Sumários
O Teatro no Cinema
24 Outubro 2016, 14:00 • Fernando Guerreiro
1. O Cinema como pedido do Teatro (N. Vardac): a revolução romântica do drama e do melodrama: uma estética sensacionalista (realista, ilusionista, mecânica) do "quadro"; o teatro naturalista (Antoine) e o melodrama espectacular americano do fim do século XIX (B. Singer): picturalismo cenográfico + realismo fotográfico (Vardac);
2. a resistência da Literatura ao Cinema: 2.1. a crítica de Pirandello em "Si Gira!" (1915); o efeito letal e de espectralização do real/ vida no cinema (M. Gorki); o duplo exílio do actor: da cena e de si; o cinema como dispositivo de reprodução mecânica e não arte (Maikowski); 2.2. as diferentes naturezas do teatro e do cinema (tabela de oposição de características/ categorias): o ponto de vista de Luckacs (1913) (cont.).
Bibliografia: pasta da cadeira (fotocopiadora verde): A. Bazin, "Teatro e Cinema" , páginas sobre o "actor de cinema" de "A Obra de arte na época da sua reprodutibilidade técnica" de Walter Benjamin
Patrice Chéreau, "Gabrielle" (2)
19 Outubro 2016, 14:00 • Fernando Guerreiro
"Gabrielle" de Patrice Chéreau (1)
17 Outubro 2016, 14:00 • Fernando Guerreiro
2. J Conrad, "The Return" (cont.): 2.5.1. a figura da "mulher": i) a sua "idealização" na "lenda" (idílio) do enamoramento (masculino); ii) características: ausência do Nome próprio; extensão da imagem (narcísica) do marido; da imagem idealizada à espessura do Símbolo; 2.5.2. a interrogação de Alvan sobre a razão do "acto" da mulher: porquê o regresso?; a ruptura de Alvan: uma Nora masculina? (paralelo com a Nora de "A Casa de Bonecas" de Ibsen).
"Gabrielle" de Patrice Chéreau. Do Som à Letras: a literalidade da Imagem
1. modalidades de "narração" (no cinema): a "mostração" ("showing") e a "narração" ("telling");
2. "Gabrielle": mais "mostração" do que "narração": 2.1. pela Imagem: "transvisualização" do texto; 2.2.pelo som: mais "discurso" do que "récit"; actualidade da situação de "performance"; 2.3. pela cor: diferentes registos, subjectivação; 3. o plano dos personagens: 3.1. caso de Jean: reerotização do desejo; passagem ao acto (cont.)
Joseph Conrad, "The Return" (1)
12 Outubro 2016, 14:00 • Fernando Guerreiro
1. um texto de mudança (Author's note"): um escritor moderno, entre Simbolismo e Impressionismo (Prefácio do "Negro do Narciso");
Masterclass.
10 Outubro 2016, 14:00 • Fernando Guerreiro
Masterclass com o realizador franco-libanês Wissam Charaf a propósito do seu filme "Tombé du Ciel".
Extensão do Festival de cinema Francês de 2016