Marcel Camus perante outros cultores do mito órfico no cinema: a ligação com as suas origens rituais. O mito e o rito gregos e a atualização na macumba, no culto animista brasileiro e na sua mitologia criadora.
A transfiguração do real através do carnavalesco: a atmosfera mágica e onírica presente nalguns momentos do filme.
Bibliografia:
STAM, Robert (2004): Tropical multiculturalism: a comparative history of race in Brazilian cinema (Durham: Duke University).
TAVARES, Júlio Cesar (2013): “Etnografando Orfeu afro-brasileiro” in Revista Espaço Acadêmico:
O olhar carnavalesco sobre o Brasil de “Orfeu negro”
6 Novembro 2023, 12:30 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
A adaptação da peça teatral “Orfeu da Conceição” de Vinícius de Moraes (1954): a transposição do mito de Orfeu para uma favela carioca numa obra de vanguarda.
O olhar carnavalesco sobre o Brasil de “Orfeu negro”.
Análise breve da importância do Carnaval: o mecanismo transfigurador da realidade carioca no filme.
O protorrealismo na reescrita verosímil do mito: a importância da categoria estética do kitsch.
O
contraste real e mítico entre a cidade e a favela: o retrato claustrofóbico e
caótico do Rio e a dimensão olímpica da favela.
A relevância da música e a sua valorização enquanto expressão cultural: a função de catalisador anímico de Orfeu no seio da sua comunidade.
Bibliografia:
STAM, Robert (2004): Tropical multiculturalism: a comparative history of race in Brazilian cinema (Durham: Duke University) [Na biblioteca da FLUL].
TAVARES, Júlio Cesar (2013): “Etnografando Orfeu afro-brasileiro” in Revista Espaço Acadêmico:
http://www.espacoacademico.com.br/022/22res_tavares.htmO atroz retrato da violência urbana contemporânea
30 Outubro 2023, 12:30 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
Ramos, N. (2007). Ensaio geral. São Paulo: Globo.
Reposição de aulas
25 Outubro 2023, 12:30 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
As matrizes estéticas do final aberto de Deus e o diabo na terra do sol. A ligação conceitual à História do Brasil da imagem do mar glauberiana e a ligação estética a um modelo estrangeiro. A sequência final de Os incompreendidos de François Truffaut, marco inaugural da Nouvelle vague: análise comparativa da corrida de Antoine Doinel e de Manuel. As diferenças e os traços comuns, por exemplo, a corrida do protagonista em direção ao mar utópico ou a utilização do plano-sequência. A citação da ‘escadaria de Odessa’ de O encouraçado Potemkin.
A alegoria pedagógica e a alegoria dilacerada.
Bibliografia:
AA.VV. (1995): Brazilian Cinema. JOHNSON, Randal & STAM, Robert (editors) (New York: Columbia University Press).
NAGIB, Lúcia (2006): A utopia no cinema brasileiro: matrizes, nostalgia, distopia (São Paulo: Cosacnaify).
Reposição de aulas
23 Outubro 2023, 12:30 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO