Sumários

J. Conrad , "The Return" (2)

9 Outubro 2018, 10:00 Fernando Guerreiro

2. "The Return" (cont.): 2.5. a questão do desejo": o que "é"/ "quer" uma mulher?a.5.1. alegorização pelo grupo decorativo (Arte Nova)  da relação entre masculino (o motivo do dragão) e feminino ( a chama (borboleta)d e gás);; 2.5.2. a figura da "mulher": i) a sua "idealização" na "lenda" (idílio) do enamoramento masculino;  ii) características: ausência do Nome  próprio; extensão da imagem (narcísica) do marido; da imagem idealizada à espessura do Símbolo; 2.5.3. a interrogação de Alvan sobre o "acto" da mulher: porquê o regresso?;2.5.4. a ruptura de Alvan: uma Nora masculina? (paralelo com a Nora de "A Casa de Bonecas" de Ibsen)..


Joseph Conrad, "the Return" (1)

4 Outubro 2018, 10:00 Fernando Guerreiro

1. um texto de mudança ("Author's Note"): um escritor moderno, entre Simbolismo e Impressionismo (Prefácio de "O Negro do Narciso");  a relação com o Cinema (G- Moore).
2. "The Return" ( Tales of Unrest, 1898): 2.1. simbolismo na caracterização dos personagens e do seu universo social; 2.2. o personagem de Alvan Hervey: um programa de sentido inscrito no nome; 2.3 a situação de especularidade da imagem: do sósia à espectralização; 2.4. o motivo da "carta": como sinal acrescentado, a mais, que desequilibra a representação; a omissão do texto da carta; o Som enquanto Imagem; efeitos em Alvan; a carta como catástrofe (escândalo) mas também abertura a outro plano de valores (cont.).
* projecção de "L'arrivée d'un train à la Gare de La Ciotat", dos Lumière (1896)
Bibliografia: artº de George Moore sobre Conrad e o cinema na pasta da cadeira (verde)


J. Epstein, "La Chute de la Maison Usher" (2)

2 Outubro 2018, 10:00 Fernando Guerreiro

2.2. a questão da Imagem: 2.2.2. no plano do não-figural: a imagem do Som: i) da harmonia (musical) à dissonância (ruído); ii) modalidades de figuração do som (invisível): o motivo do "vento", momentos associativos rítmicos (de cinema "puro"), o efeito do "ralenti" (slow motion"); o motivo do "véu" (cauda do real, rasto do imaginário); 2.3. a resolução "feliz" da crise: i) erotização do fantasma de Madeline (como esposa e não irmã);ii) a fusão da imagem, reintegração no uno; iii) Madeline como Eurídice que sobrevive.
* projecção (comentada) de um dvd do filme de J. Epstein, assim como do final da versão de Roger Corman
Bibliografia: artº de Christopher Wall-Romana na pasta da cadeira (verde, nº4)
Ler para a próxima aula o conto "The Return" de J Conrad (Antologia de Textos Literários)


J. Epstein, "La Chute de la Maison Usher" (1928)

27 Setembro 2018, 10:00 Fernando Guerreiro

Poe (cont): 3.2 o modelo de Pintura de Roderick: a alucinação da imagem; a divisão dos sentidos, Ver/ Ouvir; a imagem do som, a objectivação do fantasma. 4.um Fantástico da "antecipação": carácter cósmico do desastre e ausência de catarse.
Jean Epstein: 1) o cinema da 1ª Vanguarda francesa (1919-1928): um cinema visual e da luz ("impressionista"):  cineplastia (Élie Faure) e a noção de Fotogenia  como o "especificamente cinematográfico" e revelação do carácter simbólico (animista) das coisas (Epstein); 2. Usher ": um filme feio através de Eureka (Jean Louis Schefer); 3. a questão da Imagem: 3.1. no plano figural - a referência à Pintura (via O Retrato Oval) o "quadro vivo" (de cinema) de Madeline; a "spltagem" da imagem: do "figural" ao "espectral" - uma imagem por sobreposição, palimpsesto.
* projecção da sequência 12 ("O Retrato Oval") de Vivre sa Vie  de Jean-Luc Godard (1963)


Poe, "The Fall of the House of Usher"

25 Setembro 2018, 10:00 Fernando Guerreiro

1. um simbolismo das formas": a forma "conto";autorreflexividade (o poema, "The Haunted Palace", como sua "mise en abyme"); o carácter modelar do 1º parágrafo (figura/hieróglifo do todo); a Descrição como dispositivo projectivo do conto (Fantasmagoria).
2. a Casa como "galeria de espelhos" (Lanterna Mágica) e "construção viva" : 2.1. a noção de "sentience" (sensibilidade + Logos=Verbo, discurso inscito na matéria das coisas); 2.2. o retrato (simbólico) dos personagens: Roderick e Madelin; a cisão do andrógino original; o fantasma de Madelin como verdadeira imagem de Roderick; 3. a questão da Imagem: como "paradoxo", associação de diferentes/ contrários; 2.2 o modelo de Pintura de Roderick: uma pintura da Ideia (cont.)
* projecção do flashback sobre as origens da casa e da família dos Usher no filme de Roger Corman (1960)
Bibiografia: ler o conto "O Retrato Oval" para a próxima aula