Sumários

Passagem de Filme com debate

14 Março 2019, 12:00 Maria Leonor Garcia da Cruz

Passagem do Filme O Conclave (I parte) para debate.

Diretor Christoph Schrewe, 2006, produção alemã-canadiana.


O Mercantilismo

12 Março 2019, 16:00 João dos Santos Ramalho Cosme

As transformações do séc. XVI que levaram a uma reflexão sobre os fenómenos monetários e sociais. A conjuntura do séc. XVII incentivou o pensamento mercantilista. Seria no séc. XIX na Alemanha que alguns autores, com Schmöller à cabeça, atribuíram a este sistema uma maior dignidade filosófica e denominaram-no de Merkantilismus. O conceito de mercantilismo deve ter um significado teórico e histórico preciso. É a doutrina e a prática dos Estados nacionais durante o período que vai do sé. XV ao séc. XVIII. O mercado era sinónimo de poder. Nele está implícita a vontade de poder e unidade, expressando-se  com frequência com alguma agressividade em relação ao estrangeiro. Por detrás do pensamento mercantilista está também um programa alfandegário e manufactureiro. As taxas alfandegárias além do significado de agravar o custo dos produtos na sua dimensão criativa (aspecto negativo) têm um significado positivo: constituíam uma condição prévia do desenvolvimento da economia. O mercantilismo conduziu à exaltação do espírito da empresa e do trabalho criador. Realizou uma verdadeira subversão as hierarquias e valores medievais. Alguns teóricos mercantilistas que exaltavam o comerciante como um tipo de homem novo. Em síntese, não se trata apenas de um novo sistema económico mas também moral e de filosofia social. Da exaltação o trabalho produtivo, passava-se à legitimação da ambição profana e do lucro.


Corpos sociais, grupos e clivagens socioeconómicas

11 Março 2019, 12:00 Maria Leonor Garcia da Cruz

Dinâmicas de grupos e clivagens socioeconómicas em corpos juridicamente definidos. Condicionantes sociopolíticas e religiosas.

Grupos sociais em funções administrativas, assembleias, tribunais. Corpos especializados.

“Nações” no meio económico, universitário, eclesial.

 


Síntese final sobre a população europeia na época moderna:

8 Março 2019, 16:00 João dos Santos Ramalho Cosme

Síntese final sobre a população europeia na época moderna: Forte taxa de natalidade e Forte taxa de mortalidade infantil e juvenil. A fecundidade adapta-se ao ritmo da mortalidade elevada e flutuante. A mortalidade é endémica e condicionada por factores exógenos. Começa a haver uma substituição gradual da enfermidade endémica pela epidémica. Unificação microbiológica do mundo: doenças que vêm do Oriente e da América. Também há retorno. A taxa de ilegitimidade era baixa. O controlo da fecundidade era quase nulo. A idade da mulher ao casamento [idade nupcial] tinha um efeito REGULADOR importante. A necessidade de manter o equilíbrio demográfico explica a idade de casamento avançada das mulheres em alguns momentos. intervalo entre os nascimentos (intergenésico) era outro mecanismo que ajudava a regular a dinâmica populacional. Para verificar o mecanismo de interferência do elemento volitivo na fecundidade, recorre-se à idade média da mulher ao nascimento do último filho.Existe um modelo geral, mas convém vincar que há especificidades. Assim, no Mundo Rural, os filhos de proprietários e de não-proprietários a idade média ao 1º casamento era diferente, casando estes, em princípio, mais cedo.No Mundo Urbano, em princípio também se casava mais cedo.


Tópicos do Renascimento e identidades novas

7 Março 2019, 12:00 Maria Leonor Garcia da Cruz

Armas versus letras (reflexões e exemplos práticos).

A promoção social do humanista (formação e funcionalidades nas sociedades).

Identidades do converso. Condicionalismos nos ofícios e corpos estatutários. Tensões e revoltas. Utilidade na res publica e nos circuitos internacionais e intercontinentais.

Olhares cruzados entre comunidades europeias e extraeuropeias. Nascimento de uma consciencialização de alteridade. Confrontos e miscigenação (comparação de atitudes).