Sumários

Para a definição comparada das Sociedades do mundo moderno: os corpos eclesiais

14 Fevereiro 2019, 12:00 Maria Leonor Garcia da Cruz

Corpos da Igreja, dinâmicas e evolução. Vicissitudes disciplinares e dogmáticas no seio da Igreja: secularização institucional e política, relações com os Estados, o Cisma, os debates conciliares, a tendência de nacionalização das Igrejas e de corpos eclesiásticos, correntes espirituais, heresias, nos séculos XIV-XV.

Relações do clero com os respectivos Estados em França e em Inglaterra.

Bibliografia básica: Francis Rapp


O pesnsamento demográfico do autores ingleses

12 Fevereiro 2019, 16:00 João dos Santos Ramalho Cosme

O pensamento demográfico dos autores ingleses: Osutores que interligam a população e os recursos e os que pretendemestudar a população como variável independente. O nascimento da estatística em meados do século XVIII. Pensamento de Malthus - Os três eixos do pensamento deste autor: relação entre população e recursos, os obstáculos e os remédios.


Dinâmica dos grupos sociais e relação com os governantes

11 Fevereiro 2019, 12:00 Maria Leonor Garcia da Cruz

Das Ordenações do Reino nos Estados ibéricos às leis fundamentais em França e Inglaterra – a relação do governante com a Lei e com os diferentes corpos sociais para uma paz social. A participação dos estados sociais e de órgãos judiciais na publicação dos costumes.

Teorias políticas em análise, de Maquiavel a Bodin e ao pensamento peninsular. Reflexão sobre condicionantes e limites da monarquia absoluta.

Participação dos corpos sociais em órgãos e em assembleias representativas – início da análise. O progressivo alargamento de expressão das camadas médias.

Bibliografia básica: Lemarignier, Mesnard, Hartung e Mousnier, J.Borges de Macedo, Martim de Albuquerque, A.M.Hespanha


Objecto da cadeira.

8 Fevereiro 2019, 16:00 João dos Santos Ramalho Cosme

Objecto e balizas cronológicas: Dificuldade em estabelecer os momentos de ruptura. O termo final (década de 80 do século XVIII) com a Revolução Industrial inglesa e a Revolução francesa facilita a escolha do termo final. Notas sobre metodologia dos trabalhos, alguns exemplos de trabalhos que podem ser realizados. As ideias demográficas.


Para a definição comparada das Sociedades do mundo moderno: os nobres

7 Fevereiro 2019, 12:00 Maria Leonor Garcia da Cruz

Fenómenos caracterizadores das sociedades no mundo moderno: dinâmica dos grupos sociais, relações dos corpos sociais com os poderes, (re)avaliação de funções na sociedade.

Ordens e clivagens, solidariedades, ligas, facções. Exemplos em diferentes áreas europeias. Particularidades na nobreza. Mobilidade social. Formas de nobilitação. Venalidade dos ofícios. A importância da nobreza de toga e sua institucionalização em França (evolução e tensões até ao século XVIII).

Bibliografia básica: Roland Mousnier, Yves Durand