Sumários

Projeto Aplicado: Continuação da fase de observação.

12 Outubro 2017, 16:00 Nelson Pinheiro Gomes

1. Continuação da fase de observação e recolha de dados para o desenvolvimento do projeto de grupo. 

2. Definição do Sector e da Categoria associados aos projetos.

3. Análise SWOT: Estudo das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças associadas a cada projeto.

4. Análise PEST: Estudo do contexto político, económico, social e tecnológico em que os projetos estão inseridos. 


Desenho e tipologias de projecto

12 Outubro 2017, 14:00 Teresa de Ataíde Malafaia

Sessão realizada pelo Professor Nelson Pinheiro sobre:

1. Desenho de Projeto

1.1. Tipologias de Projeto e a sua adequação ao sector cultural;

1.2. Observação e Recolha de dados: da análise contextual ao estudo de mercado;

1.3. Desenvolvimento de um conceito e de uma estratégia para a ativação de um projeto;

1.4. Tipologias de Entidades no meio do sector cultural e criativo. 


Design e Produção do Evento - Tema e Conceito

12 Outubro 2017, 12:00 Alcinda Maria Pinheiro de Sousa

  • Partindo-se da análise dos chamados «5Ws of the event concept», conforme Bladen, Kennell, Abson and Wilde, Events Management (2012), procedeu-se à distinção entre tema e conceito do evento, continuando deste modo a interligar-se a teorização necessária ao design e produção dos eventos que estão a ser organizados com a respectiva prática.


Desenho de Projeto

10 Outubro 2017, 16:00 Nelson Pinheiro Gomes

1. Principios e elementos a considerar no desenvolvimento de um projeto.

2. Fase 1: Observação e Recolha - Métodos e ferramentas de análise de campo e de mercado/sector; Análise de Públicos e de Segmentos; Recolha de Benchmarks; Pesquisa Netnográfica; Recolha e análise de dados Quantitativo-Qualitativos.
3. Fase 2: Desenvolvimento de um conceito abstrato que oriente o desenvolvimento do projeto.
4. Fase 3: Estratégias e Ativação - Delineação das estratégicas e elementos críticos de sucesso do projeto; delienação das atividades que ativam o projeto. 


Espaços, gestão cultural e marketing cultural.

10 Outubro 2017, 14:00 Teresa de Ataíde Malafaia

Discussão do texto de  António Azevedo, Duarte Magalhães, Joaquim Pereira. (2010). “Placemarketing”. City Marketing – Myplace  in XXI. Porto: Vida Económica Editorial. 75-104, salientando a importância dos espaços, da gestão cultural  e do marketing cultural.

Articulação dos pressupostos teóricos com os projectos e os trabalhos a realizar. .