Sumários
26 Março 2020, 08:00
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Chiara Truppi
A aula de hoje consiste em dois exercícios de comparação entre os CGG e os CAG.
(1) Na base duma lista de itens lexicais dos CGG e dos CAG, os alunos deverão (i) individuar dois grupos (e relativos subgrupos) de línguas e indicar os elementos linguísticos à base da indiduação dos grupos; (ii) indicar quais das palavras não são relacionadas com o português; (iii) refletir sobre as implicações do método comparativo.
(2) Através da plataforma APICS online, os alunos deverão (i) comparar algumas caraterísticas morfossintáticas (formação do plural, posição da negação e posição das partículas TMA) entre os quatro CGG; (ii) comparar os resultados com dois CAG (no mínimo, um insular e um continental).
Os resultados serão discutidos através do fórum ou por email.
24 Março 2020, 08:00
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Chiara Truppi
Conteúdos da aula (apresentação acompanhada por ficheiro áudio):
- análise do léxico português e africano partilhado pelos crioulos do Golfo da Guiné (incl. itens funcionais como os pronomes de sujeito e os marcadores de tempo-modo-aspeto);
- análise de certas caraterísticas fonológicas (segméntos lábio-velares e harmonia vocálica ATR);
- demonstração da influência de línguas do Delta do Niger (em particular, Edo) na formação dos CGG.
19 Março 2020, 08:00
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Chiara Truppi
A aula de hoje consiste num exercício de reflexão sobre a história dos crioulos do Golfo da Guiné. Na base da aula passada e na base da leitura do artigo “As línguas de S. Tomé e Príncipe” (Hagemeijer 2009), os alunos responderão a algumas perguntas sobre tópicos centrais da história linguística desta área. Em particular, trata-se de perguntas sobre:
- as consequências da miscigenação e da alforria do inicio do século XVI;
- as fases mais importantes da história desta área e as suas consequências a nível da formação e do desenvolvimento dos CGG,
- o substrato mais provável para os quatro crioulos da área.
17 Março 2020, 08:00
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Chiara Truppi
- Introdução aos crioulos do Golfo da Guiné
- Breve história do Golfo da Guiné (povoamento das ilhas, miscigenação e alforria, fase de habitação e fase de plantação)
- Relação linguística entre os CGG: proto-crioulo e substrato
- Referências históricas aos CGG
- Situação sociolinguística atual do Golfo da Guiné
> Modalidade da aula: apresentação video, gravada e partilhada com os alunos
12 Março 2020, 08:00
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Chiara Truppi
Devido às medidas tomadas pela FLUL contra o COVID 19, a aula não teve lugar presencialmente. Foi substituida pela atribuição da leitura dum artigo sobre os crioulos do Golfo da Guiné. Trata-se do artigo "As línguas de S. Tomé e Príncipe" de Tjerk Hagemeijer (2009).
O artigo representa uma introdução ao estudo dos crioulos do Golfo da Guiné, que serão o tópico das próximas aulas. Portanto, a leitura deste artigo tem a finalidade de fornecer uma introdução ao tópico e uma integração das próximas aulas (planeadas em forma de vídeos e comentários através dum fórum que criei no google groups).