Sumários

Os primeiros filmes de ficção no Brasil

13 Setembro 2023, 12:30 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

Leitura e breve análise da crónica “Moléstia da época” de Olavo Bilac sobre a importância do cinema na cidade do Rio de Janeiro: o público urbano, a visão do mundo, o cosmopolitismo e o olhar eufórico sobre o cinema, entendido como símbolo da modernidade.

O cinema e a Belle époque no Brasil: alegria, lazer e  modernização. O importante papel do cinematógrafo no processo de modernização e de criação de uma imagem do Rio de Janeiro (metonímia do Brasil) baseada na ideia de progresso. O cinema e o fenómeno da ‘francofilia’ (Pierre Bordieu): um divertimento ligado à cultura ‘civilizada’ de inspiração europeia.

Breve análise das imagens de “Corrida de São Gonçalo em 1909”: a modernidade e a máquina. Os filmes estrangeiros e o sentimento de cosmopolitismo: a proximidade do mundo através de filmes que apresentam viagens ou a volta ao mundo.

 

Bibliografia:

AA.VV. (2004): Documentário no Brasil – Tradição e transformação. Francisco Elinaldo Teixeira (org.) (Suumus Editorial: São Paulo).

ARAÚJO, Vicente de Paula (1976): A Bela Época do cinema brasileiro (São Paulo: Editora Perspetiva).


Apresentação do programa

11 Setembro 2023, 12:30 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

Objetivos:

Esta unidade curricular visa familiarizar os estudantes com a metalinguagem, os instrumentos conceituais, metodológicos e analíticos adequados ao estudo crítico do texto fílmico.

Igualmente, pretende-se desenvolver nos alunos a capacidade de produção, aplicada ao estudo do cinema brasileiro, de discursos analíticos e/ou críticos, a nível escrito e oral.

Pretende-se, finalmente, a aquisição de uma visão de conjunto do cinema brasileiro dos séculos XX e XXI.     

Conteúdos programáticos:

O programa pretende determinar um percurso aprofundado e uma reavaliação e revisão do cinema brasileiro dos séculos XX e XXI, a partir da reflexão a respeito de diversos movimentos e períodos fundamentais: o advento do cinema e os primeiros filmes de ficção; o cinema das décadas de 1930 a 1950 e a intervenção do Estado; as décadas de 1960 a 1980, marcadas pelo Cinema Novo, o Cinema Independente, o Cinema Indústria e o Cinema Marginal; o chamado "Cinema da Retomada", criado a partir de 1990.

Igualmente, a disciplina pretende apresentar uma introdução geral aos problemas e relações interartísticas, nomeadamente, as relações entre o cinema e a literatura.

Metodologias de ensino (avaliação incluída):

Esta unidade curricular parte de uma perspetiva interdisciplinar e utiliza uma metodologia eclética. Segue-se um modelo mais dialógico que expositivo, privilegiando-se, por isso, a participação oral informada. Os estudantes são estimulados a fazerem a sua própria pesquisa a propósito dos diferentes tópicos estudados, colocando em aula os seus resultados.

Segundo os critérios indicados no Regulamento Geral de Avaliação, aplica-se o regime de avaliação contínua. Dentro destas coordenadas, a organização das aulas é teórico-prática. A avaliação será realizada a partir de quatro elementos obrigatórios: assiduidade e participação (10%), breves trabalhos individuais e escritos (20%), uma primeira prova escrita e presencial (30%) e uma prova final, escrita e presencial (40%).

O tema do trabalho individual e escrito (5 páginas, Times New Roman, espaçamento 1,5) deve ser acordado entre o aluno e a professora. Data de entrega do trabalho: 4 de dezembro.

A primeira prova escrita e presencial foi marcada para o dia 18 de outubro e a prova final, escrita e presencial para o dia 6 de dezembro.

Bibliografia:

BORDWELL, David (2008): Narration in the fiction film (London: Routledge).

JOHNSON, Randal e STAM, Robert (Org.) (1995): Brazilian cinema (New York: Columbia University).

NAGIB, Lúcia (Org.) (2002): O Cinema da Retomada – Depoimentos de 90 cineastas dos anos 90 (São Paulo: Editora 34).

NAGIB, Lúcia (2006): A utopia no cinema brasileiro: matrizes, nostalgia, distopias (São Paulo: Cosacnaify).

ROCHA, Glauber de Andrade (1981): Revolução do Cinema Novo (Rio de Janeiro: Alhambra).

STAM, Robert (2007): Film theory: an introduction (Malden: Blackwell).

STAM, Robert (1997): Tropical multiculturalism: a comparative history of race in brazilian cinema and culture (Durham: Duke University Press).

VIANY, Alex (1959): Introdução ao cinema brasileiro (Rio de Janeiro: Instituto Nacional do Livro).

Será fornecida (na Plataforma Moodle) aos alunos uma pequena antologia de textos críticos e ensaísticos destinada a ilustrar e problematizar as questões teóricas estudadas

 

Horário de atendimento aos alunos:

Acompanhamento por e-mail. Sessões de atendimento/acompanhamento (Zoom) em horário fixo – todas as quartas-feiras das 16:00h. às 17:30h. (sujeita a marcação prévia) – ou marcadas individualmente com os alunos.

Observações:

Os estudantes-trabalhadores e quaisquer outros que, por uma razão justificada e devidamente documentada, não possam assistir regularmente às aulas deverão contactar a professora durante a primeira ou a segunda semana de aulas para planificação conjunta das actividades a desenvolver e do acompanhamento necessário.

O número de alunos inscritos pode levar a pequenas modificações do programa.

 

 

Avaliação prévia de conhecimentos dos alunos da turma