Sumários

Feriado

5 Outubro 2016, 14:00 Fernando Guerreiro

Não houve aula. Feriado do 5 de Outubro


J. Epstein, "La Chute de la Maison Usher" (2)

3 Outubro 2016, 14:00 Fernando Guerreiro

2.2. a questão da imagem: 2.2.2. no plano não-figural: a imagem do Som: i) da harmonia (musical) à dissonância (ruído); ii) modalidades de figuração do som (=invisível): o motivo do "vento"; momentos associativos rítmicos (de "cinema puro"); o efeito do "ralenti" ("slow-motion"); o motivo do "véu" (cauda do real, rasto do imaginário); 2.3. a resolução "feliz" da crise: i) erotização do fantasma (Madeline como esposa); a fusão da imagem= reintegração no Uno; iii) a imagem-hieróglifo.

* projecção (comentada) de um dvd do filme , assim como do final do filme de Corman

Bibliografia: artº de Christopher Wall-Romana na pasta da cadeira (fotovopiadora verde)

ATENÇÃO: a aula de 2ªf é no Anf.III com uma "masterclass" do realizador franco-libanês Wissam Charaf - no âmbito da 17ª Festa do Cinema Francês


Jean Epsetein: "La Chute de la Maison Usher" (1928)

28 Setembro 2016, 14:00 Fernando Guerreiro

Poe (cont): 3.2. o modelo de pintura de Roderick: uma pintura da Ideia; 3.3. a alucinação da imagem: a divisão os sentidos, Ver/ Ouvir; a imagem do Som, a objectivação do Fantasma,
J. Epstein: 1) o cinema da 1ª Vanguarda francesa (1919/1928): um cinema visual e da luz ("impressionista"); a noção de Fotogenia; "Usher", um filme feito através de "Eureka" (JL Schefer); 2. a questão da Imagem: 2.1. no plano figural -a referência à Pintura (via "O Retrato Oval"); o quadro "vivo" (de cinema) de Madeline; a "splitagem" (dissociação) da imagem: do figural ao espectral - uma imagem por sobreposição, palimpsesto.
* projecção do quadro 12  ("O Retrato Oval") de "Vivre sa Vie" de Jean Luc Godard


Poe, "The Fall of the House of Usher"

26 Setembro 2016, 14:00 Fernando Guerreiro

"The Fall of the House of Usher": 1. um simbolismo das formas: a forma "conto"; o caráter modelar do 1º parágrafo (figura/ hieróglifo do todo); o dispositivo projectivo do conto como "Fantasmagoria" (Mark Byron); 2. a Casa como galeria de espelhos (Lanterna Mágica) e construção viva: 2.1. a noção de "sentience" (sensibilidade + Logos= Verbo, discurso inscrito na matéria das coisas); 2.2. o retrato (simbólico) dos personagens: Roderick e Madelin; a cisão do andrógino original; o fantasma de Madelin como verdadeira imagem de Roderick; 3. a questão da Imagem: 3.1. a concepção heterológica do Belo/ Imagem: Igualdade (Simetria) + Surpresa (Desconhecido) >Belo e deformidade.

DATA TESTES (alteração): 9 de Novembro (4ªf) / 4 de Janeiro (4ªf), nos  dois casos na sala 2.13



Poe: uma teoria de espectros

21 Setembro 2016, 14:00 Fernando Guerreiro

1. uma concepção simbólica do universo, do homem  e da arte ("Eureka", 1848); a alegoria da "gruta" de Platão ("República", VII) e o cinema como dspositivo de projecção de espectros (Derrida); a reacção de Gorki em 1896;
2. o Fantástico como discurso da "hesitação" (Todorov): o novo fantástico (subjectivo, psíquico): a relação com a física dos imateriais -magnetismo (mesmerismo), electricidade - e as ciências do homem - fisiognomia, frenologia , psiquiatria; a nova figura do "artista": o "nervosismo" (Hoffmann, Poe, Roderick Usher)
* projecção da sequência da "Lanterna Mágica" de "Fanny e Alexander" de Ingmar Bergman
Bibligrafia: excerto da entrevista de Derrida aos Cahiers du Cinéma (2001) (pasta da cadeira, fotocopiadora verde)