Sumários

Poe: uma teoria de espectros

20 Setembro 2018, 10:00 Fernando Guerreiro

1. uma concepção simbólica do universo, do homem e da arte (Eureka, 1848); a alegoria da "gruta" de Platão (República, Livro VII) e o cinema como dispositivo de projecção de "espectros" (Derrida); a reacção de Gorki em 1896.

2. o Fantástico como discurso da "hesitação" (Todorov); o novo fantástico (subjectivo, psíquico): a relação com a física dos imateriais - magnetismo (mesmerismo), electricidade - e as novas ciências do homem - fisiognomia, psiquiatria; a nova figura do "artista": o "nervosismo" (Hoffmann, Poe, Roderick Usher).

* projecção da sequência de Lanterna Mágica de Fanny e Alexander  de Bergman; do roubo da imagem no espelho em O Estudante de Praga de Stellan Rye (1913) e do filme Edgar Allen Poe de D.W. Griffith (1909).

Bibliografia: excerto da entrevista de Jacques Derrida aos Cahiers du Cinéma , 2001 (pasta da cadeira, reprografia verde, nº4)

          Ler para a próxima aula o conto A Queda da casa de Usher  de E. A. Poe (Antologia de textos literários)


Apresentação. O pedido do Cinema na Literatura.

18 Setembro 2018, 10:00 Fernando Guerreiro

1. Apresentação do Programa.1.1.  Materiais de apoio: Antologia de textos críticos (fotocopiadora azul) + Antologia de textos Literários (fotocopiadora verde); pasta da cadeira (fotocopiadora verde, nº5). 1.2. Avaliação: dois testes escritos (45% cada) + participação, regularidade, frequência (10%). Datas dos testes: 8 Novb/ 18 Dzb. Aula de Avaliação: 8 Janeiro.
2.O Cinema como pedido da Literatura nos séculos 18/19.
2.1. o século 18 e o momento do Seensualismo: o novo saber da Estética (Baumgarten, 1750): o belo sensível, centração na recepção e no sujeito; uma estética de efeitos (a categoria do Patético).
2.2. dos momentos do Fantástico: 2.2.1. um Fantástico óptico e especular; o dispositivo da Lanterna Mágica: divisão (diabolia), ampliação, deformação, movimento - entre as imagens, na imagem e na imaginação do espectador (como transporte: metáfora). 2.2.2. o Fantástico espectral: da imagem fixa especular (no espelho) - fixa, objectiva, temática do Duplo (Hoffmann, "Der Sandmann", Poe, "William Wilson") -  à imagem espectral, solta e desmaterializada: a Fantasmagoria de Robertson ; o motivo do Fantasma (Maupassant, "Le Horla").
Bibliografia: páginas de "Eureka" de Poe, a ler para a próxima aula