Sumários
O tópico da América festiva e o Carnaval
19 Outubro 2021, 15:30 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
O fenómeno da contaminatio na cultura popular: a ‘transferência’ dos valores da exuberância e da Beleza presentes na idealização edénica da natureza brasileira para os seus moradores: Carmen Miranda, símbolo de um Brasil de 'exportação', de prazer e extravagância. O tópico da América festiva.
Análise de um excerto da obra Rio de Janeiro – Carnaval no fogo, de Ruy Castro, sobre o Carnaval: o significado real e simbólico do Carnaval. O olhar ‘de fora’ e ‘de dentro’ a respeito desse fenómeno cultural.
Bibliografia:
CABRAL, Sérgio (1993): No tempo de Ary Barroso (Rio de Janeiro: Editora Lumiar).
DAMATTA, Roberto (1997): Carnavais, malandros e heróis: para uma sociologia do dilema brasileiro (Rio de Janeiro: Rocco [6ª ed.]).
VIANNA, Hermano (1995): O mistério do samba (Rio de Janeiro: Jorge Zahar).
A nova geração do samba: o samba-canção e a utopia musical de um Brasil edénico
13 Outubro 2021, 15:30 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
A importância da cultura de massas como instrumento de propaganda durante o Getulismo. O poder da censura. A divulgação do samba e de uma certa imagem nacional através da rádio.
Bibliografia:
CABRAL, Sérgio (1993): No tempo de Ary Barroso (Rio de Janeiro: Editora Lumiar).
VIANNA, Hermano (1995): O mistério do samba (Rio de Janeiro: Jorge Zahar).
Dois géneros (e matrizes) fundamentais e diversos da música popular brasileira: o choro e o samba.
12 Outubro 2021, 15:30 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
O choro: um género eminentemente instrumental, caraterizado e apreciado por causa do virtusismo e a capacidade de improvisação. O teor melancólico do choro.
O avesso do choro: o Brasil festivo do samba.
Origens e evolução do samba: um género embelecido e transformado a partir das influências musicais afro-brasileiras. O nascimento do samba carioca na Praça Onze, a ‘pequena África’ dos imigrantes que se deslocaram para a capital por causa do declínio das plantações de cacau e café da Bahia e da abolição da escravatura.
Os compositores da cidade e os compositores do morro: o samba comercial e o samba festivo e efémero.
A nova geração do samba da década de 1930: a 'mudança de endereço' do samba e a popularização do género entre a classe média: a mudança dos bairros degradados do centro da cidade para o mais respeitável Bairro de Vila Isabel.
Bibliografia:
CABRAL, Sérgio (1997): Pixinguinha, vida e obra (Rio de Janeiro: Editora Lumiar).
RANGEL, Lúcio (1962): Sambistas e chorões (Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves).
Bibliografia: CALDAS, Waldenyr (1985): Iniciação à música popular brasileira (São Paulo: Ática).
MACGOWAN, Chris (1999): Le son du Brésil: samba, bossa nova et musique populaire brésilienne (Paris: Lusophone).
TRAVASSOS, Elizabeth (2000): Modernismo e música brasileira (Rio de Janeiro: Jorge Zahar).
Primitivismo e vanguarda no Modernismo brasileiro: o “Manifesto Antropófago” e a pintura de Tarsila do Amaral
6 Outubro 2021, 15:30 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
A evolução do diálogo entre o primitivismo e a arte moderna: o "Manifesto Antropófago".
Análise de alguns excertos do manifesto de Oswald de Andrade e, complementarmente, da pintura “O Abaporu” de Tarsila do Amaral.
A pintura antropofágica de Tarsila do Amaral. Análise inicial da pintura "O Abaporu": a emancipação através da nomeação (a escolha no título de uma palavra de origem tupi), a evocação da especificidade nacional (através do oswaldiano “azul cabralino”, do sol, da vegetação e do indígena), a representação distorcida do antropófago e o simbolismo dos pés imensos (a representar a posse da terra), a representação das formas distorcidas e geometrizadas e a influência do cubismo e o uso subjetivo das cores e a influência do fauvismo de Matisse.
Análise de alguns excertos do manifesto oswaldiano a partir do estudo de “O Abaporu”: a Antropofagia e a metáfora do processo de formação crítica da cultura brasileira, a recusa da imposição de modelos culturais europeus, a saudade e o exotismo na visão do Brasil.
Visualização e análise de um breve fragmento do documentário "Brasileirinho": um género eminentemente instrumental, caraterizado e apreciado por causa do virtusismo e a capacidade de improvisação. O teor melancólico do choro. O hibridismo musical do choro e a integração das diferentes matrizes culturais brasileiras.
Bibliografia:
AA.VV. (2005): Seria uma rima, não seria uma solução: a poesia modernista. Antologia organizada e apresentada por Abel Barros Baptista e Osvaldo M. Silvestre (Lisboa: Cotovia).
HELENA, Lucia (1986): Modernismo brasileiro e vanguarda (São Paulo: Editora Ática).
ODILON, Marcus (2001): Antropofagia, existiu ou não? (João Pessoa: Sal da Terra [2ª ed]).
A poesia e a pintura "Pau-Brasil"
29 Setembro 2021, 15:30 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
A reorientação do Modernismo: uma cultura e uma vanguarda especificamente brasileira. A mediação entre o primitivismo e a arte moderna: o "Manifesto Pau-Brasil".
Análise de alguns excertos do manifesto de Oswald de Andrade e, complementarmente, das pinturas "A negra", "São Paulo" e “O mamoeiro” de Tarsila do Amaral.
Bibliografia:
AA.VV. (1972): Semana de 22 – Antecedentes e consequências (São Paulo: Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand).
BOAVENTURA, Maria Eugênia (2000): 22 por 22: a Semana de Arte Moderna vista pelos seus contemporâneos (São Paulo: Edusp).
FABRIS, Annateresa (1994): O futurismo paulista (São Paulo: Perspectiva).
HELENA, Lucia (1986): Modernismo brasileiro e vanguarda (São Paulo: Editora Ática).