Sumários

Metamorfoses, meditações aplicadas, e a repercussão poética das outras artes

30 Novembro 2021, 17:00 Joana Matos Frias


A partir do ensaio de Vasco Graça Moura em discussão desde as aulas anteriores, breve reconstituição da importância histórica da obra Metamorfoses, de Jorge de Sena (1963). A escolha do título e os gestos descritivos da colectânea pelo próprio autor: consequências imediatas do princípio da «metamorfose» aplicado aos objectos artísticos e à sua transposição para objectos verbais. O caso extraordinário do poema «A morte, o espaço, a eternidade» no conjunto dos poemas: leitura e comentário do texto, com destaque para a sua especial dimensão intertextual. Leitura e comentário do poema «A cadeira amarela, de Van Gogh», para evidenciação de alguns movimentos metamórficos e meditativos.


Romeo Castellucci, Sobre o Conceito do Rosto do Filho de Deus: o espectáculo como microcosmo da sociedade contemporânea

30 Novembro 2021, 12:30 Margarida Madureira

Romeo Castellucci, Sobre o Conceito do Rosto do Filho de Deus, e a condição sociopolítica na sociedade contemporânea: espectador permanente, olhares cruzados. Um teatro plástico: recusa da logorreia do “teatro de qualidade”. O corpo como material dramatúrgico. Profanação e escândalo. Um outro escândalo, a violência infantil: Diane Arbus, “Child with a toy hand grenade in Central Park” (New York, 1962).


«O fazer através e por cima das fronteiras» segundo Vasco Graça Moura

25 Novembro 2021, 17:00 Joana Matos Frias

Sistematização e comentário do ensaio de Vasco Graça Moura «O fazer através e por cima das fronteiras», lido previamente pelos estudantes:

- as fronteiras entre literatura e ciência e o problema do conhecimento, com referência às forças da Literatura tal como enunciadas por Roland Barthes em Lição (com especial destaque para a mathesis);
- breve distinção entre a tradição dos artistas «inspirados» e a dos artistas oficinais: origem e consequências dos respectivos perfis;
- as várias fronteiras na criação literária: interlinguais (tradutórias), intertextuais e interautorais, interartísticas, interdisciplinares;
- a importância histórica dos livros Metamorfoses (1963) e Arte de Música, de Jorge de Sena (1968), mencionados pelo autor.


Romeo Castellucci e Antonnello da Messina

25 Novembro 2021, 12:30 Margarida Madureira

Antonello da Messina, Salvator Mundi (1475): análise do quadro. Figuração da encarnação e ressurreição de Cristo: a figura salvífica de Cristo. Sobre o Conceito do Rosto do Filho de Deus como metatexto de Salvator mundi. Ver para perguntar: pensar a condição humana. O Homem, corpo encarnado: da coprologia à escatologia.

Bibliografia Passiva Essencial

Noites Maria & Luiz: Sobre o Conceito do Rosto do Filho de Deus, Romeo Castellucci. Lisboa: EGEAC-MESMO-São Luiz, 6-8 Maio 2016.


Elementos transmediais

23 Novembro 2021, 17:00 Joana Matos Frias

Reflexão geral sobre a eficácia do conceito operatório de transmedialidade: a rentabilidade dos conceitos «nómadas» na abordagem de fenómenos interartísticos, com destaque para exercícios como o retrato/ auto-retrato (pictórico, fotográfico, poético), para noções como a de ritmo (na música, na dança, na poesia), de imagem (na pintura, na fotografia, no cinema, na literatura), de personagem (no teatro, no cinema, no texto narrativo), para as categorias estéticas ou retóricas.