Sumários

O Teatro no Cinema

24 Outubro 2016, 14:00 Fernando Guerreiro

1. O Cinema como pedido do Teatro (N. Vardac): a revolução romântica do drama e do melodrama: uma estética sensacionalista (realista, ilusionista, mecânica) do "quadro"; o teatro naturalista (Antoine) e o melodrama espectacular americano do fim do século XIX (B. Singer): picturalismo cenográfico + realismo fotográfico (Vardac);

2. a resistência da Literatura ao Cinema: 2.1. a crítica de Pirandello em "Si Gira!" (1915); o efeito letal e de espectralização do real/ vida no cinema (M. Gorki); o duplo exílio do actor: da cena e de si; o cinema como dispositivo de reprodução mecânica e não arte (Maikowski); 2.2. as diferentes naturezas do teatro e do cinema (tabela de oposição de características/ categorias): o ponto de vista de Luckacs (1913) (cont.).

Bibliografia: pasta da cadeira (fotocopiadora verde): A. Bazin, "Teatro e Cinema" , páginas sobre o "actor de cinema" de "A Obra de arte na época da sua reprodutibilidade técnica" de Walter Benjamin


Patrice Chéreau, "Gabrielle" (2)

19 Outubro 2016, 14:00 Fernando Guerreiro

"Gabrielle" (cont.): 3. o plano dos personagens: 3.2. Gabrielle: figura com Nome próprio; autonomia do discurso do desejo; dupla decepção; figurações do corpo - do "incarnat" ao corpo agónico; 4.. o dispositivo do cinema: 4.1. o cinema como teoria dos espectros: o regresso do primeiro cinema; 4.2. a relação Som/ Imagem: a letra (carta) como alucinação do som na imagem; o texto (escrito) como tipografia e redução do sentido; 4.3 a relação com o texto: 4.3.1. oral: o corpo como sintoma, a questão da dicção; a voz e o corpo como modalização/ transformação do texto ; 4.3.2. escrito: a escrita na imagem; objectivação do pensamento (a "corrente de consciência" (R. Humphrey)).
* projecção (comentada) do filme


"Gabrielle" de Patrice Chéreau (1)

17 Outubro 2016, 14:00 Fernando Guerreiro

2. J Conrad, "The Return" (cont.): 2.5.1. a figura da "mulher": i) a sua "idealização" na "lenda" (idílio) do enamoramento (masculino); ii) características: ausência do Nome próprio; extensão da imagem (narcísica) do marido; da imagem idealizada à espessura do Símbolo; 2.5.2. a interrogação de Alvan sobre a razão do "acto" da mulher: porquê o regresso?; a ruptura de Alvan: uma Nora masculina? (paralelo com a Nora de "A Casa de Bonecas" de Ibsen).

"Gabrielle" de Patrice Chéreau. Do Som à Letras: a literalidade da Imagem

1. modalidades de "narração" (no cinema): a "mostração" ("showing") e a "narração" ("telling");

2. "Gabrielle": mais "mostração" do que "narração": 2.1. pela Imagem: "transvisualização" do texto; 2.2.pelo som: mais "discurso" do que "récit"; actualidade da situação de "performance"; 2.3. pela cor: diferentes registos, subjectivação; 3. o plano dos personagens: 3.1. caso de Jean: reerotização do desejo; passagem ao acto (cont.)


Joseph Conrad, "The Return" (1)

12 Outubro 2016, 14:00 Fernando Guerreiro

1. um texto de mudança (Author's note"): um escritor moderno, entre Simbolismo e Impressionismo (Prefácio do "Negro do Narciso");

2. "The Return": 2.1.simbolismo na caracterização dos personagens e do seu universo social; 4.2. o personagem de Alvan Hervey: um programa de sentido inscrito no nome; 4.3. a situação de especularidade da imagem: do sósia à espectralização;4.4. o motivo da "carta": como sinal acrescentado, a mais, que desequilibra a representação; a omissão do texto, o Som enquanto imagem; efeitos em Alvan; a carta como catástrofe (escândalo) mas também abertura a outro plano de valores (real); 4.5. a questão do "desejo": o que "é"/ "quer" uma mulher? (Freud).
Bibliografia: tradução em português do Prefácio do "Negro do Narciso" e texto de George Moore sobre Conrad e o cinema (pasta da cadeira)


Masterclass.

10 Outubro 2016, 14:00 Fernando Guerreiro

Masterclass com o realizador franco-libanês Wissam Charaf a propósito do seu filme "Tombé du Ciel".

Extensão do Festival de cinema Francês de 2016