Sumários
9 Novembro 2016, 14:00
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Fernando Guerreiro
Exercício escrito
7 Novembro 2016, 14:00
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Fernando Guerreiro
Projecção (comentada) de um dvd de "Benilde" de Manoel de Oliveira.
NOTA: Teste, 4ªf (14-16h), sala 2.13. Levar folha de teste. O exercício, sem consulta, terá 3 temas dos quais os alunos escolherão 2.
2 Novembro 2016, 14:00
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Fernando Guerreiro
1. as relações entre Cinema e Teatro segundo o autor; 2. o cinema em transe: a repossessão do teatro pelo cinema - os Planos-sequência do início e do fim do filme; a "encarnação" como figura do paradoxo da imagem de cinema; 3. um cinema da luz e das sombras (da projecção) : a dupla referência ao cinema mudo e ao expressionismo; 4. um cinema da "palavra": a "dicção" como "mostração"; o Som como 3D (fora de campo) da imagem; a construção de uma posição de "escuta" (do espectador); 5. o Tempo na imagem (a "imagem-Tempo", Deleuze); 6.o filme como lugar da tensão/ irresolução das relações entre teatro e cinema.
* projecção da abertura de "As pinturas do meu irmão Júlio" de M. Oliveira (1965)
Bibliografia: textos de Mathias Lavin e Randall Johson na pasta da cadeira (verde, 1)
31 Outubro 2016, 14:00
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Fernando Guerreiro
1. a Presença: modernidade ou contra-revolução (Eduardo Lourenço)?;Régio e o cinema;
2. um teatro entre o Simbolismo e o Expressionismo: do Teatro da Palavra ao Teatro-Espectáculo (o "Posfácio" de 1940 e o "Preâmbulo" de 1948: um teatro do Personagem: Benilde com Símbolo=Alegoria;
3. "Benilde": 3.1. um drama da "encarnação" (Sena) modalizado pelo naturalismo e o expressionismo; as marcas do cinema na 1ª didascália e na "grande cena muda" do IIº acto; 3.2. um personagem do espaço do "entre": entre o Sublime e a Comédia (simulação, histeria); 3.3. de onde fala Benilde?: um discurso entre o delírio e a verdade; o duplo interdito do sexo e da nomeação (do "outro"); 3.4. a "grande cena muda" do Fantasma: a objectivação / realização do Fantasma (o encontro com o Anjo): complexidade e impasses da posição mística - o "sacrifício" (a morte) como saída fundadora (Sena).
26 Outubro 2016, 14:00
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Fernando Guerreiro
2.2. as diferentes naturezas do teatro e do cinema: o ponto de vista de Luckacs (1913); 2.3. a nova figura do actor de cinema (W. Benjamin);
3. a presença do Teatro no Cinema: 3.1. do plano aberto, centrífugo, do "cinema de atracções" ao cubo perspectivo cénico: o "plano" como "quadro"/ "cena"; o "découpage" narrativo em cenas; 3.2. a (re)teatralização do cinema com o sonoro (anos 30): "Film d'Art sonorisé" (R. Clair); 3.3. o cinema revelador do teatro (anos 40/ 50) (A, Bazin).
* projecção dos filmes "Those Awfull Hats" e "A Drunkwars's Reformation" (ambos de 1909) de D.W. Griffith e "L'Assassinat du Duc de Guise", de A. Calmettes/ Le Bargy ("film d'art", 1908).
Bibliografia: Jacques Aumont, "O Cinema e a Encenação" (texto&grafia, 2010(