Sumários
24 Abril 2018, 12:00
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Fernando Guerreiro
1. O Surrealismo no Cinema: uma imagem mais "mental" do que plástica" (a da 1ª Vanguarda francesa); a imagem como "alucinação consciente" (Jean Goudal);
2. Luis Bunuel/ Salvador Dali, "Un Chien Andalou" (1929)
2.1. um "documentário natural" não um filme de "vanguarda"; 2.2. a teoria da Imagem do Prólogo: "Imagem-montagem" e "imagem-choque": a montagem de "atracções" (Eisenstein) e a recusa da metáfora; 2.3. o discurso do desejo: a dupla determinação de Eros e Tanathos (pulsão de vida e pulsão de morte);"imagem-pulsão" (Deleuze) e "imagem-amálgama"
* projecção (comentada) de um dvd do filme
Bibliografia: conjunto de páginas sobre o Surrealismo no cinema (pasta da cadeira, fotocopiadora azul)
20 Abril 2018, 12:00
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Fernando Guerreiro
Exercício escrito
17 Abril 2018, 12:00
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Fernando Guerreiro
3. a concepção de Montagem: 3.1.o efeeito de significação: multiplicação e não adição; produção de uma 3ª imagem, de síntese, global; o trabalho do espectador; 3.2. dois modelos: Montagem-Ligação (Koulechov/ Poudovkine) / Montagem-Colisão (Eisenstein); 3.3. a montagem de atracções no cinema: i) a montagem como dispositivo confrontacional e de condicionamento do espectador; ii) intervenção no real; iii) interessam mais as relações entre os factos (imagens) do que os factos.
4) "A Greve" (1925) como exemplo do Montage-Metáfora: a sequência final do filme (crítica de Griffith e Vertov).
* projecção (comentada) de um dvd do filme "A Greve".
13 Abril 2018, 12:00
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Fernando Guerreiro
1. Eisenstein e o teatro: da influência de Meyerhold ao excentrismo da FEKS; do teatro para o cinema; a Montagem de Atracções (no teatro) (1924);
2. o conceito de Montagem: a sua centralidade para os realizadores soviéticos: 2.1. a crítica de outros modelos de montagem: a "continuidade" do cinema de acção americano (Vertov, Koulechov); a "montagem paralela" de Griffith; o "impressionismo" de Vertov; a "imagem-quadro" ("starização" da imagem) de Bela Balazs (vs) a "imagem em relação" (célula de montagem) de Eisenstein.
* projecção da CM "O Diário de Gloumov" de Eisenstein (1923)
10 Abril 2018, 12:00
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Fernando Guerreiro
2. o cinema de Dziga Verov: Cine-Olho (Kino-Glazs)= Cine-Verdade (Kino-Pravda): 2.1. uma concepção mecânica e óptica do cinema : superioridade do olhar da cãmera, reformulável e não interventor no real; 2.2. a "imagem-esponja", simultaneísta-interseccionista (herdada do Futurismo): i) o carácter imanente (e resolvido) do real na imagem; ii) a crítica de Eisenstein: uma concepção intervencionista de cinema (o "cálculo atraccional"): não um Cine-Olho (contemplativo, impressionista) mas um Cine-Punho (acção); 2.3. o modelo de Montagem: uma teoria (musical) dos "intervalos", o filme como objecto "100% visual", o "filme-objecto"; 2.4 o carácter autoreferencial de "O Homen da Câmera de Filmar" (19299 enquanto dispositivo óptico global.
* projecção (comentada) de um dvd do filme