Sumários

O Neo-Realismo italiano (2)

15 Maio 2018, 12:00 Fernando Guerreiro

Roberto Rossellini , "Paisà" (1946): 1. um cinema directo, de"amador", "pobre"; 1.2. um cinema dos "factos" e do distanciamento ético (Bazin); 2. estrutura episódica do filme: um "puzzle"de géneros: horror, melodrama, comedia, documentário (uso da "voice-over"); 3. o filme como travelling sobre  a Itália em guerra; 4. a estrutura episódica (vs) "voz sobre", um filme mais "regional" do que "nacional"; "pequena" e "grande História"; resistência do "indivíduo" e do "particular"; por um "heroísmo sem heróis" (Millicent Marcus); 5. a temática  da "comunicação": a diversidade das línguas e as contradições do processo de Libertação
* projecção da sequência siciliana do filme


O Neo-realismo italiano

11 Maio 2018, 12:00 Fernando Guerreiro

A "forma-aberta" do Neo-realismo italiano

1. aspectos históricos: adopção do termo; ruptura ou continuidade?; periodização;

2. plano estético: 2.1. mais uma "ética" do que uma "estética" (Rossellini); 2.2. um cinema do "real": um cinema dos "factos" (Rossellini); a "imagem-facto" (Bazin); um cinema do "encontro" (Zavattini); uma estética da "imanência": o Plano-sequência (Bazin); 2.3. um cinema da "duração": da "espera" (Rossellini), da "análise" (Zavattini);  2.4. uma dimensão colectiva e coral com respeito da diversidade dos "falares" ("Paisà"); 2.5 a crítica do actor profissional"e da "ficção" (Zavattini); 2.6. a libertação do espectador (Zavattini).

* projecção de "Gente do Pó" (1943/ 7) de M. Antonnioni

Bibliografia: texto de Marie-Claire Ropars sobre "Citizen Kane" na pasta da vadeira



Orson Welles, "Citizen Kane" (2)

8 Maio 2018, 12:00 Fernando Guerreiro

4. "No Trespassing": resistência à interpretação, opacidade (formal) do enigma (Rosebud); o Prólogoo: o ponto de vista da Anamorfose: da morte;
5. uma "tragédia da infância" (A. Bazin): 5.1. o Édipo de Kane; 5.2. "Rosebud" como figura da "perda" (mãe); 5.3. o personagem de Susan; 5.4. Xanadu como "universo de substituição"; 5.5. a situação do "objecto de arte" na época da sua reprodutibilidade técnica (W. Benjamin); a colecção de Kane.
* projecção (comentada) de um dvd do filme


Uma segunda modernidade: Orson Welles

4 Maio 2018, 12:00 Fernando Guerreiro

Orson Welles, "Citizen Kane" (1941)

1. a concepção "atraccional" de Forma: do Teatro e da Rádio para o Cinema;

2. a "voice-over" (=sobre): 2.1. caracterização (Sarak Kozloff); 2.2. a fixação de um plano de Enunciação: do narrador fundamental (Marie- Claire Ropars); o uso da "câmera subjectiva" na 3ª pessoa (Prólogo e Epílopo) e na 1ª pessoa ("flashbacks"); 2.3. no plano do enunciado: uma multiplicidade não resolvida de pontos de vista= os narradores secundários (encaixados) (D. Bordwell);

3. o Plano-sequência com profundidade de campo ("long take"+ "depth of field"): 3.1. a teorização de A. Bazin em "A Evolução da Linguagem Cinematográfica"; 3.2 o objectivo do "realismo" (Greg Toland); 3.3. como lugar de tensões e factor de internalização do Tempo (G. Deleuze),

* projecção da abertura de "Rebecca" de Alfred Hitchcock (1940)


O cinema sonoro: o caso de "The Jazz Singer" (Alan Crosland, 1927)

27 Abril 2018, 12:00 Fernando Guerreiro

1. o carácter estruturante do som, enquanto ausência, no 1º cinema: o carácter audiovisual das primeiras sessões.

2. a passagem ao sonoro: 2.1. a 1ª entrada   do osm na década de 10 nos E.U.A e em França: as "phono-scènes" da Gaumont; 2.2. a 2ª entrada nos anos 20 (E.U.A): dois sistemas: "sound-on-disc" e "sound-on-film": dos "Vitaphone shorts" (1926) a "The Jazzz Singer" (1927); 2.3. a querela do som : renascimento ou morte do cinema?; o sonoro como o novo cinema de "atracções";
3. "The Jazz Singer" (Alan Crosland, 1927): 3.1. do conto de Samson (Samuel) Richardson ao cinema; 3.2. a questão do "género": i) um filme ("feature film") ou um "Vitaphone long form"?; ii) entre o melodrama (familiar, étnico) e o "musical" ("backstage musical"); iii) entre o "mudo" e o "sonoro"; 3.3. a crise de identidade: do nome , da imagem (máscara), da voz/canto: análise da cena ao piano com a mãe e depois o pai (STOP").
* projecção (comentada)  de parte de um dvd do filme