Sumários

Apresentação do Programa e Modelo de Avaliação

18 Setembro 2019, 18:00 Mário Vítor Bastos

Foi apresentado e esclarecido o programa e objectivos da Unidade Curricular, assim como a forma de avaliação, o qual segue  o seguinte modelo: 40% (trabalho de investigação individual) + 40% (teste presencial) + 20% (participação oral) = 100% da nota final.


Introdução ao estudo das culturas e exposição de métodos e objetos. As culturas europeias a pensarem-se a si mesmas – uma herança problemática 1

18 Setembro 2019, 10:00 Miguel Ramalhete Gomes

Programa da unidade curricular: o ensaio sobre a cultura e contextos de crise; avaliação; exploração preliminar de conceitos de cultura.


Apresentação do Programa e dos documentos da discuplina.

17 Setembro 2019, 14:00 Annabela Rita

Apresentação do programa, da bibliografia, da calendarização do trabalho, dos critérios de avaliação e da metodologia da disciplina. Entrega da Ficha da Disciplina, onde constam, dentre outras informações, o Programa:“Da cultura como representação e prática; da “cultura erudita” às “indústrias culturais”. Identidade e alteridade culturais; monoculturalismo e multiculturalismo. Do Estudo da Cultura aos Estudos Culturais: itinerário e aspetos de uma diferenciação.”

Informação sobre a avaliação: “A avaliação far-se-á com base na média aritmética de dois exercícios escritos presenciais e na ponderação até 20% da participação programada dos alunos acordada na cadeira.”

Os documentos da disciplina (Ficha Curricular & Planificação) estão disponíveis online  [FLUL: https://www.letras.ulisboa.pt/images/cursos/programas-ucs-2019-2020/licenciaturas/O_Estudo_das_Culturas_AR.pdf   DRIVE: https://drive.google.com/open?id=1ZtTVo_2wP-WQFPP4W2URnh48KaRaOc0X]

O blog CULTUR e a caixa de e-mail da disciplina: informação e documentação já lá consagrada (Ficha da Disciplina, Planificação das aulas, lista de alunos, etc.), a Biblio-COMO (biblioteca online com materiais de metodologia do trabalho científico) e a Biblioteca em DRIVE (com ebooks úteis sobre a matéria), em permanente actualização, a Biblio-COMO (biblioteca online com materiais de metodologia do trabalho científico), a Biblioteca em DRIVE (com ebooks úteis sobre a matéria) e a videoteca, em permanente actualização, funcionamento e elementos de acesso.


Apresentação do programa

17 Setembro 2019, 08:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

Início do curso. Apresentação do programa a lecionar e do processo de avaliação.

Objetivos de aprendizagem:

Esta unidade curricular visa familiarizar os estudantes com os instrumentos conceituais, metodológicos e analíticos adequados ao Estudo da Cultura. Neste sentido, pretende-se proporcionar, desde uma perspetiva enfaticamente interdisciplinar, uma introdução ao conceito da cultura, assim como uma visão de conjunto e introdutória de certas obras e autores relevantes, de modo a fornecer ao estudante um quadro amplo de factos e situações relacionados com a tradição cultural, a memória histórica e a experiência da contemporaneidade.

Nesta ordem de ideias, a partir da perspetiva histórica e, fundamentalmente, das novas perspetivas para o estudo da questão cultural, procura-se problematizar e repensar criticamente a compreensão da cultura, assim como desenvolver e aperfeiçoar, gradualmente, as capacidades de interpretação, de análise e de síntese.

Conteúdos programáticos:

O conceito de cultura: definição, evolução e problematização.

O valor cultural: cultura erudita, cultura popular, cultura de massas e indústria cultural. A cultura e a influência da tecnologia na contemporaneidade.

O Estudo da Cultura e os Estudos Culturais. Identidade, diferença e hegemonia nos discursos críticos contemporâneos: pós-colonialismo e multiculturalismo. Diversidade e globalização.

Metodologias de ensino e critérios de avaliação:

Esta unidade curricular parte de uma perspetiva interdisciplinar e utiliza uma metodologia eclética. Segue-se um modelo mais dialógico que expositivo, privilegiando-se, por isso, a participação oral informada. Os estudantes são estimulados a fazerem a sua própria pesquisa a propósito dos diferentes tópicos estudados, colocando em aula os seus resultados.

Segundo os critérios indicados no Regulamento Geral de Avaliação, aplica-se o regime de avaliação contínua. Dentro destas coordenadas, a organização das aulas é teórico-prática. A avaliação será realizada a partir de quatro elementos obrigatórios: assiduidade e participação (10%), breves trabalhos individuais e escritos (20%), uma primeira prova escrita e presencial (30%) e uma prova final, escrita e presencial (40%).

A primeira prova escrita e presencial foi marcada para o dia 29 de outubro de 2019  e a prova final, escrita e presencial para o dia 13 de dezembro de 2019.

Os breves trabalhos individuais e escritos são exercícios (dois) de análise crítica a realizar na sala de aulas. Trata-se de exercícios de recensão crítica de um texto (teórico, ensaístico ou jornalístico) sobre algum dos aspetos, conceitos ou teorias culturais estudados nas aulas. O primeiro trabalho individual e escrito foi marcado para o dia 5 de novembro de 2019 e o segundo para o dia 17 de dezembro de 2019. 

Bibliografia:

AA.VV. (2007): Post-colonial studies: the key concepts (London: Routledge [2ª ed.]).

BORDIEU, Pierre & DARBEL, Alain (1969): L’amour de l’art: les musées d’art européens et leur public (Paris: Minuit).

BORDIEU, Pierre (2010):  A distinção: uma crítica social da faculdade do juízo (Lisboa: Edições 70).

CHABAL, Patrick (2012): The End of Conceit: Western Racionality after Postcolonialism (London: Zed).

EAGLETON, Terry (2000): The Idea of Culture (Oxford: Blackwell).

ECO, Umberto (1991): Apocalípticos e integrados (Lisboa: Difel).

HALL, Stuart (2004): A identidade cultural na pós-modernidade (Rio de Janeiro: DP&A).

PIRES, Maria Laura (2004): Teorias da cultura (Lisboa: Universidade Católica Editora).

SCHWANITZ, Dietrich (2006): Cultura: tudo o que é preciso saber (Lisboa: Dom Quixote).

TOMLINSON, John (1999): Globalization and Culture (Chicago: University of Chicago Press).

 

Será fornecida (na Plataforma Moodle) aos alunos uma pequena antologia de textos críticos e ensaísticos destinada a ilustrar e problematizar as questões teóricas estudadas.

Horário de atendimento aos alunos:

Acompanhamento por e-mail. Sessões de atendimento/acompanhamento em horário fixo – todas as terças-feiras e sextas-feiras das 12 às 13h. (sujeita a marcação prévia) – ou marcadas individualmente com os alunos.

Observações:

Os estudantes-trabalhadores e quaisquer outros que, por uma razão justificada e devidamente documentada, não possam assistir regularmente às aulas deverão contactar a professora durante a primeira ou a segunda semana de aulas para planificação conjunta das actividades a desenvolver e do acompanhamento necessário.

O número de alunos inscritos pode levar a pequenas modificações do programa.


Cultura e Civilização

16 Setembro 2019, 18:00 Mário Vítor Bastos

Estudo dos conceitos de Cultura e Civilização.