Sumários

Análise do excerto de "A obra de arte na época da sua reprodução mecanizada" de Walter Benjamin

23 Março 2021, 18:30 Paula Alexandra Carvalho Alves Rodrigues Horta

Reflexão sobre a teoria benjaminiana de aura, unicidade e autenticidade na obra de arte e a sua aplicação à experiência do museu digital contemporâneo.


Problemas e paradoxos das imagens

19 Março 2021, 17:00 Joana Matos Frias

Comentário de excertos de ensaios de W. J. T. Mitchell e de Nicholas Mirzoeff, com especiais chamadas de atenção para a historicidade das viragens visuais, para o repetido paradoxo entre fascínio e pânico face ao poder das imagens, e para a crescente dependência da memória relativamente aos dispositivos de captação e armazenamento de registos visuais.
*

Visionamento da lição de James Elkins «Seven ways of thinking about images» ( https://www.youtube.com/watch?v=J40B-FUFKtM&t=360s).


Problemas e paradoxos das imagens

19 Março 2021, 15:30 Joana Matos Frias

Comentário de excertos de ensaios de W. J. T. Mitchell e de Nicholas Mirzoeff, com especiais chamadas de atenção para a historicidade das viragens visuais, para o repetido paradoxo entre fascínio e pânico face ao poder das imagens, e para a crescente dependência da memória relativamente aos dispositivos de captação e armazenamento de registos visuais.
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Visionamento da lição de James Elkins «Seven ways of thinking about images» ( https://www.youtube.com/watch?v=J40B-FUFKtM&t=360s).


Modos de Ver

18 Março 2021, 18:30 Joana Matos Frias

Destaque para alguns aspectos fundamentais do primeiro episódio do programa de John Berger Ways of Seeing: - as obras de arte vistas nos séculos XX-XXI;- sentido original e sentidos complementares/ suplementares (montagem, colagem, zapping).
Breve referência ao «efeito Kuleshov», a partir dos os exemplos de Ivan Mosjoukine e Alfred Hitchcock. Distinções imediatas entre as apresentações do rosto no cinema face à fotografia.Visionamento de um exercício cinematográfico elaborado a partir da fotografia «Trois femmes», de Lucien Hervé: Szél, de Marcell Iványi. Algumas considerações sobre a temporalidade do plano-sequência e as possibilidades dos movimentos de câmara.


Alteração da data-limite de entrega dos trabalhos de avaliação para 6 de Abril. 


Interpretação de uma obra de arte de acordo com o método proposto por Gilian Rose

18 Março 2021, 11:00 Paula Alexandra Carvalho Alves Rodrigues Horta

  • Análise dos aspectos simbólicos e formais.
  • Identificação do tema e motivos artísticos.
  • Identificação de elementos simbólicos e narrativos.