Sumários

Conclusão desta 1ª Fase do Processo Interligado de Teorização e Prática da Gestão Cultural

10 Outubro 2017, 12:00 Alcinda Maria Pinheiro de Sousa

  • Determinação da próxima semana, sessões de trabalho de 17 e 19 de Outubro, como data limite para entrega da constituição das equipas e das respectivas propostas dos eventos culturais que pretendem produzir ou dos estudos de caso que se propõem desenvolver.
  • Uma equipa de dois estudantes apresentou a sua proposta de evento cultural.
  • Na sequência desta apresentação, foi referido o livro de Charles Bladen, James Kennell, Emma Abson and Nick Wilde, Events Management. An Introduction (2012) e indicados e apresentados os capítulos complementares de leitura e consulta consideradas imprescindíveis nesta fase, quer da produção dos eventos, quer do desenvolvimento dos estudos de caso. Os capítulos foram igualmente disponibilizados na Reprografia Verde, Pasta 11. 


Projeto Aplicado: Início da Fase de Observação

3 Outubro 2017, 16:00 Nelson Pinheiro Gomes

1. Início da fase de observação e recolha de dados para o desenvolvimento do projeto de grupo. 

2.. Primeiro contacto com a Entidade/Projeto: Análise da informação disponível sobre a entidade através da qual o projeto será desenvolvido.

2.1. Recolha de relatórios, documentos internos, e análise da plataformas virtuais. 


Ppropostas de trabalho apresentadas pelos grupos. Primeira calendarização

3 Outubro 2017, 14:00 Teresa de Ataíde Malafaia

Análise das propostas de trabalho apresentadas pelos grupos. Primeira calendarização de acontecimentos culturais a realizar.

Normas a seguir para divulgação de espaços e divulgação.

Dia 10: Estudo do ensaio de Azevedo, António, Duarte Magalhães, Joaquim Pereira. (2010). “Placemarketing”. City Marketing – Myplace  in XXI. Porto: Vida Económica Editorial. 75-104 (a partir de leituras de estudantes não fluentes em inglês).


Continuação do Processo Interligado de Teorização e Prática da Gestão Cultural Iniciado na Sessão de Trabalho Anterior

3 Outubro 2017, 12:00 Alcinda Maria Pinheiro de Sousa

  • Informação referente às horas de contacto da docente: terças e quintas, entre as 16.30 e as 17.30. 
  • A partir da análise inicial de Jonathan Gander, Strategic Analysis. A Creative and Cultural Industries Perspective (2017), ponderou-se a importância destas indústrias em termos da economia nacional e da global, bem como do mercado de trabalho nacional e do global, considerando-se ainda a relevância do conceito de competição quando aplicado às indústrias criadoras de produtos culturais.


Exercício Aplicado

28 Setembro 2017, 16:00 Nelson Pinheiro Gomes

1. Apresentação do exercício de trabalho de campo sobre a análise de um espaço cultural - museu ou galeria. 

2. Desenvolvimento do relatório de análise.