Sumários

Correcção do teste

22 Março 2019, 16:00 João dos Santos Ramalho Cosme

Foi feita a correcção do teste realizado no dia 15.3.2019, tendo os alunos podido confrontar as suas respostas (observaram o original) com as propostas constantes nas grelhas de correcção.


Movimentos e tensões em corpos eclesiais

21 Março 2019, 12:00 Maria Leonor Garcia da Cruz

Conclusão da passagem do Filme O Conclave (II parte) e desenvolvimento do debate.

Crises na Igreja e movimentos e tensões no clero. Igrejas nacionais e relação com o Papado e com poderes seculares. Fenómenos como o nepotismo e a simonia.


Sistema Económico

19 Março 2019, 16:00 João dos Santos Ramalho Cosme

Noção e conceitos correlacionados com Sistema económico: O funcionamento de qualquer sistema económico pode ser observado sob dois aspectos:

-Procura; -Oferta. É o 1º elemento a ter-se em conta do lado da procura. Se não houvesse população (pessoas) não haveria necessidades (procura).

Necessidades e Desejos. A quantidade e a qualidade das necessidades dependem: -total da população; -estrutura da população por idades, sexo e profissão; -factores geográficos; factores socioculturais. Necessidades: Algo objectivamente indispensável, complementado pela procura de coisas mais ou menos supérfluas. Difícil separar a linha entre o necessário e o supérfluo. Desejos e procura efectiva: São conceitos totalmente diferentes. O desejo deve estar acompanhado do poder de compra. Quando este (poder de compra) acompanha o desejo, converte-se em procura efectiva. Na Época Moderna o nível do salário, comparativamente ao nível dos preços, estava num patamar muito baixo. Por exemplo, em 1631, o cirurgião do Lazareto de Pato recebia um salário de 126 liras mensais, enquanto um fato normal custava 100 liras. Os preços correntes eram demasiado altos para o nível médio dos salários.


Instituições e legitimação de corpos

18 Março 2019, 12:00 Maria Leonor Garcia da Cruz

Inovações nas reflexões sobre Direito público e a valorização da actividade espontânea dos cidadãos subjacente ao Estado. Para a definição de Instituição como organização social. O equilíbrio interno de forças. Tensões internas e externas e a permanência no tempo. Direito disciplinar e direito estatutário. A formação civil e secular do Estado moderno. O fenómeno da legitimação.

Bibliografia básica: Maurice Hauriou.


Avaliação

15 Março 2019, 16:00 João dos Santos Ramalho Cosme

Realização do 1º Teste escrito de avaliação.