Sumários

O cinema de D. W. Griffith (1)

9 Março 2018, 12:00 Fernando Guerreiro

1. Griffith: o "inventor da linguagem cinematográfica"? Griffith como figura plural e lugar de tensões;

2. o ano de 1908: constituição do MPPC, o primeiro "trust" do cinema: regulação, standardização e reforma (técnica, moral) da indústria; o novo público (letrado, de classe média, familiar) e o novo produto comercial ("one-reel film");

3. a concepção de cinema de Griffith: persistência do modelo de teatro e elementos especificamente cinematográficos: o "close up" e a Montagem paralela;  autonomização da função da "narração", da figura de "realizador" e da componente formal do filme (Tom Gunning).

* projecção de dois filmes da Biograph: "Those Awfull Hats" (1909) e "Death's Marathon" (1913)

Bibliografia: artº "Tecendo uma narrativa", de Tom Gunning (Antologia)


O Cinema das Atracções

6 Março 2018, 12:00 Fernando Guerreiro

1. um cinema de exibidores. o carácter multimédia e audiovisual da primeira sessão de cinema; a função do som: efeito de real e de actualização das imagens: interacção e direito ao ruído do público;

2. o cinema de atracções (1896-1908): um cinema da "mostração" ("showing" mais do que "telling"); exibicionista, performativo;
3. o Modo Primitivo de Representação (Noel Burch): 3.1. o cinema unipontual: o plano como "quadro", frontalidade; descontinuidade e atomismo; o comentário exterior do "lecturer"/ "bonimenteur" ou pelos "intertítulos" ; 3.2. o cinema pluripontual: a forma de transição do "chase film"; a introdução do "tempo", do "fora de campo" e da "montagem" - primeiro "horizontal" (sucessividade, alternância) , depois "vertical" (simultaneidade, paralelismo); 3.3.a passagem à "narrativização":  o "enredo" ("story") como elemento organizador do filme: a "Photoplay" (E. S. Porter, D.W. Griffith).
* projecção de filmes  desse período, nomeadamente "The Great Train Robbery" de Edwin S. Porter (1903)
Bibliografia: artºs de Tom Gunning, André Gaudreault e Noel Burch na Antologia


O Cinema de Georges Méliès

2 Março 2018, 12:00 Fernando Guerreiro

1. as duas vias do cinema: o cinema do "registo" e da reprodução do real (Mimese) os Lumière/ o cinema da "fábula" (do artifício: "truc") e da Metamorfose= Méliès (Langlois, Sadoul, Morin); 1.1.  Godard: os Lumière= o extraordinário do ordinário/ Méliès: o ordinário do extraordinário;

2. um cinema entre a magia e o Teatro Fantástico (da "féerie"): 2.1. a narrativização do "truc" e a objectivação (literalização) fotográfica do "fantástico"; ilusionismo do "truc" (magia) e da percepção do cinema; 2.2. importância do "décor" como princípio de "mise en scêne"; 2.3. passagem do estado da "técnica" (registo)= os Lumière, ao da "arte"= Méliès  (Edgar Morin).

* projecção de alguns filmes de Georges Méliès 


O Cinema dos Lumière

27 Fevereiro 2018, 12:00 Fernando Guerreiro

O Cinema antes do cinema
2.2. o paradigma da fotografia (A. Gaudréault): as experiências de cronofotografia de Edwaerd Muybridge e Étienne-Jules Marey.
O Cinema dos Lumière:
2.1. do Kinetoscópio de Edison (1894) ao Cinematógrafo dos Lumière (1895): vantagens do aparelho dos Lumière em relação ao de Edison;;
2.2.a reacção do público  às primeiras imagens de cinema: o modelo de percepção "alucinatório primitivo" (Ritaudd-Hutinet).;
2.3.  o caso de Gorki em 1896: um instrumento de redução, uniformização ("cinzenta") e espectralização do real;
2.4.características técnico-formais da produção Lumière (1895-1905).
* projecção de uma sequência de filmes da casa Lumière


Formas de pré-cinema

23 Fevereiro 2018, 12:00 Fernando Guerreiro

2.Formas de pré-cinema: dup0lo paradigma, linhagem técnic ou das artes do espectáculo da vinda do cinema (André Gaudréault):
2.1. o paradigma do espectáculo: a projecção de imagens (Lanterna Mágica e Fantasmagoria) e a criação de dispositivos (espectaculares) de apresentação / instalação das imagens (Panorama e Diorama).
* projeccção da sequência da Lanterna Mágica de "Fanny e Alexander" de Ingmar Bergman e do filme La Lanterne Magique" (1903) de Georges Méliès