Sumários
O questionamento dos estereótipos culturais em Rio, 40 graus
3 Novembro 2020, 16:30 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
O ascenso de situações puramente óticas, distintas das situações sensomotrizes do antigo realismo em
Rio, 40 graus. O sacrifício dos efeitos sintéticos no filme.
Bibliografia:
Deleuze, Gilles (1983): Cinéma 1. L'image-mouvement (Paris: Minuit).
--- (1986): La imagen-tiempo. Estudios sobre cine 2. (Barcelona: Paidós).
GUNDERMAN, Christian (2006): “Entre observación desprendida y dinamización emocional: algunos comentarios sobre los Nuevos Cines latinoamericanos en Argentina, Brasil y Cuba” in Revista de Estudios Interdisciplinarios de America Latina y el Caribe, 17:
http://www1.tau.ac.il/eial/index.php?option=com_content&task=view&id=67&Itemid=115
O questionamento dos estereótipos culturais em Rio, 40 graus
3 Novembro 2020, 15:00 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
Bibliografia:
Deleuze, Gilles (1983): Cinéma 1. L'image-mouvement (Paris: Minuit).
--- (1986): La imagen-tiempo. Estudios sobre cine 2. (Barcelona: Paidós).
GUNDERMAN, Christian (2006): “Entre observación desprendida y dinamización emocional: algunos comentarios sobre los Nuevos Cines latinoamericanos en Argentina, Brasil y Cuba” in Revista de Estudios Interdisciplinarios de America Latina y el Caribe, 17:
http://www1.tau.ac.il/eial/index.php?option=com_content&task=view&id=67&Itemid=115
A representação da cidade em Rio, 40 graus
30 Outubro 2020, 15:00 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
Caraterísticas gerais do neorrealismo italiano: a preocupação social. A pobreza: tema no cinema rejeitado por muitos setores da classe média no Brasil.
Análise da sequência do jardim zoológico do filme Rio, 40 graus.
As mini-tramas múltiplas tecidas no filme, o seu caráter estereotipado e o procedimento elíptico de representação. A ligação estética com o neorrealismo: a crítica no plano estético-formal do cinema italiano e o caráter vanguardista da proposta de Nelson Pereira dos Santos.
O questionamento radical dos relatos estabelecidos: a presença do “vínculo fraco” deleuziano no filme e a quebra com a forma em que o cinema dominante tem condicionado o público para fiar a experiência. A importância da figura do “observador” e da função das crianças.
Bibliografia:
Deleuze, Gilles (1983): Cinéma 1. L'image-mouvement (Paris: Minuit).
--- (1986): La imagen-tiempo. Estudios sobre cine 2. (Barcelona: Paidós).
GUNDERMAN, Christian (2006): “Entre observación desprendida y dinamización emocional: algunos comentarios sobre los Nuevos Cines latinoamericanos en Argentina, Brasil y Cuba” in Revista de Estudios Interdisciplinarios de America Latina y el Caribe, 17:
http://www1.tau.ac.il/eial/index.php?option=com_content&task=view&id=67&Itemid=115
FREIRE, Rafael de Luna (2011): “Descascando o abacaxi carnavalesco da chanchada: a invenção de um gênero cinematográfico nacional” in Contracampo. Revista do programa de pós-graduação em comunicação – Universidade Federal Fluminense in
www.uff.br/contracampo/index.php/revista/article/download/146/84
A nova etapa do cinema brasileiro
27 Outubro 2020, 16:30 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
O filme O cangaceiro: a presença da temática do cangaço ao cinema brasileiro.
O Nordeste como espaço metonímico das mazelas da sociedade brasileira. A radicalidade das consequências da seca, da miséria e da falta de organização jurídica e social no sertão: a emigração, o cangaceirismo e o misticismo.
A criação de um drama de aventuras convencional e psicologicamente primário. O sucesso do filme recebido por uma burguesia brasileira educada na mitologia idealista do western.
A mudança do cinema: o discurso anti-imperialista. A influência do neorrealismo italiano e a reflexão sobre a História e a identidade do país.
O I e o II Congresso Paulista de Cinema Brasileiro.
A nova etapa do cinema brasileiro: Rio, 40 graus de Nelson Pereira dos Santos.
Rio, 40 graus: a primeira longa-metragem precursora do Cinema Novo. A influência do neorrealismo: as locações reais e os temas sociais.
Caraterísticas gerais do neorrealismo italiano: a preocupação social. A pobreza: tema no cinema rejeitado por muitos setores da classe média no Brasil.
Breve análise da sequência inicial do filme (0:00 – 3.15).
Bibliografia:
Deleuze, Gilles (1983): Cinéma 1. L'image-mouvement (Paris: Minuit).
--- (1986): La imagen-tiempo. Estudios sobre cine 2. (Barcelona: Paidós).
GUNDERMAN, Christian (2006): “Entre observación desprendida y dinamización emocional: algunos comentarios sobre los Nuevos Cines latinoamericanos en Argentina, Brasil y Cuba” in Revista de Estudios Interdisciplinarios de America Latina y el Caribe, 17:
http://www1.tau.ac.il/eial/index.php?option=com_content&task=view&id=67&Itemid=115
A nova etapa do cinema brasileiro
27 Outubro 2020, 15:00 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
O filme O cangaceiro: a presença da temática do cangaço ao cinema brasileiro.
O Nordeste como espaço metonímico das mazelas da sociedade brasileira. A radicalidade das consequências da seca, da miséria e da falta de organização jurídica e social no sertão: a emigração, o cangaceirismo e o misticismo.
A criação de um drama de aventuras convencional e psicologicamente primário. O sucesso do filme recebido por uma burguesia brasileira educada na mitologia idealista do western.
A mudança do cinema: o discurso anti-imperialista. A influência do neorrealismo italiano e a reflexão sobre a História e a identidade do país.
O I e o II Congresso Paulista de Cinema Brasileiro.
A nova etapa do cinema brasileiro: Rio, 40 graus de Nelson Pereira dos Santos.
Rio, 40 graus: a primeira longa-metragem precursora do Cinema Novo. A influência do neorrealismo: as locações reais e os temas sociais.
Caraterísticas gerais do neorrealismo italiano: a preocupação social. A pobreza: tema no cinema rejeitado por muitos setores da classe média no Brasil.
Breve análise da sequência inicial do filme (0:00 – 3.15).
Bibliografia:
Deleuze, Gilles (1983): Cinéma 1. L'image-mouvement (Paris: Minuit).
--- (1986): La imagen-tiempo. Estudios sobre cine 2. (Barcelona: Paidós).
GUNDERMAN, Christian (2006): “Entre observación desprendida y dinamización emocional: algunos comentarios sobre los Nuevos Cines latinoamericanos en Argentina, Brasil y Cuba” in Revista de Estudios Interdisciplinarios de America Latina y el Caribe, 17:
http://www1.tau.ac.il/eial/index.php?option=com_content&task=view&id=67&Itemid=115