Sumários

Férias de Carnaval

4 Março 2019, 12:00 Maria Leonor Garcia da Cruz

Férias de Carnaval


Alterações da Fecundidade

1 Março 2019, 16:00 João dos Santos Ramalho Cosme

Apresentação do modelo explicativo da Transição Demográfica. Sinais na burguesia e alta nobreza. Leitura de uma nota de 8 de Março de 1676, de madame de Sevigné, onde na sua correspondência dá conta do desejo de ter um herdeiro e da carga de haver muitos, em especial raparigas que é preciso dotar ou meter no convento; Descreve o enfraquecimento físico da mãe submetida aos nascimentos quase anuais porque não amamentava, refugiando-se na abstinência sexual para espaçar as gravidezes; e dá conta da frustração do marido que deseja ter relações sexuais. Leitura de uma nota, de 1792, onde a condessa de Sutherland escrevia de Paris a referir que as senhoras francesas ficam espantadas que alguém possa ser tão besta ao ter três filhos. Razões que estariam subjacentes às motivações contraceptivas das classes superiores: casamento cedo; amas de leite e desejo de preservar a herança.


Oficina “Economia, Sociedade, Religião (séculos XV-XVIII)”

28 Fevereiro 2019, 12:00 Maria Leonor Garcia da Cruz

Oficina “Economia, Sociedade, Religião (séculos XV-XVIII)” – Oficina sobre a utilização de recursos digitais, sobretudo revistas da especialidade, com a colaboração da Dr. Isabel Rebolho / Biblioteca da FLUL (formação).


Recuperação populacional na Europa (sécs. XVI-XVIII)

26 Fevereiro 2019, 16:00 João dos Santos Ramalho Cosme

Recuperação populacional na Europa (sécs. XVI-XVIII): Forte recuperação dos efectivos humanos (mais fácil conhecer nas cidades e vilas do que nos campos). Cada região teve o seu ritmo (datas), mas, em regra, sempre depois de 1420. No séc. XVI – crescimento demográfico, embora com ritmos diferentes, nas diversas zonas da Europa. Esta dinâmica vai ser quebrada pela Guerra dos30 Anos e pelos surtos epidémicos. Em 1600, todos os países (num contexto das actuais fronteiras) atingiram os quantitativos populacionais anteriores à Peste Negra. Excepto: Islândia (afectada por período glaciar), Chipre e Hungria (estes, invasão Otomana. Daí impulso agrícola, artesanal e comercial estimulado pelo crescimento demográfico. Saída – Expansão Ibérica. Cronologia dos principais eventos bélicos e surtos epidémicos (sécs. XVII-XVIII). 


Elites e mobilidade social na Europa Moderna

25 Fevereiro 2019, 12:00 Maria Leonor Garcia da Cruz

Ordens, estatutos e dignidades segundo Charles Loyseau. O “burguês” na concepção do tempo. Análise de fontes.

Elites e mobilidade social. O mercador e o financeiro – relação com poderes, troca de interesses.

Estudos sobre estatísticas: investimentos dos Fugger; actividades económicas da Nobility inglesa.

Bibliografia básica: Mandrou; Le Goff; Jeannin; I. Atienza Hernández; Lapeyre; R. Ehrenberg; L.Stone