Sumários
O cinema nacional no período getulista
2 Outubro 2023, 12:30 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
A realização dos filmes “Descobrimento do Brasil” e “Os bandeirantes” e o caráter de propaganda das propostas cinematográficas do Instituto Nacional do Cinema Educativo.
A afirmação do nacionalismo brasileiro e o diálogo com as fontes artísticas e estéticas do romantismo brasileiro. “Descobrimento do Brasil” e a visão da descoberta como ato fundador da nação e da expansão territorial do Brasil. A ligação do filme com os interesses das elites brasileiras: o paralelismo entre a expansão dos fazendeiros do cacau (o mecenato do Instituto do Cacau da Bahia) e a expansão colonial como símbolo do progresso da futura nação brasileira. O retrato parcial e tendencioso da Descoberta como um ‘encontro de culturas’ no filme. A falha fundamental deste filme em termos propagandísticos: o tom melancólico da cinematografia de Mauro e a ausência da dimensão épica no filme “Descobrimento do Brasil”.
O olhar artisticamente populista promovido pelo getulismo sobre o Brasil: o exemplo paradigmático de Carmen Miranda. O aparecimento de um cinema comercial e carnavalesco.
Bibliografia:
GOMES, Paulo Emílio Salles (1974): Humberto Mauro, Cataguases, Cinearte (São Paulo: Perspectiva).
PEREIRA, Flávia Lago de Jesus (2010): “Cinema à moda brasileira: Ganga bruta e a questão da identidade nacional” in O olho da História, nº 14 in
http://oolhodahistoria.org/n14/artigos/flavia.pdfGanga bruta: a intuição e a dissonância na montagem do filme
27 Setembro 2023, 12:30 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
O ecletismo no filme “Ganga bruta”: os ecos expressionistas, a influência do impressionismo de Renoir ou da audácia de Griffith.
Ganga bruta e o cinema de ‘mise-en-scène’: a direção da câmara através da intuição, a conceção não tiránica da montagem e o ritmo interior da montagem. A articulação dos elementos fílmicos de modo a que o fundamento tradicional (a anedota) se integre no organismo visual, num organismo fílmico vivo.
A dissonância e a quebra com a montagem discursiva mais convencional. O corte livre em Ganga bruta e o tempo narrativo movido por um ritmo interior progressivamente mais sugestivo.
O cinema nacional no período getulista.
A realização dos filmes “Descobrimento do Brasil” e “Os bandeirantes” e o caráter de propaganda das propostas cinematográficas do Instituto Nacional do Cinema Educativo.
Link do filme “Descobrimento do Brasil”:
https://www.youtube.com/watch?v=hUpJpsX0Awg
Bibliografia:
GOMES, Paulo Emílio Salles (1974): Humberto Mauro, Cataguases, Cinearte (São Paulo: Perspectiva).
PEREIRA, Flávia Lago de Jesus (2010): “Cinema à moda brasileira: Ganga bruta e a questão da identidade nacional” in O olho da História, nº 14 in
A natureza dissonante de Ganga bruta
25 Setembro 2023, 12:30 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
A natureza dissonante do filme: o teor documentar e realista presente na segunda sequência, o diálogo com o western ou as notações erótico-freudianas na montagem metafórica do encontro sexual.
Breve
análise do retrato da identidade nacional e da visão crítica da sociedade
brasileira: o contraste entre progresso material urbano e o subjacente atraso
social – nomeadamente, a hipocrisia moral e o patriarcalismo, representados
pelo ambíguo protagonista –; a violência imperante no sertão, condensada na
sequência da briga.
A função dramática do close-up. A complexidade e ambiguidade da caraterização dos protagonistas.
Link do filme:
https://www.youtube.com/watch?v=8T8qYtERWvA
Bibliografia:
GOMES, Paulo Emílio Salles (1974): Humberto Mauro, Cataguases, Cinearte (São Paulo: Perspectiva).
PEREIRA, Flávia Lago de Jesus (2010): “Cinema à moda brasileira: Ganga bruta e a questão da identidade nacional” in O olho da História, nº 14 in
http://oolhodahistoria.org/n14/artigos/flavia.pdf
A visão crítica da sociedade proposta em Ganga bruta, de Humberto Mauro
20 Setembro 2023, 12:30 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
Análise
da sequência inicial de “Ganga bruta” (continuação). O caráter simbólico e
dramático da luz. A influência expressionista. A importância da encenação e do grotesco.
Análise da função dramática do close-up. A complexidade e ambiguidade da caraterização dos protagonistas.
Breve análise do retrato da identidade nacional e da visão crítica da sociedade brasileira: o contraste entre progresso material urbano e o subjacente atraso social – nomeadamente, a hipocrisia moral e o patriarcalismo, representados pelo ambíguo protagonista.
Link do filme:
https://www.youtube.com/watch?v=8T8qYtERWvA
Bibliografia:
GOMES, Paulo Emílio Salles (1974): Humberto Mauro, Cataguases, Cinearte (São Paulo: Perspectiva).
PEREIRA, Flávia Lago de Jesus (2010): “Cinema à moda brasileira: Ganga bruta e a questão da identidade nacional” in O olho da História, nº 14 in
http://oolhodahistoria.org/n14/artigos/flavia.pdf
A fase áurea do cinema brasileiro
18 Setembro 2023, 12:30 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
O impulso do ‘cinema falante’ e dos filmes ‘posados’. O sucesso de Os estranguladores de Antônio Leal: o sensacionalismo e a espectacularidade da violência.
A primeira comédia brasileira: o tipo rural vs. a modernidade urbana.
Os filmes ‘cantados’: a sátira política presente no filme “Paz e amor”.
O ciclo nacionalista e de adaptações literárias. O domínio da produção norte-americana e a queda violenta da produção de filmes brasileiros.
Mário de Andrade e a crítica ao cinema brasileiro: o problema da importação de formas cinematográficas e de um certo convencionalismo cosmopolita dos gestos.
Visualização e análise da sequência inicial
de “Ganga bruta”.
Link do filme:
https://www.youtube.com/watch?v=8T8qYtERWvA
Bibliografia:
ARAÚJO, Vicente de Paula (1976): A Bela Época do cinema brasileiro (São Paulo: Editora Perspetiva).