Sumários

Utopia e perspetiva revolucionária

17 Novembro 2020, 15:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

O objetivo fundamental no filme: a organização dialética da diegese. Os momentos de quebra e a convergência de forças externas e ações humanas na criação de uma mudança que projeta os protagonistas numa nova fase de vida e num novo ‘sistema de revolta’. A projeção do cego Julião na ficção.

A terceira fase do filme: a fase do ‘cangaço’. Os ‘equívocos’ na trajetória de Manuel: a negação da vaga metafísica na diegese e a gradativa descida do voo messiânico (o retorno ao pragmatismo de Rosa).  O subtil deslocamento de Manuel e Rosa dos eventos centrais: o protagonismo no desfecho do duelo entre Antônio e Corisco. A libertação de Sebastião e Corisco em favor da imediatez.

O tema central: a perspetiva revolucionária e a utopia. As matrizes da metáfora central do filme: a imagem marítima glauberiana. A combinação do paraíso sonhado pelos descobridores e as crença milenaristas populares para propor a revolução.


BIBLIOGRAFIA:

MALAFAIA, Wolney Vianna (2012): Imagens do Brasil: O cinema Novo e as metamorfoses da identidade nacional [Tese de Doutorado em História, Política e Bens Cuturais apresentada ao Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil]:

http://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/handle/10438/10244

 



A alegoria presente em Deus e o diabo na terra do sol

13 Novembro 2020, 15:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

A primeira rutura do filme “Deus e o diabo na terra do sol” e o retrato do mundo alienado de Monte Santo. Análise do encontro entre o beato e Manuel: o sistema de interpretação do beato. Os ‘ideais’ de Monte Santo e o delírio coletivo.

A segunda rutura do filme: o ato de violência de Rosa. Análise da sequência: a distorção das referências bíblicas (a prova de fé de Abraão), religiosas (simbologia da cruz e da sua projeção nas sombras) e estética barroca (o claro-escuro e a gestualidade). A ambiguidade presente na intervenção de Antônio das Mortes e a coincidência com a revolta de Rosa.

 

Bibliografia:

AA.VV. (1995): Brazilian Cinema. JOHNSON, Randal & STAM, Robert (editors) (New York: Columbia University Press).

NAGIB, Lúcia (2006): A utopia no cinema brasileiro: matrizes, nostalgia, distopia (São Paulo: Cosacnaify).

 


Realização do teste de "Cinema Brasileiro"

10 Novembro 2020, 16:30 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

Realização do primeiro teste de "Cinema Brasileiro"

Prova (individual e escrita) de avaliação de conhecimentos.


Realização do teste de "Cinema Brasileiro"

10 Novembro 2020, 15:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

Realização do primeiro teste de "Cinema Brasileiro"

Prova (individual e escrita) de avaliação de conhecimentos.


Deus e o diabo na terra do sol

6 Novembro 2020, 15:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

Revisão da matéria lecionada durante a primeira metade do semestre.
Filme na aula: Deus e o diabo na terra do sol.

Bibliografia:

AVELLAR, José Carlos (1995): Deus e o diabo na terra do sol (Rio de Janeiro: Rocco).

NAGIB, Lúcia (2006): A utopia no cinema brasileiro: matrizes, nostalgia, distopia (São Paulo: Cosacnaify).