Sumários
A Escola de Frankfurt e a cultura de massas 2. Entrega e correção dos testes.
27 Novembro 2019, 10:00 • Miguel Ramalhete Gomes
Discussão do ensaio “Culture Industry Reconsidered”, de Theodor W. Adorno.
Theodor W. Adorno. “Culture Industry Reconsidered”. The Culture Industry, ed. J. M. Bernstein. Routledge, 2001, pp. 98-106.
Entrega e correção dos testes.
Problemas globais: o que são e quais os mais destacados. Perspectivas face a eles.
26 Novembro 2019, 14:00 • Annabela Rita
Problemas globais: o que são e quais os mais destacados. Perspectivas face a eles.
O debate da cultura de massas (II)
26 Novembro 2019, 08:00 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
Análise (continuação) de um excerto de um ensaio do crítico Dwight MacDonald e da obra The Uses of Literacy do professor Richard Hoggart. Os efeitos desumanizadores da cultura de massas segundo a visão do teórico da cultura de massas estadunidense. A perceção negativa do papel dos indivíduos na cultura e sociedade industrial moderna na obra de MacDonald: a fragmentação, alienação e atomização da ‘massa amorfa’. A dúvida em relação ao pressuposto de que a sociedade moderna consome passivamente uma ‘dieta’ de ideias, imagens e estereótipos oferecidos pela mass media. A nostalgia dos tempos em que existia uma delimitação clara entre cultura de massas e cultura popular.
Bibiografia:
MACDONALD, Dwight (1973): “Uma teoria da cultura de massa” in AA.VV.: Cultura de massa. B. Rosemberg e D. M. White (orgs.) (São Paulo: Cultrix): 77-93.
PAES, José Paulo (2001): A aventura literária (São Paulo: Companhia das Letras).
Apropriação cultural.
25 Novembro 2019, 14:00 • Maria Forjaz de Sampaio Sequeira Mendes
Continuação da discussão.
LER: Joy Briahna, The Question of Cultural Appropriation, 6 September 2017.
Kenan Malik, “In Defense of Cultural Appropriation”, 14 June 2017
Coco Fusco, “Censorship, Not the Painting, Must Go: On Dana Schutz’s Image of Emmett Till”, 27 March 2017
Entrega e comentário dos testes dos alunos.
22 Novembro 2019, 14:00 • Annabela Rita
Entrega e comentário dos testes dos alunos.