Sumários

O entrecruzamento da poesia e da música nas práticas culturais brasileiras contemporâneas

23 Novembro 2021, 15:30 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

A influência do Concretismo na obra de Paulo Leminski e Arnaldo Antunes. O percurso literário de Paulo Leminski e as heterogéneas influências poéticas presentes no seu discurso lírico: o rigor da construção formal de linhagem concretista, a concisão da poesia japonesa, a influência melódica da canção popular e a centralidade dos recursos visuais da publicidade. A importância do coloquialismo, da gíria na sua dicção poética. Análise do poema e canção “Verdura”.

A tradução intersemiótica.

A diversidade e riqueza da poesia pós-moderna brasileira. A confusão e fusão da dimensão escrita, visual, musical e performativa presente em certas práticas poéticas contemporâneas. O retorno (pós-moderno) da poesia às suas origens: a festa, a cerimónia, o ritual e o ato coletivo (Octavio Paz e Paul Zumthor). A mudanças provocadas pela tecnologia na produção e na receção poética (Octavio Paz).

Breve análise do poema e canção "Disneylândia", de Arnado Antunes.

Bibliografia:

PAZ, Octavio (1991): Convergencias. Ensayos en arte y literatura (Barcelona: Seix Barral). Disponível em:

http://zeratul.octacom.com.br/convergencias-ensayos-en-arte-y-literatura.pdf

PLAZA, Julio (2003) Tradução intersemiótica (São Paulo: Perspectiva).

ZUMTHOR, Paul (1983): Introduction à la poésie orale (Paris: Ed. Du Seuil).


A tridimensionalidade neoncoreta

17 Novembro 2021, 15:30 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

A tridimensionalidade nas experiências neoconcretas: os "Bichos, de Lygia Clark e os "livros-poema", os "poemas-objeto" e o "Poema enterrado", de Ferreira Gullar. Análise dos sentidos alegóricos e irónicos do "Poema enterrado".
A influência do Concretismo na obra de Paulo Leminski.
Análise dos poemas "Parker, Texaco", “Rimas da moda” e "Perhapiness".

Bibliografia:

ALBUQUERQUE, Dhynarte de Borba e (2005): Paulo Leminski: um estudo sobre o rigor e o relaxo em suas poesias [Dissertação de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Letras do Instituto de Letras da Universidade Federal de Rio Grande do Sul]:

http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/4434

BUENO, Alexei (2007): Uma história da poesia brasileira (Rio de Janeiro: G. Ermakoff).

PLAZA, Julio (2003) Tradução intersemiótica (São Paulo: Perspectiva).



Ferreira Gullar e a divergência entre o Concretismo e o Neoconcretismo

16 Novembro 2021, 15:30 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

A poesia, a visualidade e a tridimensionalidade.

A natureza-morta na obra de Ferreira Gullar.

Análise de um poema de Ferreira Gullar de 1957: a condensação da natureza-morta gullariana no poema visual. A associação de ideias sintético-ideográfica.

A teoria e a experimentação na obra tridimensional de Ferreira Gullar.


Consulta das provas escritas. Esclarecimento de dúvidas relativas à avaliação do primeiro teste.

 

Bibliografia:

BARBOSA, João Alexandre (1986): As ilusões da modernidade (São Paulo, Perspetiva).

BUENO, Alexei (2007): Uma história da poesia brasileira (Rio de Janeiro: G. Ermakoff).

PLAZA, Julio (2003) Tradução intersemiótica (São Paulo: Perspectiva).

RAMOS, Suzanny de Araujo (2017): A razão da vertigem: figurações da subjetividade na poesia de Ferreira Gullar. Tese de Doutoramento apresentada à Universidade Federal do Rio de Janeiro. Disponível em:

www.posvernaculas.letras.ufrj.br


A visualidade da proposta poética do Concretismo

10 Novembro 2021, 15:30 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

A representação da rusticidade e da mendicidade no vídeo-poema «Cidade-city-cité» e noutras propostas artísticas brasileiras. A negação do nacionalismo artístico: a reflexão sobre temas universais como o tempo e o erotismo.
Análise das composições «Pluvial/fluvial» e «Hombre hambre hembra». A visualidade da proposta poética do Concretismo. A exposição dos poemas concretos no museu.

Bibliografia:

AGUILAR, Gonzalo (2005): Poesia concreta brasileira: as vanguardas na encruzilhada modernista (São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo).

CAMPOS, Augusto de; PIGNATARI, Décio; CAMPOS, Haroldo de (1965): Teoria da poesia concreta: textos críticos e manifestos 1950-1960 (São Paulo: Atelier Editorial).

GULLAR, Ferreira (1977): Tentativa de compreensão: arte concreta, arte neoconcreta – Uma contribuição brasileira (Rio de Janeiro: Museu de Arte Moderna).



A proposta verbi-voco-visual da poesia concreta

9 Novembro 2021, 15:30 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

As (neo)vanguardas construtivas no Brasil: a importância da objetividade e do racionalismo.

A estética concretista e a mudança de eixo referencial: do rural para o emergente mundo urbano, do eu (sujeito lírico) para a plenitue da superfície gráfica e visual e a simultaneidade gráfico-espacial/acústico-oral/semântica.

Análise do vídeo-poema «Cidade-city-cité», de Augusto de Campos. A transposição da experiência urbana para a composição artística.

Bibliografia:

AGUILAR, Gonzalo (2005): Poesia concreta brasileira: as vanguardas na encruzilhada modernista (São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo).

CAMPOS, Augusto de; PIGNATARI, Décio; CAMPOS, Haroldo de (1965): Teoria da poesia concreta: textos críticos e manifestos 1950-1960 (São Paulo: Atelier Editorial).

GULLAR, Ferreira (1977): Tentativa de compreensão: arte concreta, arte neoconcreta – Uma contribuição brasileira (Rio de Janeiro: Museu de Arte Moderna).