Sumários

O homem visível

4 Março 2021, 18:30 Joana Matos Frias

Conclusão da aula anterior: comentário articulado entre o texto «Ver e não ver», de Oliver Sacks, e alguns aspectos do documentário Janela da Alma. Ver e saber ver: a importância crucial da aprendizagem da visão, e a colaboração dos sentidos.
O papel decisivo do cinema na revitalização da visualidade e da visibilidade: leitura e comentário de passagens do ensaio «Visible man», de Bela Balázs (1924), com especiais chamadas de atenção para o uso do conceito de «visual culture», bem como para o confronto histórico entre cultura impressa e cultura visual. O cinema, a expressão facial e a reinvenção da comunicação não-verbal. 


Análise do capítulo “The Portrait in Photography” de Grahame Clarke

4 Março 2021, 11:00 Paula Alexandra Carvalho Alves Rodrigues Horta

  • Considerações sobre as características do retrato na pintura e na fotografia.
  •  Análise de uma escolha de retratos: contraste entre diferentes abordagens artísticas e estéticas na história da fotografia.



Análise do capítulo “The Portrait in Photography” de Grahame Clarke

4 Março 2021, 09:30 Paula Alexandra Carvalho Alves Rodrigues Horta

  • Considerações sobre as características do retrato na pintura e na fotografia.
  •  Análise de uma escolha de retratos: contraste entre diferentes abordagens artísticas e estéticas na história da fotografia.



Considerações sobre a teoria da fotografia de Roland Barthes em Camera Clara

2 Março 2021, 18:30 Paula Alexandra Carvalho Alves Rodrigues Horta


Análise de imagens fotográficas com base nas teorias barthesianas de  studium e  punctum.


Alguns pontos de vista da cegueira

26 Fevereiro 2021, 17:00 Joana Matos Frias

A cultura visual que não é apreendida pelos olhos:


1. A partir da curta-metragem Anna, de Iñarritu: a multiplicidade das relações intra-artísticas (com especial referência a Le Mépris e Vivre sa Vie, de J. L. Godard, e a A Paixão de Joana d'Arc de Carl Dreyer) e a importância decisiva da banda-sonora na composição fílmica (com referências a filmes como Blue, de Derek Jarman, e Branca de Neve, de João Cesar Monteiro);

2. As imagens da memória e a relação com a morte: de Proust a Joan Didion, com um comentário a uma passagem de The Year of Magical Thinking; a tradição pictórica e fotográfica do último retrato: Camille por Monet, Proust por Man Ray.