Sumários

Análise do capítulo “Documentary Photography” de Graham Clarke (1997)

11 Março 2021, 11:00 Paula Alexandra Carvalho Alves Rodrigues Horta

  • Considerações sobre a fotografia documental enquanto espelho do real, testemunho ou prova irrefutável de um acontecimento.
  • Análise de temas recorrentes, bem como dos contextos histórico e social de uma selecção de imagens.
  • Estratégias visuais e retórica da imagem na fotografia documental.
  • Estudo de caso: a fotografia documental da Farm Security Administration (FSA).


Análise do capítulo “Documentary Photography” de Graham Clarke (1997)

11 Março 2021, 09:30 Paula Alexandra Carvalho Alves Rodrigues Horta

  • Considerações sobre a fotografia documental enquanto espelho do real, testemunho ou prova irrefutável de um acontecimento.
  • Análise de temas recorrentes, bem como dos contextos histórico e social de uma selecção de imagens.
  • Estratégias visuais e retórica da imagem na fotografia documental.
  • Estudo de caso: a fotografia documental da Farm Security Administration (FSA).


Continuação da análise do capítulo "The Portrait In Photography" de Graham Clarke

9 Março 2021, 18:30 Paula Alexandra Carvalho Alves Rodrigues Horta

  • Foram dadas indicações sobre os requisitos da proposta de trabalho de investigação (vide p. 11 da antologia) a ser submetida na plataforma e-learning no dia 11 de Março.

  • Análise de uma escolha de retratos: contraste entre diferentes abordagens artísticas e estéticas.
  • Análise feita por uma crítica de arte do retrato de Caspar David Friedrich, Woman at the Window, 1822


O observador e o espectador emancipados

5 Março 2021, 17:00 Joana Matos Frias

Visionamento e comentário da abertura de O Homem da Câmara de Filmar, de Dziga Vertov, para uma exemplificação das questões colocadas na aula anterior.

Visionamento e comentário de um depoimento de Marina Abramovich sobre a sua performance Rythm 0, em articulação com a leitura de passagens do ensaio de Jacques Rancière «O espectador emancipado»: aspectos fundamentais da passividade e da actividade do espectador.
Introdução a Modos de Ver, de John Berger. 


O observador e o espectador emancipados

5 Março 2021, 15:30 Joana Matos Frias

Visionamento e comentário da abertura de O Homem da Câmara de Filmar, de Dziga Vertov, para uma exemplificação das questões colocadas na aula anterior.

Visionamento e comentário de um depoimento de Marina Abramovich sobre a sua performance Rythm 0, em articulação com a leitura de passagens do ensaio de Jacques Rancière «O espectador emancipado»: aspectos fundamentais da passividade e da actividade do espectador.
Introdução a Modos de Ver, de John Berger.