Sumários
O cinema de D. W. Griffith (1)
9 Março 2018, 12:00 • Fernando Guerreiro
1. Griffith: o "inventor da linguagem cinematográfica"? Griffith como figura plural e lugar de tensões;
2. o ano de 1908: constituição do MPPC, o primeiro "trust" do cinema: regulação, standardização e reforma (técnica, moral) da indústria; o novo público (letrado, de classe média, familiar) e o novo produto comercial ("one-reel film");
3. a concepção de cinema de Griffith: persistência do modelo de teatro e elementos especificamente cinematográficos: o "close up" e a Montagem paralela; autonomização da função da "narração", da figura de "realizador" e da componente formal do filme (Tom Gunning).
* projecção de dois filmes da Biograph: "Those Awfull Hats" (1909) e "Death's Marathon" (1913)
Bibliografia: artº "Tecendo uma narrativa", de Tom Gunning (Antologia)
O Cinema das Atracções
6 Março 2018, 12:00 • Fernando Guerreiro
1. um cinema de exibidores. o carácter multimédia e audiovisual da primeira sessão de cinema; a função do som: efeito de real e de actualização das imagens: interacção e direito ao ruído do público;
O Cinema de Georges Méliès
2 Março 2018, 12:00 • Fernando Guerreiro
1. as duas vias do cinema: o cinema do "registo" e da reprodução do real (Mimese) os Lumière/ o cinema da "fábula" (do artifício: "truc") e da Metamorfose= Méliès (Langlois, Sadoul, Morin); 1.1. Godard: os Lumière= o extraordinário do ordinário/ Méliès: o ordinário do extraordinário;
2. um cinema entre a magia e o Teatro Fantástico (da "féerie"): 2.1. a narrativização do "truc" e a objectivação (literalização) fotográfica do "fantástico"; ilusionismo do "truc" (magia) e da percepção do cinema; 2.2. importância do "décor" como princípio de "mise en scêne"; 2.3. passagem do estado da "técnica" (registo)= os Lumière, ao da "arte"= Méliès (Edgar Morin).
* projecção de alguns filmes de Georges Méliès
O Cinema dos Lumière
27 Fevereiro 2018, 12:00 • Fernando Guerreiro
Formas de pré-cinema
23 Fevereiro 2018, 12:00 • Fernando Guerreiro