Sumários

Éric Rohmer, Perceval de Galois: concepção do espaço, modos de representação e visão do mundo.

4 Novembro 2021, 12:30 Margarida Madureira

Éric Rohmer, Perceval de Galois: concepção do espaço, modos de representação e visão do mundo.

Bibliografia Passiva Essencial
  • Zumthor, Paul (1993). La Mesure du monde. Représentation de l’espace au Moyen Âge. Paris: Seuil.
Bibliografia Complementar
  • Adair, Gilbert (1978). “Rohmer’s Perceval”, in Fiona Handyside (ed.), Éric Rohmer: Interviews. Starkville, MS: University Press of Mississippi, 2013.
  • Williams, Linda (2000). “Éric Rohmer and the Holy Grail”, in Dhira B. Mahoney (ed.). The Grail: a casebook. New York-London: Garland, pp.575-590.Hubert Damisch (1993). L’Origine de la Perspective. Paris: Flammarion, 2012


As artes fazem-se umas contra as outras, mas em que fronteiras?

2 Novembro 2021, 17:00 Joana Matos Frias

Reflexão proposta a partir do texto de Jean-Luc Nancy, «Les arts se font unes contre les autres» ( Les Muses): as relações mútuas de atracção e repulsa, de proximidade e exclusão entre as artes; crítica de uma ideia de traduzibilidade entre artes.


Articulação com o comentário da proposta de Irina O. Rajewsky no ensaio «Border Talks. The Problematic Status of Media Borders in the Current Debate about Intermediality»:
- o conceito de fronteira interartística e intermedial, o cruzamento de fronteiras, o fortalecimento de fronteiras;
- os campos artísticos formados sobre as fronteiras (teatro, ópera, cinema, banda desenhada);
- breve sistematização dos tipos de fenómenos intermediais na proposta da autora: transposição, combinação e referência.


Perceval o Galês, de Éric Rohmer: transposição semiótica

2 Novembro 2021, 12:30 Margarida Madureira

Do romance de Chrétien de Troyes, Perceval ou o Conto do Graal, ao filme de Éric Rohmer, Perceval o Galês: a transposição semiótica. O olhar medieval sobre a Idade Média: a utilização da música e da iluminura medieval .
Corpus de Análise
  • Chrétien de Troyes, Perceval ou o Conto do Graal (Jacqueline Medeiros Baptista, trad.). Mem Martins: Publicações Europa-América, 2008.
  • Rohmer, Éric (1978). Perceval, o Galês. Midas Filmes (DVD), 2009.
Bibliografia Passiva Essencial
  • Dragomirescu, Corneliu (2008). “Le cinéma à l'épreuve des représentations”, Studia Patzinaka, 7, pp.25-58.
  • Grilo, João Mário (1995). “O cinema não filma livros”, Discursos, 11-12, 1996, pp. 198-201.
Bibliografia Complementar
  • Bazin, André (1952). “Por um cinema impuro”, in O Cinema. Ensaios. São Paulo: Editora Braziliense, 1991, pp.82-104.
  • Straumann, Barbara (2015). “Adaptation – Remediation – Transmediality”, in Gabriele Rippl (ed.), Handbook of Intermediality.  Berlin: De Gruyter, pp.249-267


Por que é que existem várias artes e não apenas uma? (II)

28 Outubro 2021, 17:00 Joana Matos Frias

Continuação do comentário detalhado do texto de Jean-Luc Nancy «Why are there several arts and not just one?», previamente facultado aos estudantes:


- as artes e os efeitos multisensíveis; 
- dos sentidos ao sentido: a singularidade do apelo das artes verbais;
- exemplificação a partir da leitura e comentário do poema XXXIX de O Guardador de Rebanhos, de Alberto Caeiro.  

ALTERAÇÃO DA DATA DO 1º TESTE DE AVALIAÇÃO PARA O DIA 11 DE NOVEMBRO.


Visionamento da primeira parte do filme Perceval o Galês, de Éric Rohmer (1978)

28 Outubro 2021, 12:30 Margarida Madureira

Visionamento da primeira parte do filme Perceval o Galês, de Éric Rohmer (1978).