Sumários
Conclusão desta 1ª Fase do Processo Interligado de Teorização e Prática da Gestão Cultural
10 Outubro 2017, 12:00 • Alcinda Maria Pinheiro de Sousa
- Determinação da próxima semana, sessões de trabalho de 17 e 19 de Outubro, como data limite para entrega da constituição das equipas e das respectivas propostas dos eventos culturais que pretendem produzir ou dos estudos de caso que se propõem desenvolver.
- Uma equipa de dois estudantes apresentou a sua proposta de evento cultural.
- Na sequência desta apresentação, foi referido o livro de Charles Bladen, James Kennell, Emma Abson and Nick Wilde, Events Management. An Introduction (2012) e indicados e apresentados os capítulos complementares de leitura e consulta consideradas imprescindíveis nesta fase, quer da produção dos eventos, quer do desenvolvimento dos estudos de caso. Os capítulos foram igualmente disponibilizados na Reprografia Verde, Pasta 11.
Projeto Aplicado: Início da Fase de Observação
3 Outubro 2017, 16:00 • Nelson Pinheiro Gomes
1. Início da fase de observação e recolha de dados para o desenvolvimento do projeto de grupo.
2.. Primeiro contacto com a Entidade/Projeto: Análise da informação disponível sobre a entidade através da qual o projeto será desenvolvido.
2.1. Recolha de relatórios, documentos internos, e análise da plataformas virtuais.
Ppropostas de trabalho apresentadas pelos grupos. Primeira calendarização
3 Outubro 2017, 14:00 • Teresa de Ataíde Malafaia
Análise das propostas de trabalho apresentadas pelos grupos. Primeira calendarização de acontecimentos culturais a realizar.
Normas a seguir para divulgação de espaços e divulgação.
Dia 10: Estudo do ensaio de Azevedo, António, Duarte Magalhães, Joaquim Pereira. (2010). “Placemarketing”. City Marketing – Myplace in XXI. Porto: Vida Económica Editorial. 75-104 (a partir de leituras de estudantes não fluentes em inglês).
Continuação do Processo Interligado de Teorização e Prática da Gestão Cultural Iniciado na Sessão de Trabalho Anterior
3 Outubro 2017, 12:00 • Alcinda Maria Pinheiro de Sousa
- Informação referente às horas de contacto da docente: terças e quintas, entre as 16.30 e as 17.30.
- A partir da análise inicial de Jonathan Gander, Strategic Analysis. A Creative and Cultural Industries Perspective (2017), ponderou-se a importância destas indústrias em termos da economia nacional e da global, bem como do mercado de trabalho nacional e do global, considerando-se ainda a relevância do conceito de competição quando aplicado às indústrias criadoras de produtos culturais.
Exercício Aplicado
28 Setembro 2017, 16:00 • Nelson Pinheiro Gomes
1. Apresentação do exercício de trabalho de campo sobre a análise de um espaço cultural - museu ou galeria.