Sumários

Pós-factos e deep fake

2 Dezembro 2019, 14:00 Maria Forjaz de Sampaio Sequeira Mendes

 Pós-factos?

OUVIR: Orson Welles, “War of the Worlds”, https://www.youtube.com/watch?v=OzC3Fg_rRJM

LER: https://www.theguardian.com/books/2017/may/12/post-truth-worst-of-best-donald-trump-sean-spicer-kellyanne-conway


Multiculturalismo, monoculturalismo e identidades culturais. Caso: “Lusofonia” e “Multiculturalismo”.

29 Novembro 2019, 14:00 Annabela Rita

Multiculturalismo, monoculturalismo e identidades culturais. Caso: “Lusofonia” e “Multiculturalismo”.

[A docente esteve com equiparação a bolseira e esta sessão foi assegurada pelo doutorando e investigador da FLUL-CLEPUL Diógenes Pereira da Silva]


Cultura popular entre a sociedade do espetáculo e o materialismo cultural 1

29 Novembro 2019, 10:00 Miguel Ramalhete Gomes

Recapitulação do programa. O contexto histórico de  The Society of the Spectacle, de Guy Debord. O Situacionismo. Análise do primeiro capítulo, "The Culmination of Separation".

Guy Debord.  The Society of the Spectacle, trad. e notas Ken Knabb. Rebel Press, 2014, pp. 6-17; 100-114.


A análise de Umberto Eco: a participação das massas na vida pública e a anomalia da imposição cultural através da comunicação

29 Novembro 2019, 08:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

A análise de Umberto Eco: a participação das massas na vida pública e a anomalia da imposição cultural através da comunicação: as mensagens formuladas segundo o código de uma classe hegemónica. As possíveis reações do espetador/consumidor: a reação de tipo ativo e crítico e a reflexão a respeito dos conceitos de “mensagem massificante”, “homem massa” e “cultura de evasão”.

As principais ‘acusações’ dirigidas contra a cultura de massas: a ação homogeneizadora; o importância da lei da ‘oferta e da procura’; a divulgação nivelada e condensada dos objetos da cultura superior.

As principais ‘acusações’ dirigidas contra a cultura de massas: a ação homogeneizadora; o importância da lei da ‘oferta e da procura’; a divulgação nivelada e condensada dos objetos da cultura superior. O entorpecimento da consciência histórica (provocando pelo desequilíbrio entre a informação sobre o presente e o passado); ação social e culturalmente conservadora da cultura de massas; a ação social e culturalmente conservadora da cultura de massas e a relevância dos endoxa.

A defesa da cultura de massas: a divulgação da cultura de massas na sociedade industrial e a participação das massas na vida cultural.

Bibliografia:

ECO, Umberto (1991): Apocalípticos e integrados (Lisboa: Difel).


Apropriação cultural

28 Novembro 2019, 14:00 Maria Forjaz de Sampaio Sequeira Mendes

“Apropriação cultural: menos guardiões, mais pensadores críticos”