Sumários
J. Epstein, "La Chute de la Maison Usher" (2)
3 Outubro 2016, 14:00 • Fernando Guerreiro
2.2. a questão da imagem: 2.2.2. no plano não-figural: a imagem do Som: i) da harmonia (musical) à dissonância (ruído); ii) modalidades de figuração do som (=invisível): o motivo do "vento"; momentos associativos rítmicos (de "cinema puro"); o efeito do "ralenti" ("slow-motion"); o motivo do "véu" (cauda do real, rasto do imaginário); 2.3. a resolução "feliz" da crise: i) erotização do fantasma (Madeline como esposa); a fusão da imagem= reintegração no Uno; iii) a imagem-hieróglifo.
* projecção (comentada) de um dvd do filme , assim como do final do filme de Corman
Bibliografia: artº de Christopher Wall-Romana na pasta da cadeira (fotovopiadora verde)
ATENÇÃO: a aula de 2ªf é no Anf.III com uma "masterclass" do realizador franco-libanês Wissam Charaf - no âmbito da 17ª Festa do Cinema Francês
Jean Epsetein: "La Chute de la Maison Usher" (1928)
28 Setembro 2016, 14:00 • Fernando Guerreiro
Poe, "The Fall of the House of Usher"
26 Setembro 2016, 14:00 • Fernando Guerreiro
"The Fall of the House of Usher": 1. um simbolismo das formas: a forma "conto"; o caráter modelar do 1º parágrafo (figura/ hieróglifo do todo); o dispositivo projectivo do conto como "Fantasmagoria" (Mark Byron); 2. a Casa como galeria de espelhos (Lanterna Mágica) e construção viva: 2.1. a noção de "sentience" (sensibilidade + Logos= Verbo, discurso inscrito na matéria das coisas); 2.2. o retrato (simbólico) dos personagens: Roderick e Madelin; a cisão do andrógino original; o fantasma de Madelin como verdadeira imagem de Roderick; 3. a questão da Imagem: 3.1. a concepção heterológica do Belo/ Imagem: Igualdade (Simetria) + Surpresa (Desconhecido) >Belo e deformidade.
DATA TESTES (alteração): 9 de Novembro (4ªf) / 4 de Janeiro (4ªf), nos dois casos na sala 2.13
Poe: uma teoria de espectros
21 Setembro 2016, 14:00 • Fernando Guerreiro
1. uma concepção simbólica do universo, do homem e da arte ("Eureka", 1848); a alegoria da "gruta" de Platão ("República", VII) e o cinema como dspositivo de projecção de espectros (Derrida); a reacção de Gorki em 1896;
2. o Fantástico como discurso da "hesitação" (Todorov): o novo fantástico (subjectivo, psíquico): a relação com a física dos imateriais -magnetismo (mesmerismo), electricidade - e as ciências do homem - fisiognomia, frenologia , psiquiatria; a nova figura do "artista": o "nervosismo" (Hoffmann, Poe, Roderick Usher)
* projecção da sequência da "Lanterna Mágica" de "Fanny e Alexander" de Ingmar Bergman
Bibligrafia: excerto da entrevista de Derrida aos Cahiers du Cinéma (2001) (pasta da cadeira, fotocopiadora verde)