Sumários

Revisão da matéria

25 Outubro 2019, 08:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

Revisão da matéria do primeiro teste.
A categoria cognitiva, a categoria descritiva, a categoria coletiva, a categoria material, a categoria social e a categoria ideológica da Cultura.
A oposição entre Cultura e Civilização nas obras de M. Arnold e T. S. Eliot.
O pessimismo presente na análise da Cultura de Baudelaire e de O. Spengler.
O papel dos intelectuais na análise da Cultura de A. Gramsci.


Da ausência de uma defesa na primeira pessoa (em Othello) à problematização da ideia de “outras pessoas”.

24 Outubro 2019, 14:00 Maria Forjaz de Sampaio Sequeira Mendes

Quinta-feira, 24 de Outubro, 2019: 

VER: Jay-Z, “The Story of OJ” e problematização das várias referências a que se alude no videoclip. Boogie, “Nigga Needs”: https://www.youtube.com/watch?v=JPl4FJKCeAU


Alta e baixa cultura como ideologia no Modernismo inglês 3

23 Outubro 2019, 10:00 Miguel Ramalhete Gomes

Discussão da introdução e do capítulo "The Three Senses of “Culture", de  Notes towards the Definition of Culture, de T. S. Eliot.

T. S. Eliot.  Notes towards the Definition of Culture. Faber & Faber, 1962, pp. 13-49.


Um ‘estudo de caso’: uma linhagem (hermenêutica) de construção da identidade nacional portuguesa (cont.)

22 Outubro 2019, 14:00 Annabela Rita

Um ‘estudo de caso’: uma linhagem (hermenêutica) de construção da identidade nacional portuguesa e o seu reflexo nas artes e nas letras (continuação).


O campo cultural e o poder simbólico

22 Outubro 2019, 08:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

O papel revolucionário do intelectual orgânico na análise gramsciana.
As obras de Pierre Bourdieu e o estudo das relações complexas e intrínsecas entre a luta pelo poder social e o uso de produtos culturais.

L’Amour de l’art: Les Musées d’art Européens et leur public (1966): a classificação dos visitantes dos museus segundo parâmetros educacionais e de classe. A relação das classes trabalhadores com os museus e a arte. A alienação, o antagonismo e a rejeição, particularmente, da arte moderna. A falta dos códigos culturais adequados para avaliar e analisar a(s) arte(s) moderna(s).

Bibliografia:

BORDIEU, Pierre & DARBEL, Alain (1969): L’amour de l’art: les musées d’art européens et leur public (Paris: Minuit).

BORDIEU, Pierre (2010):  A distinção: uma crítica social da faculdade do juízo (Lisboa: Edições 70).

CREHAN, Kate (2004): Gramsci, cultura e antropologia (Lisboa: Campo da Comunicação).

GRAMSCI, Antonio (1994): Letters from prison (New York: Columbia University Press).