Sumários
Primeiro teste da disciplina
18 Outubro 2023, 12:30 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
Realização do primeiro teste de "Cinema Brasileiro"
Prova (individual e escrita) de avaliação de conhecimentos.
A representação da cidade no cinema brasileiro contemporâneo (II)
16 Outubro 2023, 12:30 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
Devido à ausência da professora (que, entre os dias 21 e 28 de outubro, se deslocará ao Brasil em viagem de trabalho), não haverá aulas de Cinema Brasileiro nos dias 23 e 25 de outubro.
Reposição de aulas: a data das aulas de reposição será marcada com os alunos após o regresso da professora.
A representação distópica do espaço urbano. Breve análise comparativa de sequências dos filmes Eletrodoméstica, de Kleber Mendonça Filho, Como nascem os anjos, de Murillo Salles, e Cidade de Deus, de Fernando Meirelles e Kátia Lund.
Visualização da curta-metragem Alvorada, de Nuno Ramos:
https://www.nunoramos.com.br/trabalhos/alvorada/
Bibliografia:
BERNARDET, Jean-Claude (2003): Cineastas e imagens do povo (São Paulo: Companhia das Letras).
JAMESON, Fredric (2007): Signatures of the visible (New York: Routledge).
NAGIB, Lúcia (Org.) (2002): O Cinema da Retomada – Depoimentos de 90 cineastas dos anos 90 (São Paulo: Editora 34).A representação da cidade no cinema brasileiro (I)
11 Outubro 2023, 12:30 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
Devido à ausência da professora (que, entre os dias 21 e 28 de outubro, se deslocará ao Brasil em viagem de trabalho), não haverá aulas de Cinema Brasileiro nos dias 23 e 25 de outubro.
Reposição de aulas: a data das aulas de reposição será marcada com os alunos após o regresso da professora.
Cartografia da evolução da imagem da cidade – isto é, essencialmente, do Rio de Janeiro e, de modo complementar, de São Paulo –, presente no cinema brasileiro dos séculos XX e XXI.
A linhagem dos ‘invasores’ cinematográficos: O invasor de Beto Brant (2002) e a metáfora da invasão da ocupação urbana. O retrato do Brasil realizado através de uma linguagem cinematográfica que mistura o naturalismo e o expressionismo grotesco (no retrato dos protagonistas e da cidade de São Paulo). Como nascem os anjos de Murilo Salles (1996): os esteréotipos associados à marginalidade e a crítica do determinismo social. A criação de estereótipos e do anonimato nas grandes cidades e o fortalecimento da abstração e da indiferença nas relações sociais.
Bibliografia:
Deleuze, Gilles (1983): Cinéma 1. L'image-mouvement (Paris: Minuit).
--- (1986): La imagen-tiempo. Estudios sobre cine 2. (Barcelona: Paidós).
GUNDERMAN, Christian (2006): “Entre observación desprendida y dinamización emocional: algunos comentarios sobre los Nuevos Cines latinoamericanos en Argentina, Brasil y Cuba” in Revista de Estudios Interdisciplinarios de America Latina y el Caribe, 17:
http://www1.tau.ac.il/eial/index.php?option=com_content&task=view&id=67&Itemid=115
A representação da cidade em Rio, 40 graus
9 Outubro 2023, 12:30 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
Os atores não-profissionais
As mini-tramas múltiplas tecidas no filme, o seu caráter estereotipado e o procedimento elíptico de representação. A ligação estética com o neorrealismo: a crítica no plano estético-formal do cinema italiano e o caráter vanguardista da proposta de Nelson Pereira dos Santos.
O questionamento radical dos relatos estabelecidos: a presença do “vínculo fraco” deleuziano no filme e a quebra com a forma em que o cinema dominante tem condicionado o público para fiar a experiência. A importância da figura do “observador” e da função das crianças. O ascenso de situações puramente óticas, distintas das situações sensomotrizes do antigo realismo. O sacrifício dos efeitos sintéticos no filme.O cinema comercial no Brasil de meados do século XX e a nova fase do cinema brasileiro
4 Outubro 2023, 12:30 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
O filme O cangaceiro: a presença da temática do cangaço ao cinema brasileiro.
O Nordeste como espaço metonímico das mazelas da sociedade brasileira. A radicalidade das consequências da seca, da miséria e da falta de organização jurídica e social no sertão: a emigração, o cangaceirismo e o misticismo.
A criação de um drama de aventuras convencional e psicologicamente primário. O sucesso do filme recebido por uma burguesia brasileira educada na mitologia idealista do western.
A Atlântida Cinematográfica e a chanchada. O fenómeno de “generificação” da chanchada. Caraterísticas gerais do género.
A mudança do cinema: o discurso anti-imperialista. A influência do neorrealismo italiano e a reflexão sobre a História e a identidade do país.
O I e o II Congresso Paulista de Cinema Brasileiro.
A nova etapa do cinema brasileiro: Rio, 40 graus de Nelson Pereira dos Santos.
Rio, 40 graus: a primeira longa-metragem precursora do Cinema Novo. A influência do neorrealismo: as locações reais e os temas sociais.
Caraterísticas gerais do neorrealismo italiano: a preocupação social. A pobreza: tema no cinema rejeitado por muitos setores da classe média no Brasil.
Análise (inicial) de uma sequência do filme Rio, 40 graus.
Link do filme:
https://www.youtube.com/watch?v=mutKYwMc-Jg
Bibliografia:
FREIRE, Rafael de Luna (2011): “Descascando o abacaxi carnavalesco da chanchada: a invenção de um gênero cinematográfico nacional” in Contracampo. Revista do programa de pós-graduação em comunicação – Universidade Federal Fluminense in
www.uff.br/contracampo/index.php/revista/article/download/146/84
GUNDERMAN, Christian (2006): “Entre observación desprendida y dinamización emocional: algunos comentarios sobre los Nuevos Cines latinoamericanos en Argentina, Brasil y Cuba” in Revista de Estudios Interdisciplinarios de America Latina y el Caribe, 17:
http://www1.tau.ac.il/eial/index.php?option=com_content&task=view&id=67&Itemid=115