Sumários

Alta cultura, cultura popular e cultura de massas

19 Novembro 2019, 08:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

A cultura de massas e a indústria cultural.

As diversas propostas de definição da cultura popular (R. Williams).

Os ecos da visão arnoldiana da cultura nas reflexões que surgiram na primeira metade do século XX. O crescimento da ‘mass media’, dos estados totalitários na Europa e a atmosfera de temor perante a potencial função doutrinária da cultura de massas.

F. R. Levis e Q. D. Leavis: a crítica aos produtos da cultura de massas (ficção popular e cinema).

 

Bibliografia:

BETTON, Gérard (1989): História do cinema: das origens até 1986 (Mem Martins: Europa América).

STOREY, John (2006): Cultural theory and popular culture: an introduction (Harlow: Pearson).

WILLIAMS, Raymond (1983): Keywords: a Vocabulary of Culture and Society (New York: Oxford University Press).


As palavras que escolhemos usar.

18 Novembro 2019, 14:00 Maria Forjaz de Sampaio Sequeira Mendes

Segunda-feira, 18 de Novembro, 2019: As palavras que escolhemos usar. 

LER: Ibsen. A Dolls House.

Rebecca Solnit, “Men explain things to me”. https://www.guernicamag.com/rebecca-solnit-men-explain-things-to-me/


Da Religião na Cultura.

15 Novembro 2019, 14:00 Annabela Rita

Da Religião na Cultura  (com o Prof. Doutor José Brissos-Lino).

Tópicos abordados:

·        a Religião como um sistema de representação do mundo com uma gramática própria (lógica história, galeria de personagens/factos/valores), ou seja, como um subsistema da Cultura;

·        a Religião como pensamento radicado em valores e num cânone textual;

·        a diversidade das Religiões, os seus nexos e cartografias;

·        a influência da Religião na Cultura e na vida da comunidade.


A Escola de Frankfurt e a cultura de massas 1

15 Novembro 2019, 10:00 Miguel Ramalhete Gomes

Conclusão da discussão de excertos de “The Work of Art in the Age of Mechanical Reproduction”, de Walter Benjamin.

Introdução ao capítulo “The Culture Industry: Enlightenment as Mass Deception”, de Theodor W. Adorno & Max Horkheimer, e discussão de excertos.

Walter Benjamin. “The Work of Art in the Age of Mechanical Reproduction”.  Illuminations, trad. Harry Zorn. Pimlico, 1999, pp. 211-244.
Theodor W. Adorno & Max Horkheimer. “The Culture Industry: Enlightenment as Mass Deception”.  Dialectic of Enlightenment: Philosophical Fragments, ed. Gunzelin Schmid Noerr, trad. Edmund Jephcott Stanford UP, 2002, pp. 94-136.


Um caso paradigmático das lutas pelo poder simbólico: pintura moderna e ‘capital cultural’

15 Novembro 2019, 08:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO


As distinções entre o ‘bom’ gosto e o gosto ‘vulgar’ e as funções implícitas e indiretas desses juízos estéticos: o fortalecimento da divisão social e da autoridade da classe dominante em termos culturais.

A visão da cultura como um conjunto variados de modos de atuar e produzir, mas também de rituais culturais adequados às estratégias impostas nas diferentes situações sociais.

Um exemplo paradigmático: as propostas artísticas da pós-modernidade. A distinção entre ‘bom gosto’ e ‘gosto vulgar’ e a legitimação da distinção de classes.

Bourdieu e a metáfora do capital cultural: a habilidade para ler e entender os códigos culturais e a sua distribuição desigual na sociedade.

O benefício de legitimação do capital cultural na batalha pelo poder simbólico.

Análise do documentário: a dialética entre a conceção da cultura da protagonista (representante das classes trabalhadoras) e do campo artístico: cultura popular vs. ‘alta cultura’. As referências culturais das classes trabalhadoras (pintura decorativa e realista, desportos, televisão…) e a rejeição da pintura moderna (expressionismo abstrato).

Análise dos rituais e estratégias do campo cultural. O conceito do campo cultural: as tomadas de posição. O ‘desafio’, a ‘luta’ e a ‘invasão’ de Teri no campo da ‘alta cultura’

O estudo da composição do campo artístico como um campo dotado de uma lógica interna.

A organização hierárquica de posições no campo cultural.

O capital económico, cultural e simbólico. A procura de autoridade, legitimação e autonomia do campo artístico.

 

Bibliografia:

BORDIEU, Pierre (2010):  A distinção: uma crítica social da faculdade do juízo (Lisboa: Edições 70).

EMMERLING, Leonhard (2003): Jackson Pollock: 1912–1956 (Lisboa: Taschen/Público).

MACDONALD, Dwight (1973): “Uma teoria da cultura de massa” in AA.VV.: Cultura de massa. B. Rosemberg e D. M. White (orgs.) (São Paulo: Cultrix): 77-93.