Sumários

Alguns pontos de vista da cegueira

26 Fevereiro 2021, 15:30 Joana Matos Frias

A cultura visual que não é apreendida pelos olhos:


1. A partir da curta-metragem Anna, de Iñarritu: a multiplicidade das relações intra-artísticas (com especial referência a Le Mépris e Vivre sa Vie, de J. L. Godard, e a A Paixão de Joana d'Arc de Carl Dreyer) e a importância decisiva da banda-sonora na composição fílmica (com referências a filmes como Blue, de Derek Jarman, e Branca de Neve, de João Cesar Monteiro);

2. As imagens da memória e a relação com a morte: de Proust a Joan Didion, com um comentário a uma passagem de The Year of Magical Thinking; a tradição pictórica e fotográfica do último retrato: Camille por Monet, Proust por Man Ray.



 


Janela da alma

25 Fevereiro 2021, 18:30 Joana Matos Frias

Visionamento de uma parte do documentário Janela da Alma, para discussão em aula em articulação com os textos de James Elkins («How to look at nothing») e de Oliver Sacks («Ver e não ver») já recomendados aos estudantes.

A sessão teve de ser interrompida devido a problemas técnicos.   


Análise do capítulo “Images, Power and Politics”, pp. 37-48

25 Fevereiro 2021, 11:00 Paula Alexandra Carvalho Alves Rodrigues Horta

1.     Problematização dos conceitos de ideologia, retrato, ícone.

2.     Considerações sobre a evolução da função social e cultural da fotografia.

3.   Visionamento de imagens icónicas: debate sobre o seu contexto histórico e social


Análise do capítulo “Images, Power and Politics”, pp. 37-48

25 Fevereiro 2021, 09:30 Paula Alexandra Carvalho Alves Rodrigues Horta

1.     Problematização dos conceitos de ideologia, retrato, ícone.

2.     Considerações sobre a evolução da função social e cultural da fotografia.

3.   Visionamento de imagens icónicas: debate sobre o seu contexto histórico e social


Análise do capítulo “Rhetoric of the Image” de Roland Barthes

23 Fevereiro 2021, 18:30 Paula Alexandra Carvalho Alves Rodrigues Horta

1.     A imagem publicitária na perspectiva de Roland Barthes: distinção entre os vários tipos de mensagens.

2.     Descodificação do sentido literal e do sentido codificado.

3.     Relação entre imagem e texto escrito.