Sumários
Segundo teste da disciplina Cultura Brasileira Contemporânea
15 Dezembro 2021, 15:30 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
Segundo teste da disciplina Cultura Brasileira Contemporânea
Tropicália e Tropicalismo
14 Dezembro 2021, 15:30 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
O fim das fronteiras entre arte e mundo: a instalação de Hélio Oiticica Tropicália, precursora dos caminhos da arte atual
7 Dezembro 2021, 15:30 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
O construtivismo favelado de Tropicália: a perspetiva etnológica e política da arte.
A negação do mito da pureza do ponto de vista cultural: a importância da mestiçagem na formação e renovação da cultura brasileira.
A participação do público na “Tropicália”: da imagem à experiência e da contemplação à perceção.
Bibliografia:
AA.VV. (2002): Esthétique des favelas: les favelas de Rio à travers l'oeuvre de Hélio Oiticica/Paola Berenstein (Paris/Budapeste/Torino: L'Harmattan).
AA.VV. (2008): Hélio Oiticia: a pintura depois do quadro. Organizado por Luciano Figueiredo (Rio de Janeiro: Silvia Roesler Edições de Arte).
A exemplaridade da prática artística de Hélio Oiticica no Brasil contemporâneo
30 Novembro 2021, 15:30 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
O pioneirismo, a rápida evolução e aperfeiçoamento e a lúcida reflexão crítica de Hélio Oiticica nas décadas de '50 e '60.
Exame sintético das primeiras pesquisas a respeito da problemática cor-tempo-espaço nos Monocromáticos e nos Bilaterais. As primeiras obras tridimensionais de Oiticica: os Relevos e os Núcleos. A superação da arte visual: o PN1, a primeira pintura habitável pelo espetador.
A consequência fundamental desse primeiro Penetrável: a valorização do corpo como elemento determinante na perceção e as pesquisas sensoriais. Os Bólides e os Parangolés.
Bibliografia:
AA.VV. (2012): This is Brazil! (A Coruña: Ayuntamiento de A Coruña).
BRITO, Ronaldo (1999): Neoconcretismo: vértice e ruptura do projeto construtivo brasileiro (São Paulo: Cosac & Naifi).
GULLAR, Ferreira (1985): Etapas da arte contemporânea: do Cubismo ao Neoconcretismo (São Paulo: Nobel).
O entrecruzamento da poesia e da música nas práticas culturais brasileiras contemporâneas (II)
24 Novembro 2021, 15:30 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
A poética de Arnaldo Antunes. Audição de duas canções do artista: «O pulso» e «Nome não».
A consagração da tradição concreta. Breve análise da canção
«Sampa» de Caetano Veloso: a integração dos princípios da poesia concreta na
discursividade lírica da canção popular. A íntima ligação e interação entre a
poesia concreta e o tecido urbano da cidade de São Paulo.
FERNANDES JÚNIOR, Antônio (2007): Os entre-lugares do sujeito e da escritura em Arnaldo Antunes. Tese de Doutoramento apresentada ao Programa de Pósgraduação em Estudos Literários da Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista. Disponível em:
http://docplayer.com.br/45771766-Antonio-fernandes-junior-os-entre-lugares-do-sujeito-e-da-escritura-em-arnaldo-antunes.html
PAZ, Octavio (1991): Convergencias. Ensayos en arte y literatura (Barcelona: Seix Barral). Disponível em:
http://zeratul.octacom.com.br/convergencias-ensayos-en-arte-y-literatura.pdf
ZUMTHOR, Paul (1983): Introduction à la poésie orale (Paris: Ed. Du Seuil).