Sumários

Do "Nouveau Roman" a "Marienbad" (2)

15 Novembro 2018, 10:00 Fernando Guerreiro

4. as relações entre Literatura e Cinema (B. Pingaud): 4.1. "espectacularização" da linguagem (literatura) / "discursivização" do cinema: incorporação/ interiorização do discurso (função do comentário em "off", de "Citizen Kane" de Orson Welles ao documentário de Alain Resnais); 4.2 da crítica da "tirania da imagem" e do carácter "visual" do cinema ao cinema da "duração" e da "subjectivação" ("mental" - caso de "Marienbad); 4.3. o cinema seguindo Robbe-Grillet: i) um narrador exterior , distanciado e localizado: como "testemunha"/ "observador" ("voyeur"); ii) modo no Presente do Indicativo das imagens: impossibilidade do discurso da "memória" e do "flashback"; iii) subjectivação e trabalho do espectador (activo, criador).

Bibliografia: entrevista de Resnais e Robbe-Grillet aos Cahiers du Cinéma (1961) (pasta da cadeira)


Do "Nouveau Roman" a "Marienbad"

13 Novembro 2018, 10:00 Fernando Guerreiro

1. a 2ª modernidade do pós-guerra em França (1945-1959) dois momentos: na Literatura, o "Nouveau Roman", no Cinema, a "Nouvelle Vague";
2. uma nova concepção de cinema: a "caméra-stylo" de Alexandre Astruc (1948): uma forma mais directa, instrumental de cinema como "caligrafia"=escrita das emoções e do pensamento (o exemplo de "Citizen Kane" de Orson Welles, 1941);
3. o "Nouveau Roman": um "novo realismo" (Robbe-Grillet)? 
3.1. uma "école du regard" (Barthes): literatura óptica, objectiva; realismo míope (do "pormenor"); estética das "superfícciss"; "exterioridade" das coisas (vs) a sua "interpretação"= "significação" (Robbe-Grillet);, 
3.2. centralidade da "descrição": óptica, total, exaustiva, espectacular; mais "horizontal" (sintagmática)> vector do Espaço do que "vertical" (paradigmática)> vector do Tempo; fragmentação/ descontinuidade do "pormenor" (vs) articulação narrativa (a impossibilidade de "raconter"= contar); literalidade (denotação) não "conotação" (crítica da Metáfora);
3.3. autoreferencialidade da noção de "escrita" (Robbe-Grillet).
* projecção da CM de Alain Resnais, "Le Chant de Styrène" (1958) , com texto de Raymond Queneau
Bibliografia: Roland Barthes, "Littérature Objective" (pasta da cadeira)
ATENÇÃO:  o 2º Teste f ficou marcado para dia 20 de Dezembro (5ªf) em vez de dia 18


Exercício escrito

8 Novembro 2018, 10:00 Fernando Guerreiro

Exercício escrito


Manoel de Oliveira, "Benilde" (2)

6 Novembro 2018, 10:00 Fernando Guerreiro

Projecção (comentada) e um dvd do filme "Benilde" de Manoel de Oliveira (1975)

ATENÇÃO: o TESTE de 5ªf (10-12h) é no Anfiteatro I


Manoel de Oliveira, "Benilde" (1975)

30 Outubro 2018, 10:00 Fernando Guerreiro

1.as relações entre Teatro e Cinema segundo do autor; 2. o cinema em transe: a repossessão do teatro pelo cinema- os Planos-sequência do início e do fim do filme (Bénard da Costa): a "encarnação" como figura do paradoxo da imagem de cinema; 3. um cinema da luz e das sombras (da projecção): a dupla referência ao cinema mudo e ao expressionismo; 4. um cinema da "palavra": a "dicção" como "mostração"; o Som como 3D (fora de campo) da imagem; a construção de uma posição de "escuta" (do "especctador"); 5. o Tempo na imagem (a "imagem-tempo", Deleuze); 6. o filme como lugar de tensão/ irresolução das relações entre teatro e cinema.
AVISO: o teste de dia 8 de Novembro (5ªf) é no Anfiteatro I