Sumários
Gus Van Sant, "Paranoid Park" (2)
14 Dezembro 2016, 14:00 • Fernando Guerreiro
4. Da Literatura - o interior / a moral (catarse) - ao cinema - o exterior/ o estético; 4.1. a deflação da catarse: uma estética da imanência: a refundação do espaço-tempo, o "de fóra"; 4.2. um cinema mental (=poesia): uma forma-fluxo : o "ralenti"como visiblização do espaço "entre"; o discurso interior das coisas/ real (Pasolini).
* projecção (comentada) de um dvd do filme e de uma sequência de "Wassap Rockers" de Larry Clark
2º TESTE: 4ºf= 4 de Janeiro, das 14-16h, s. 2.13 (a do 1º teste); teste sem consulta
Gus Van Sant, "Paranoid Park" (1)
12 Dezembro 2016, 14:00 • Fernando Guerreiro
1. um cinema-poesia (Sklovsky): da pintura bidimensional ("Elephant") a uma pintura matéria, de texturas ("Paranoid Park"): a imagem-palimpsesto (=cristal); 2. o plano da Enunciação: de onde vêm as imagens dos skaters?; qual o seu grão/ matéria?; subjectivas ou objectivas?; a indeterminação/ imponderabilização do real/ imagens pelo efeito de "slow-motion", do Grande-plano, da repetição ou da atmosfera sonora; 3. uma estrutura narrativa não linear/ cronológica (Blake Nelson) mas "baralhada" ou estruturada pelo "vazio"; carácter originário da "morte" e da "imagem-trauma" (efeitos de divisão do sujeito e do signo cinematográfico" a cena do chuveiro).
* projecção de uma sequência de "Elephant" de Gus Van Sant
"Paranoid Park", romance de Blake Nelson (2006)
7 Dezembro 2016, 14:00 • Fernando Guerreiro
1. plano do "género": modalidades de Enunciação da "carta"; plano do "discurso": um "Monólogo interior" com flashes dissociativos de "corrente de consciência"; 2. a contextualização social e a descrição do meio dos "skaters" em Portland: Paranoid Park como não-lugar, lugar de teste/ iniciação mas também horizonte/ ponto de fuga; 3. a crise da "família" (o divórcio) e a problemática do "sexo" (mais "simulação" do que "acto"); 4. a temática da "culpa" (Dostoiewski): desresponsabilização dos pais/ adultos; o motivo da "confissão" e a "carta" como saída do impasse; 5. a "imagem-trauma" do acidente: "schize" (descorporação) do sujeito: registos da alucinação, do sonho e do cinema; imersão do sujeito num universo (aquário) de imagens - mundo reproduzido e diferido pelos dispositivos de vídeo e TV
Modalidades de subjectivação do discurso no cinema
5 Dezembro 2016, 14:00 • Fernando Guerreiro
Godard, "Week-end" (2)
30 Novembro 2016, 14:00 • Fernando Guerreiro