Sumários
Ser mouro e\ou veneziano.
14 Outubro 2019, 14:00 • Maria Forjaz de Sampaio Sequeira Mendes
Segunda-feira, 14 de Outubro, 2019: Ser mouro e\ou veneziano.
LER: Shakespeare, Othello, acto 5.
Das civilizações: tipologias; teorias dos ciclos, dos choques e das assimilações; abrangência e critérios.
11 Outubro 2019, 14:00 • Annabela Rita
Das civilizações: tipologias; teorias dos ciclos, dos choques e das assimilações; abrangência e critérios.
Alta e baixa cultura como ideologia no Modernismo inglês 1
11 Outubro 2019, 10:00 • Miguel Ramalhete Gomes
Discussão em pequeno e grande grupo de seis ensaios curtos de Virgina Woolf ( Selected Essays): “Women and Fiction”; “Professions for Women”; “Thunder at Wembley”; “The Cinema”; “Why Art Today follows Politics”; “Thoughts on Peace in an Air Raid”.
Virginia Woolf. Selected Essays, ed. David Bradshaw. Oxford UP, 2009:
“Women and Fiction”, pp. 132-139;
“Professions for Women”, pp. 140-145;
“Thunder at Wembley”, pp. 169-171;
“The Cinema”, pp. 172-176;
“Why Art Today follows Politics”, pp. 213-215;
“Thoughts on Peace in an Air Raid”, pp. 216-219.A categoria social e a categoria ideológica da Cultura
11 Outubro 2019, 08:00 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
A categoria social: o estudo do modo de vida e da organização grupal de um povo ou sociedade. A relevância desta categoria nos Estudos Culturais. O distanciamento da conceção canônica da cultura patente na máxima “culture is ordinary” de Raymond Williams.
A categoria ideológica e a antropologia funcionalista. O exame da funções realizadas pelas instituições sociais, entendidas como organizações que satisfazem determinadas necessidades humanas e grupais, nomeadamente a solidariedade social.
A visão da cultura da antropóloga americana Margareth Mead: a cultura é o comportamento aprendido de uma sociedade ou de um subgrupo.
Clifford Geertz e a antropologia simbólica: a cultura entendida como um conjunto de histórias que nós nos contamos sobre nós próprios e como uma ‘rede de significados’.
A categoria ideológica. A compreensão da cultura como um texto que deve ser lido e interpretado: a importância dos símbolos e das criações e ficções culturais. Estudo de um exemplo concreto da proposta de Clifford Geertz: os valores e caraterísticas do carisma e da figura do carismático na Inglaterra protestante e no Marrocos islâmico dos séculos XVI, XVIII e XIX. A análise da criação da figura e da definição das virtudes do carismático do ponto de vista cultural: uma ficção cultural que simbolicamente reforça a dominação e a autoridade política e religiosa. A divulgação desse símbolo cultural na sociedade: a função dos estereótipos (a respeito da identidade de um povo e das caraterísticas do ‘carismático’) e das obras de arte (a exaltação ad hoc das virtudes do ‘carismático’ nas estátuas, na pintura, na literatura, etc).
Bibliografia:
CLIFFORD, James (2002): The predicament of culture: twentieth-century ethnography, literature and art.
DURING, Simon (2005): Cultural studies: a critical introduction (London: Routledge).
GEERTZ, Clifford (1998): La description dense: verse une théorie interprétative de la culture (Marseille: La description).
WILLIAMS, Raymond (1985): Culture and Society (Harmondsworth: Penguin Books).
Ser mouro e\ou veneziano.
10 Outubro 2019, 14:00 • Maria Forjaz de Sampaio Sequeira Mendes
Quinta-feira, 10 de Outubro, 2019: Ser mouro e\ou veneziano.
LER: Shakespeare, Othello, acto 4.