Sumários

Férias de Carnaval

16 Fevereiro 2021, 18:30 Paula Alexandra Carvalho Alves Rodrigues Horta

Férias de Carnaval


Imagens marcantes

12 Fevereiro 2021, 17:00 Joana Matos Frias

Diálogo com os estudantes com base em imagens (pictóricas, fotográficas, cinematográficas, mentais, literárias) escolhidas e comentadas/ contextualizadas por cada um.


Indicações de leitura:
- Italo Calvino, «Visibilidade» (in Seis Propostas para o Próximo Milénio);
- James Elkins, «How to look at nothing» (in How to Use Your Eyes);
- Oliver Sacks, «Ver e não ver || To see and not see» (in Um Antropólogo em Marte || An Anthropologist on Mars).


Imagens marcantes

12 Fevereiro 2021, 15:30 Joana Matos Frias

Diálogo com os estudantes com base em imagens (pictóricas, fotográficas, cinematográficas, mentais, literárias) escolhidas e comentadas/ contextualizadas por cada um.


Indicações de leitura:
- Italo Calvino, «Visibilidade» (in Seis Propostas para o Próximo Milénio);
- James Elkins, «How to look at nothing» (in How to Use Your Eyes);
- Oliver Sacks, «Ver e não ver || To see and not see» (in Um Antropólogo em Marte || An Anthropologist on Mars).


O que estuda a Cultura Visual?

11 Fevereiro 2021, 18:30 Joana Matos Frias

Visionamento da curta-metragem Anna, de Alejandro González Iñárritu, para discussão em aula.
Com base nas imagens reproduzidas na aula anterior, tentativa de sistematização dos aspectos a ter em conta para o âmbito de estudos próprio da Cultura Visual:

1) Imagens artísticas (quadros, esculturas, fotografias, filmes) e não-artísticas (radiografias, micrografias, mapas, ícones publicitários);
2) Aspectos visuais das artes não-visuais, aspectos não-visuais das artes visuais;
3) Divergências sensoriais entre as esferas da produção e da recepção: a importância fulcral do trabalho manual na criação plástica, musical e verbal, face à percepção visual, acústica e «verbivocovisual» implicadas ao nível do receptor;
4) A relatividade dos conceitos de visível e invisível (proximidade e distância, grandeza, escala, dispositivos).


Semiótica

11 Fevereiro 2021, 11:00 Paula Alexandra Carvalho Alves Rodrigues Horta

1. Problematização dos conceitos de semiótica, signo, significação.

2.  Níveis de significação: conotação e denotação

3.   Familiarização com os instrumentos de análise propostos Ferdinand de Saussure e Charles Sanders Peirce, Roland Barthes.

4.   Codificação e descodificação de imagens, de acordo com o modelo analítico de Roland Barthes.