Sumários

A importância simbólica de Rosa em Deus e o diabo na terra do sol

27 Novembro 2023, 12:30 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO


O tema central: a perspetiva revolucionária e a utopia. As matrizes da metáfora central do filme: a imagem marítima glauberiana. A combinação do paraíso sonhado pelos descobridores, a Utopia de More e as crença milenaristas populares para propor a revolução.

A genealogia do mar glauberiana: a História do Brasil, os mitos populares brasileiros e a História do Cinema.

O relacionamento de Rosa e Dadá. O simbolismo do véu e da flor. O relacionamento de Rosa e Corismo. A maternidade de Rosa e a figura de possibilidade do (re)nascimento do povo brasileiro.
 
Tal como foi explicado nas aulas, as aulas de reposição serão realizadas nos dias 29 de novembro (das 6H00 às 7H30, Zoom) e 30 de novembro (das 6H00 às 7H30, na sala B112.B). O link da aula do dia 29 foi disponibilizado no Moodle da disciplina.

Bibliografia:

AA.VV. (1995): Brazilian Cinema. JOHNSON, Randal & STAM, Robert (editors) (New York: Columbia University Press).

NAGIB, Lúcia (2006): A utopia no cinema brasileiro: matrizes, nostalgia, distopia (São Paulo: Cosacnaify).

O messianismo de Monte Santo

22 Novembro 2023, 12:30 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO


A primeira rutura do filme “Deus e o diabo na terra do sol”: o ato de violência de Manuel. O retrato do mundo alienado de Monte Santo. Análise do encontro entre o beato e Manuel: o sistema de interpretação do beato. Os ‘ideais’ de Monte Santo e o delírio coletivo.

A segunda rutura do filme: o ato de violência de Rosa. Análise da sequência: a distorção das referências bíblicas (a prova de fé de Abraão), religiosas (simbologia da cruz e da sua projeção nas sombras) e estética barroca (o claro-escuro e a gestualidade). A ambiguidade presente na intervenção de Antônio das Mortes e a coincidência com a revolta de Rosa.

 

Bibliografia:

AA.VV. (1995): Brazilian Cinema. JOHNSON, Randal & STAM, Robert (editors) (New York: Columbia University Press).

NAGIB, Lúcia (2006): A utopia no cinema brasileiro: matrizes, nostalgia, distopia (São Paulo: Cosacnaify).

A tragédia e a revolta de Manuel

20 Novembro 2023, 12:30 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO


O plano da lenda e da alegora no filme “Deus e o diabo na terra do sol”. A importância da literatura de cordel no filme.
Os momentos iniciais do filme. Breve análise da negação do primitivismo – presente em “A estética da fome” – no filme: a tragédia e a revolta de Manuel. A pulsão utópica: os símbolos do mar e da ilha.

Bibliografia:

AVELLAR, José Carlos (1995): Deus e o diabo na terra do sol (Rio de Janeiro: Rocco).

NAGIB, Lúcia (2006): A utopia no cinema brasileiro: matrizes, nostalgia, distopia (São Paulo: Cosacnaify).

A estética da fome

15 Novembro 2023, 12:30 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO


Análise dos tópicos fundamentais presentes no texto “Estética da fome” de Glauber Rocha. O questionamento da validade do ponto de vista europeu sobre a arte do terceiro mundo. A reivindicação das caraterísticas do subdesenvolvimento e a negação do primitivismo (Roberto Schwartz). O diálogo com a Geografia da fome de Josué de Castro: as origens sócio-económicas do problema da fome e a formação de uma tradição cultural de pensadores e artistas em torno desta temática.

O propósito de violentar a perceção do público a respeito da fome e da miséria.


Bibliografia:

CASTRO, Josué de (1966): Geografia da fome (Brasília: Porto).

ROCHA, Glauber (1981): Revolução do Cinema Novo (Rio: Alhambra).

SIEGA, Paula (2009): “A estética da fome: Glauber Rocha e a abertura de novos horizontes” in Confluenze. Rivista di studi iberoamericani (Università di Bologna), Vol. 1: 158-177.

Identidade e subdesenvolvimento no Cinema Novo

13 Novembro 2023, 12:30 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO


As ligações do Cinema Novo com o Modernismo de ’22 e da década de 1930: nacionalismo, identidade e vanguarda.

A identidade no Cinema Novo e na década de 1960. “Uma situação colonial” de Paulo Emílio Salles Gomes: a colonização do mercado cinematográfico e a colonização metaforicamente transplantada a outras esferas da cultura.

A nação, o sertão e a miséria no Cinema Novo: Vidas secas, Deus e o diabo na terra do sol e Os fuzis. A classe média na ‘trilogia’ paradigmática da segunda fase do Cinema Novo: O desafio, Terra em transe e O bravo guerreiro.

Bibliografia:

MALAFAIA, Wolney Vianna (2012): Imagens do Brasil: O cinema Novo e as metamorfoses da identidade nacional [Tese de Doutorado em História, Política e Bens Cuturais apresentada ao Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil]:

http://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/handle/10438/10244

SIEGA, Paula (2009): “A estética da fome: Glauber Rocha e a abertura de novos horizontes” in Confluenze. Rivista di studi iberoamericani (Università di Bologna), Vol. 1: 158-177.