Sumários

Apresentação de trabalhos de investigação

11 Maio 2021, 18:30 Paula Alexandra Carvalho Alves Rodrigues Horta

Comentários de pares e debate sobre o tema e aspectos do trabalho apresentado.


Metamorfoses do rosto: questões fílmicas

7 Maio 2021, 17:00 Joana Matos Frias

Comentário do ensaio de Jean Epstein «Grossissement» («Magnification»), de 1921, com especiais chamadas de atenção para:

1) o conceito de fotogenia e a sua vinculação às potencialidades da imagem-movimento;
2) a importância fulcral dos movimentos musculares no cinema;
3) distinções imediatas entre o cinema e o teatro no estabelecimento da relação visual do espectador com os corpos e expressões dos actores/ personagens.
Exemplificação com uma selecção de close-ups de filmes de Ingmar Bergman: o que é ver sangue, suor, saliva e lágrimas.


Metamorfoses do rosto: questões fílmicas

7 Maio 2021, 15:30 Joana Matos Frias

Comentário do ensaio de Jean Epstein «Grossissement» («Magnification»), de 1921, com especiais chamadas de atenção para:

1) o conceito de fotogenia e a sua vinculação às potencialidades da imagem-movimento;
2) a importância fulcral dos movimentos musculares no cinema;
3) distinções imediatas entre o cinema e o teatro no estabelecimento da relação visual do espectador com os corpos e expressões dos actores/ personagens.
Exemplificação com uma selecção de close-ups de filmes de Ingmar Bergman: o que é ver sangue, suor, saliva e lágrimas.


"Todas as fotografias são memento mori"

6 Maio 2021, 18:30 Joana Matos Frias

Problemas da representação e da auto-representação do rosto, dos (auto-)retratos pictóricos às imagens fotográficas: diferenças semiológicas imediatas entre uns e outras.

Comentário do postulado de Susan Sontag segundo o qual "todas as fotografias são memento mori" ( On Photography), em articulação com enunciados semelhantes proferidos por Roland Barthes em A Câmara Clara: aspectos técnicos, semiológicos e artísticos da associação entre fotografia e morte, do revólver fotográfico do século XIX a filmes como Rear Window, de Hitchcock, Blow-Up, de Antonioni, ou Peeping Tom, de Michael Powell. A expansão das faculdades da visão natural através das possibilidades da câmara, do zoom à ampliação. 


Apresentação de trabalhos de investigação

6 Maio 2021, 11:00 Paula Alexandra Carvalho Alves Rodrigues Horta

Apreciação por pares e debate suscitado pelos temas abordados nos trabalhos dos alunos.