Sumários

A historicidade dos Estudos Interartes: momentos fulcrais (I)

16 Setembro 2021, 17:00 Joana Matos Frias

Sistematização das preocupações interartísticas patentes na história das ideias ocidentais, com destaque para os seguintes momentos: 


- Platão, Aristóteles, e a paridade da poesia e da pintura enquanto «artes miméticas» ou «artes de fazer imagens»; 
- do ut pictura poesis horaciano (sentido original vs. sentido deturpado) ao paragone renascentista;
- o estabelecimento disciplinar da Estética, das «belas-artes» e da «bela-literatura», a transversalidade das categorias estéticas e a importância de uma teoria articulada das artes (com especial referência às lições de Hegel).


Historicidade das concepções de “arte”

16 Setembro 2021, 12:30 Margarida Madureira

Historicidade das concepções de “arte”. A representação simbólica medieval. A redescoberta da Antiguidade e o surgimento do artista. Representação e imitação. O paradigma estético do século XVIII e a compartimentação das artes: a arte como essência. A ruptura da tradição ilusionista (século XIX-XX.

Referências críticas


Apresentação

14 Setembro 2021, 17:00 Joana Matos Frias

Apresentação da disciplina e indicações gerais aos estudantes.

Informações sobre o funcionamento das aulas, sobre o método de avaliação ( dois testes obrigatórios, presenciais, nas datas de 4 de Novembro e 14 de Dezembro) e sobre o horário de atendimento (quinta-feira, 14.30h-16.30h, por Zoom: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/84144144777).
Breve enunciação dos problemas colocados pelos Estudos Interartes e Intermedia. 
Comentário detalhado do Programa e da Bibliografia (disponível em  https://drive.google.com/drive/folders/1N0h-WS9k9VPr71TEtv8L1SDHDED35-E7?usp=sharing).
Observações gerais sobre os principais núcleos tópico-temáticos do Programa.


Apresentação da UC

14 Setembro 2021, 12:30 Margarida Madureira

Apresentação do programa e da bibliografia. Objectivos da disciplina e métodos de trabalho.

Calendário do trabalho lectivo. Métodos de trabalho. Elementos e regras de avaliação.

A avaliação consiste na média ponderada dos seguintes elementos:

1.     Dois exercícios escritos (30% cada), a realizar nos dias 26 de Outubro e 07 de Dezembro.

Os estudantes que não compareçam a um destes elementos de avaliação pelos motivos previstos na lei e apresentem a respectiva justificação no prazo de 10 (dez) dias úteis terão oportunidade de realizar uma 2ª chamada sobre a mesma matéria no dia 14 de Dezembro.

2.     Apresentação individual de um texto ou de um tópico, cujos temas e calendário serão propostos no início do semestre, respectiva sinopse (máx. 350 palavras) e bibliografia (30%).

A data da apresentação dependerá do tema escolhido pelo aluno, devendo a sinopse e a bibliografia ser entregues com dois dias de antecedência.

3.     Acompanhamento das actividades lectivas, incluindo a assiduidade, a participação em aula, a elaboração de trabalhos facultativos, a pontualidade e a regularidade na entrega dos elementos de avaliação solicitados (10%).